Além de terem ganhado assentos na Casa de Anísio Galvão, a Câmara de Vereadores de Pesqueira, entre os três eleitos, um dos xucurus foi o mais votado do município e já sonha com voos mais alto, a Casa de Joaquim Nabuco, a Assembleia Legislava de Pernambuco, quem sabe?
Casa de Anisio Galvão, a Camara de Vereadores de Pesqueira
Postado por Toinho de Passira
Fontes: Blog do Josué Nogueira, Fundação Joaquim Nabuco, Wikipedia
Dos 15 vereadores eleitos em Pesqueira, no Agreste, três são índios. E um deles, Sil Xucuru (PT), foi o mais votado: obteve 1.844 votos.
Completa o trio, Severino Índio (PT) e Biá (PSC). Os três são da etnia Xucuru, cuja comunidade está situada no município.
O município de Pesqueira tem suas origens no aldeamento do povo Xucuru, embora em fins do século XIX os aldeamentos dos Sucurus tenham sido oficialmente extinto.
Após a promulgação da Constituição de 1988, que reconheceu aos índios o direito ao usufruto da terra tradicionalmente ocupada por estes povos, os Xucurus reorganizaram-se em torno da reconquista da terra e acabaram vendo homologado o seu território em 2001.
Hoje, na Serra do Ororubá vivem os índios Xukuru, em 24 aldeias, com uma população estimada de 9.000 índios.
Além disto, no núcleo urbano de Pesqueira, habitam aproximadamente 200 famílias indígenas, sobretudo no bairro Xucurus, de acordo com informações da Wikipédia.
Embalados pela performance dos três eleitos nas urnas, já há gente propagando nas redes sociais que Pesqueira pode ter um deputado estadual índio em 2014.
Foto:
Ritual Xucuru, na serra do Ororubá
Nenhum comentário:
Postar um comentário