29 de mai. de 2010

ESCANDALO BRITANICO: Pagava com verba de gabinete aluguel ao namorado

ESCANDALO BRITANICO:
Pagava com verba de gabinete aluguel ao namorado
O Secretario do Tesouro, do novo governo inglês, de coalizão, foi denunciado pelo jornal Daily Telegraph de usar verba parlamentar pagar aluguel ao companheiro, com que se relaciona há 9 anos. Britanicamente, o caso não foi tratado, também, como um escândalo sexual, embora envolvesse um importante membro do Partido conservador numa relação homossexual instável

Toinho de Passira
Fontes: Telegraph, Veja, Estadão, Guardian, Pink News, Agencia Aids

O novo governo de coalizão do Reino Unido foi atingido nesta sexta-feira, 28, ao surgirem provas de que um de seus membros chave usou dezenas de milhares de libras de sua verba parlamentar para pagar aluguel a seu parceiro sexual.

David Laws, liberal-democrata e Secretário de Tesouro, (foto) pagou mais de £40.000 (R$ 105.000) por quartos em duas propriedades de James Lundie, com quem tem uma relação há nove anos, de acordo com a edição de sábado do jornal britânico Daily Telegraph.

O primeiro-ministro conservador, David Cameron, está ciente do caso, de acordo com um porta-voz do premiê e aparentemente deu-se por satisfeito, com a solução dada pelo seu “Ministro da Fazenda” .

Por meio de um comunicado, Laws se desculpou e afirmou que iria restituir o dinheiro, e que tinha a intenção de manter seu relacionamento com Lundie em segredo.

"Eu e James somos pessoas extremamente reservadas. Nós tomamos a decisão (de não revelar que James era seu inquilino) para manter nossa relação em segredo, e acreditávamos que esse era nosso direito. Logicamente, isso não me absolve", disse Laws.

"No entanto, eu me arrependo profundamente da situação, aceito que não deveria ter gastado minhas verbas parlamentares deste modo e me desculpo", acrescentou.

Laws é um dos mais importantes líderes no governo de coalizão com conservadores. O grupo ascendeu após as eleições de 6 de maio e foi responsável por introduzir medidas austeras para conter o déficit público em uma das piores recessões econômicas já atravessadas pelo Reino Unido.

Há um ano, o mesmo jornal revelou um escândalo de gastos envolvendo centenas de legisladores dos três principais partidos, que usaram suas verbas para comprar itens como comida para mães e casinhas para animais de estimação.

A revelação atingiu o governo trabalhista do então premiê Gordon Brown em seus últimos meses, apesar de todos os partidos terem sido afetados então.

Os gastos de Laws não tinham sido revelados no escândalo anterior porque ele não havia divulgado que seu inquilino era também seu parceiro, de acordo com o Daily Telegraph.

Em campanha e mesmo após assumir o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, de 43 anos. Apesar de representar o Partido Conservador, o mais jovem premiê britânico em dois séculos tinha se mostrado, pelo menos em discursos, preocupado com os direitos dos homossexuais.

Cameron disse recentemente à revista homossexual inglesa “Attitude” para esperarem um governo "gay-friendly" e que a Igreja inglesa deve mudar as suas políticas sobre a homossexualidade.

Ele pediu ainda desculpas por políticas passadas do Partido Conservador que eram contra a agenda gay, dizendo: "Isso mudou. Podemos agora olhar para os gays nos olhos e dizer: 'Vocês podem nos apoiar ... porque nós apoiamos a igualdade gay'."

Cameron está cumprindo a sua palavra, ao tratar esse caso envolvendo seu Secretario do Tesouro, (Ministro da Fazenda) apenas como um deslize de mal uso de verbas parlamentares, sem incluir no trato da questão, o componente homossexual, impensável, há alguns anos em se tratando de um integrante do Partido Conservador.

Tudo indica que ele vai manter David Laws no cargo. Vale notar que os gays, lésbicas e bissexuais ingleses são organizados politicamente e representam importante força eleitoral.

Não deu para segurar
Atualização

Foto: Getty Images

O liberal democrata Danny Alexander é o novo ministro do Tesouro

Fonte: Reuters

O ministro do Tesouro da Grã-Bretanha, David Laws, renunciou no sábado depois de admitir ter requerido dinheiro público para aluguel que ele repassou para seu companheiro. Laws, um democrata liberal, era o segundo homem de maior importância no Tesouro.

Ao lado do ministro das Finanças, George Osborne, ele era o responsável por identificar cortes e reduzir os gastos do governo para lidar com o déficit orçamentário da Grã-Bretanha.

O liberal democrata Danny Alexander foi nomeado o novo ministro do Tesouro após a renúncia de Laws, de acordo com o gabinete do primeiro-ministro.



Nenhum comentário: