12 de mai. de 2010

LÍBIA - Acidente aéreo: 103 mortos e um sobrevivente

LÍBIA
Acidente aéreo: 103 mortos e um sobrevivente
Apenas um garoto de oito anos sobreviveu a um acidente aéreo, em Tripolí, na Líbia, num voo originário da Joanesburgo, na África do Sul. O destino final da aeronave seria Londres

Foto: Associated Press

Apenas a cauda do avião com o logotipo da companhia aérea “Afriqiyah Airways” sobrou aparentemente intacta

Toinho de Passira
Fontes: G1, Reuters, BBC Brasil

Um Airbus líbio da companhia aérea “Afriqiyah Airways” caiu na manhã desta quarta-feira, 6h00 pelo horário local, quando aproximava-se do aeroporto de Trípoli,originário de Johanesburgo, na Africa do Sul, matando 103 pessoas a bordo, deixando um único sobrevivente, um menino holandês de oito anos.

Divulgada a nacionalidade das vítimas eram 62 holandeses, 13 líbios, 2 alemães, 1 filipino e um zimbabuano, entre os 93 passageiros e 11 tripulantes.

O ministro líbio dos Transportes, Mohamed Zidan, disse que as causas do desastre estão sendo investigadas, mas excluiu a possibilidade de ato terrorista.

Foto: Reuters

As mortes ocorreram por impacto, já que não houve incêndio. Os destroços, cadeiras e restos de corpos estão por toda a parte

As fotos feitas no local do acidente mostram o chão recoberto de pequenos destroços do avião e dos objetos pessoais dos passageiros. Apenas a cauda do avião, decorada com o logotipo vermelho, verde e amarelo da empresa aérea estatal Afriqiyah Airways, estava mais ou menos intacta.

A companhia aérea informou que as caixas-pretas da aeronave foram recuperadas e que a investigação das causas do acidente já começou. Não fazia mal tempo e até agora não se relatou se a aeronave tenha registrado alguma dificuldades a torre de controle do aeroporto de Trípoli.

Foto: Reuters

A identidade do garoto sobrevivente (foto) ainda não foi revelada, e surgiu até a dúvida se era mesmo de nacionalidade holandesa, o certo é que com fratura em ambas as pernas o garoto de oito anos, sobreviveu milagrosamente e não corre risco de morte.

A empresa Airbus divulgou comunicado confirmando que fabricou o avião envolvido no desastre. O avião que caiu saiu da linha de produção em setembro de 2009 e tinha acumulado aproximadamente 1.600 horas de voo em cerca de 420 voos, disse a Airbus.

A aeronave é do mesmo tipo do avião do voo 447 da Air France que caiu no Atlântico em 1 de junho do ano passado. A causa do acidente do voo da Air France ainda não foi determinada claramente.


Nenhum comentário: