26 de out. de 2012

Dirceu pode ser condenado a 12 anos de prisão

BRASIL – Julgamento do Mensalão
Dirceu pode ser condenado a 12 anos de prisão
Falando a Reuters, sob condição de anonimato, ministro do Supremo fez uma previsão baseado nas condenações aplicadas a Marcos Valério, levando, ainda, em conta, a condição de protagonista, do ex-ministro Chefe da Casa Civil, José Dirceu, como chefe da quadrilha do mensalão

Fotomontagem Toinho de Passira

SOL QUADRADO - Dirceu deverá passar pelo menos dois anos, no Presídio de Tremendé (SP), numa cela comum, em regime fechado

Postado por Toinho de Passira
Fonte: Reuters

O ministro relator da ação penal do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, deve condenar o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu a pelo menos 10 anos de prisão, de acordo com integrantes da Corte.

A estimativa é baseada na pena dada por Barbosa ao empresário Marcos Valério, apontado como operador do mensalão, nos dois crimes em que tanto ele quanto Dirceu foram condenados: corrupção ativa e formação de quadrilha.

Pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha, Marcos Valério foi condenado a um total de 10 anos e sete meses de reclusão. Acima de oito anos, a sentença tem que ser obrigatoriamente cumprida em regime fechado.

A condenação por corrupção ativa de José Dirceu é a mesma dada a Marcos Valério --por corromper parlamentares. Nela, Barbosa determinou 7 anos e 8 meses, o que deve ser atribuído ao ex-ministro, segundo integrantes da Corte, que falaram à Reuters sob condição de anonimato.

Já a pena por formação de quadrilha --de 2 anos e 11 meses dada a Valério-- pode ser agravada no caso de Dirceu, já que o ex-ministro foi considerado pelo relator e a maioria da Corte chefe do grupo responsável pelo mensalão. Se isso ocorrer, a pena final pode ultrapassar 12 anos de reclusão.

Caso a pena se confirme, com os votos dos demais ministros da Corte, Dirceu deve permanecer pelo menos dois anos na cadeia antes de conseguir progredir para o regime semiaberto, onde deverá passar ainda alguns anos dormindo na prisão.

Vai ser lindo!

Nenhum comentário: