31 de mai. de 2010

ELEIÇÃO COLOMBIA: Juan Santos vencerá o segundo turno

ELEIÇÕES COLOMBIA
Juan Santos vencerá o segundo turno
O candidato do governo, Juan Manoel Santos, não conseguiu maioria absoluta e irá para o segundo turno contra o verde Antanas Mockus. Contrariando pesquisas, Santos obteve 48% enquanto Mokus decepciona com apenas 22% dos votos. Para Mokus conseguir ganhar o pleito no segundo turno, é necessário que consiga que todos os votos dos outros candidatos migrem para seu lado

Foto: Getty Images

Juan Manuel Santos o candidato de Uribe, deve ser o próximo presidente da Colômbia, obteve maioria em quase todos os estados da federação

Toinho de Passira
Fontes: Semana, BBC Brasil, AFP, Estadão, ”thepassiranews”, AFP

Apurado o resultado do pleito na Colômbia, constatou-se parte do que haviam previsto as pesquisas: Juan Manoel Santos, do partido La U, com 48 por cento e Antanas Mockus, do Partido Verde, com 22 por cento dos votos são os candidatos habilitados para o segundo turno, uma vez que nenhum candidato, como se vê, conseguiu a maioria absoluta (50 por cento mais um).

Em desacordo com a pesquisa, porém, o candidato verde, Mockus, que aparecia em ascensão e empatado, pela margem de erro com o líder Santo, ostentando 32% das preferências, na verdade só obteve míseros 22%.

Foto: Guillermo Torres/Semana

O excêntrico candidato do Partido Verde, Antanas Mockus, votou de cócoras(?)

Já havia sido alertado, que as pesquisas colombianas pecam por não ouvir os habitantes das áreas rurais, por vários motivos, inclusive por segurança, e que o candidato do governo Juan Santos era muito valorado nessas áreas não pesquisadas.

A guerrilha colombiana FARC, que odeia Santos, que como Ministro da Defesa, foi um dos principais responsáveis pelo seu enfraquecimento no país, como era de se esperar provocou fortes confrontos nas zonas rurais impedindo a ida de eleitores até as seções eleitorais.

Foto: Daniel Reina/Semana

Um esquema policial maciço garantiu as eleições, todas as pessoas antes de entrar nas seções eleitorais eram revistadas

Mesmo com a segurança reforçada em todo o país por 340 mil homens, foram registradas 17 ações armadas, entre militantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e soldados do governo que deixaram pelo menos três mortos. O candidato do Partido Verde, logo depois da publicação dos resultados, comemorou estar nos segundo turno e pediu que a militância o ajudasse a ganhar a eleição

Foto: Reuters

As Forças Armadas colombianas são peças importantes para que as Eleições se realizem em clima de paz possível

Os confrontos aconteceram nos departamentos (Estados) de Cauca, Antioquia e Caquetá. Um guerrilheiro das Farc teria morrido no sudoeste do país e outro capturado. Nos departamentos de Meta e Bolívar, dois soldados do Exército foram mortos pelos rebeldes.

Exatamente, 29.997.574 colombianos estavam habilitados para votar neste domingo no primeiro turno das eleições presidenciais, mas só 49% compareceram as urnas, a abstenção de 51% é um índice considerado normal historicamente, embora houvesse uma expectativa de maior comparecimento pela empolgação que o pleito despertou.

Foto: Reuters

O candidato do Partido Verde, logo depois da publicação dos resultados, comemorou estar nos segundo turno e pediu que a militância o ajudasse a ganhar a eleição

Mesmo sem todos os dados disponíveis, pode-se dizer que Juan Manuel Santos, o candidato do governo, tem todas as chances de ganhar o pleito colombiano no segundo turno, por pouco não ganhou logo no primeiro. Seu excelente desempenho no primeiro turno atrairá mais aliados que o adversário Morckus.

Do seu lado ainda estão dois trunfos, primeiro por dispor de maioria parlamentar, no congresso, as eleições do parlamento na Colômbia antecede as presidenciais, e toda essa força política estará ao seu serviço no segundo turno.

Aumenta as chances de mais eleitores rurais conseguirem chegar às urnas, pois as FARC serão impedidas de atuar novamente nas áreas hoje conflitadas, pois, certamente serão tomadas novas e medidas de segurança.

Portanto, para desagrado do presidente venezuelano Hugo Chávez & Cia, muito provavelmente, quase que certamente, o próximo presidente da Colômbia será o economista e jornalista Juan Manuel Santos Calderón.

Foto: Jorge Ernesto Bautista/Semana

Na foto a candidata conservadora, empresária e embaixadora, Noemí Sanín na hora da votação. Noemi conseguiu empolgar os eleitores e acabou em penúltimo lugar com 6,14% dos votos. Em terceiro lugar, ficou Germán Vargas do Partido Cambio Radical com 10,13%; em quarto Gustavo Petro Partido Polo Democrático Alternativo, com 9,15% e por último Rafael Pardo, do Partido Liberal, com 4,38%. A partir de hoje eles serão paparicados pelos candidatos que foram para o segundo turno, em busca de apoios.


Nenhum comentário: