24 de mai. de 2010

As duas Coréias em pé de guerra

PENISULA COREANA
As duas Coréias em pé de guerra
Depois que uma investigação internacional comprovou que um navio militar sul-coreano foi afundado no final de março, no mar Amarelo, por causa da ação de um torpedo norte-coreano, disparado por um submarino, a tensão entre os dois países preocupa o mundo, até porque se do lado da Coréia do Norte, estão os americanos, do outro lado, os coreanos do norte, contam com o apóio da China

Foto: Reuters

O presidente da Coréia do Sul, Lee Myung-bak, chora na televisão, ao anunciar o afundamento do navio Cheonan e a morte dos 45 marinheiros

Toinho de Passira
Fontes: BBC Brasil, Veja, Estadão, Jornal de Notícias

O presidente da Coréia do Sul, Lee Myung-bak, anunciou a suspensão do comércio com a Coréia do Norte nesta segunda-feira e o banimento de embarcações norte coreanas, inclusive navios mercantes, do seu mar territorial, como retaliação, enquanto exige do vizinho do norte um pedido de desculpas e a punição dos responsáveis pelo ataque ao navio sul-coreano, que causou a morte de 45 marinheiros.

A Coréia do Norte nega qualquer envolvimento no incidente, afirmando que os resultados da investigação são uma “fabricação”. Na semana passada, o governo de Kim Jong-Il ameaçou iniciar uma guerra com a Coréia do Sul, caso sanções fossem impostas ao seu país.

Foto: Getty Images

Cerimônia em homenagem aos marinheiros do Cheonan mortos no ataque da Coréia do Norte

A Casa Branca apoiou a decisão, oferecendo sua cooperação “para evitar futuras agressões”. O governo americano ainda ofereceu apoio militar ao sul, se necessário.

Outras medidas a serem anunciadas devem incluir exercícios militares conjunto com forças americanas contra ataques submarinos, perto da fronteira marítima com o norte.

Foto: Assiciated Press

Em viagem à China, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, teve que mudar parte da pauta inicial, para pedir cooperação de Pequim na questão da Coréia do Norte.

Na verdade esse anúncio de apoio, inclusive militar dos americanos, cria outra fonte de tensão internacional, pois a China sempre apoiou a Coréia do Norte, seu forte parceiro comercial, e inclusive evitou na ONU que sanções mais rigorosas lhe fossem impostas.

Foto: Reuters

Os peritos dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Austrália e Suécia concluíram, em um relatório, que o navio de guerra sul-coreano, Cheonan, foi afundado depois de ser atingido por um torpedo de origem norte coreana, resultante da perícia dos fragmentos encontrados no mar. Na foto a parte do torpedo retirada do Mar Amarelo, e no detalhe a marca que identificou a sua origem norte coreana.

Nenhum comentário: