26 de out. de 2012

Apagão atinge estados nordestinos outra vez. Pernambuco ficou 100% as escuras

BRASIL
Apagão atinge estados nordestinos outra vez
Pernambuco ficou 100% as escuras
Nove estados do Nordeste, além de áreas de Tocantins, Pará e DF foram atingidos pelo apagão. Problema foi causado por curto-circuito em linha de transmissão no Maranhão, segundo NOS. Há apenas 35 dias um mini apagão, proporcionalmente inferior, mas, similar a este, atingiu a região. Coincidencia ou não, os blackout acontecem nesta época de calor, quando os nordestinos recolhem-se para dormir e ligam o ar-condicionado, de IPI reduzido, recém comprado

Foto: Guga Matos/JC imagem

Avenida Agamenon Magalhães sob o apagão

Postado por Toinho de Passira
Fontes: O Globo, Diário de Pernambuco, Jornal do Commercio, G1

Um apagão à 23h14m de quinta-feira (0h14m de sexta no horário de Brasília) atingiu os nove estados da região Nordeste. Concessionárias de Ceará, Maranhão, Paraíba, Bahia e Pernambuco confirmaram o blecaute. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), informou que todas as cidades pernambucanas foram atingidas pelo apagão.

As redes sociais informam ainda sobre a falta de energia no Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Piauí e parte dos estados do Pará, Tocantins, além de parte do Distrito Federal.

Em Belém e em Palmas a energia elétrica voltou pouco depois de 1h30m (horário de Brasília). Na manhã desta sexta-feira, a energia já havia sido restabelecida em todos os locais afetados. A região metropolitana do Recife só teve a energia restabelecida às 4hrs da manhã desta sexta-feira.

Segundo o presidente do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, em entrevista ao “Bom Dia Brasil”, da TV Globo, um curto-circuito provocou o incêndio na linha de transmissão entre as estações de Colinas (MA) e Imperatriz (MA). Por causa disso, o sistema de segurança desligou a conexão entre os sistemas do Norte e do Nordeste ao do Sul e Sudeste.

Segundo Chipp, porém, as causas do curto-circuito serão analisadas em reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico no fim da manhã desta sexta-feira. Mas Chipp adiantou, na entrevista, que aquele circuito é relativamente novo e o problema não deve ter sido causado por problemas de manutenção.

De acordo com a assessoria da Companhia de Eletricidade do Estado (Coelba) da Bahia, um problema no sistema interligado nacional, do ONS, afetou a região e atingiu todos os consumidores baianos.

É a segunda vez nos últimos 35 dias que ocorre um apagão na região Nordeste. Em 22 de setembro, segundo o ONS, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país que ficou 30 minutos sem energia. De acordo com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), na ocasião, a interrupção no fornecimento de energia aconteceu em todos os estados da região, devido a um problema nas linhas de transmissão de energia elétrica que interligam as regiões Sudeste e Norte.

O último grande episódio de falta de energia no Nordeste aconteceu em fevereiro de 2011, quando um apagão atingiu sete Estados, afetando cerca de 40 milhões de pessoas.

Quando a chegada do verão no nordeste e a redução do IPI, para ar-condicionados, criam piques de consumo de energia, entre 22 e 23hrs, quando grande parte da população recolhe-se para dormir.

Não adiante ter ar-condicionado novo sem não se tem energia elétrica para fazê-lo funcionar. Está na hora de investir num gerador.

Nenhum comentário: