NAVIO DE LULA Só na propaganda, o navio de Lula está navegando Na propaganda veiculada na televisão, ninguém tem dúvidas de que o petroleiro João Cândido, que fez o primeiro teste em dique flutuante um dia antes de Lula “inaugurá-lo” já está trabalhando para Transpetro, mas na realidade o barco está em SUAPE acabando de ser feito
VEJA O VIDEO
Enquanto imagens fantásticas aparecem, o áudio do vídeo diz:
“Há cinco anos, a Transpetro, subsidiária da Petrobras para transporte e logística, acreditou no ressurgimento da indústria naval e lançou o desafio de construir 49 navios no Brasil. O primeiro navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota/Programa de Aceleração do Crescimento (Promef/PAC) já está no mar.”
Toinho de Passira
Fontes: Estalerio Atlântico Sul , Blog do Jamildo, Canttim, Skyscrapercity, Diário de Pernambuco, Naval, Estaleiros Sunsung
O navio inaugurado com tanta pompa e circunstancia, não está pronto, está no cais de acabamento, para finalização da montagem; conclusão das áreas internas, incluindo instalações de móveis nas acomodações; testes de cais e provas de Mar.
O navio inaugurado por Lula, ainda não fez teste de mar. Os engenheiros encheram o dique seco onde o navio é construído e constataram que ele flutuava, normalmente nessa etapa o navio não está nem pintado, pois é apenas um casco oco com pouco acabamento, sem a casa de máquinas e sem hélice, pois caso haja algum problema, ele volta para o dique seco para ser corrigir, sem grandes dificuldades.
Como precisavam “inaugurá-lo” naquela data de qualquer maneira, houve aquela simulação de acabamento, com a pintura externa antecipada, e até a benção da madrinha que jamais é feito nessa etapa da construção.
Uma coisa é verdadeira na propaganda do governo: tudo começou há cinco anos, quando ainda era governador de Pernambuco, o atual senador e novamente candidato a governador, Jarbas Vasconcelos, como pode ser visto em matéria do
Diário de Pernambuco, onde Jarbas disse “que a escolha (para SUAPE – Pernambuco) se deu em função dos investimentos feitos nos últimos anos em infra-estrutura. O Governo do Estado se comprometeu a investir no porto cerca de R$ 100 milhões em infra-estrutura para receber o empreendimento.”
Outra verdade dita no dia da “inauguração” do navio, saiu da boca do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que registrou que tudo só estava acontecendo devido a investimentos de 30 anos feitos por sucessivos governos e mais não disse. Foto:Divulgação
Normalmente os navios quando fazem o teste de flutuação, estão assim sem acabamento, o de SUAPE teve que aparentemente receber um acabamento mais apresentável, para servir de propaganda
Acontece que SUAPE, que hoje esta tornando possível o desenvolvimento de Pernambuco, foi idealizado por um visionário, o sempre esquecido Governador Eraldo Gueiros Leite, que governou o estado entre 1971 a 1975.
Os estudos do projeto seguiram vivos sob o comando do próximo governador Moura Cavalcanti, mas SUAPE virou porto de verdade, com atracação dos primeiros navios no governo de Marco Maciel, um entusiasta do projeto.
O próximo governador Roberto Magalhães, deu prosseguimento, transferindo reservatórios de combustíveis que ficavam no centro do Recife, para SUAPE e acrescendo infra-estrutura, como estradas e estação de tratamento d’águas, criando as condições para atrair investimentos e assentamentos de indústria para o porto.
Estamos contando a história de SUAPE que tornou possível o desenvolvimento industrial de Pernambuco, dos dias atuais. Podemos dizer que o próximo governador de Pernambuco, após Roberto Magalhães, Miguel Arraes de Alencar, avô do atual governador, Eduardo Campos, não acreditava no Porto de SUAPE, supomos que o preconceito era por ter sido o empreendimento implantado no tempo dos governos militares e de ainda não ter atraído suficientemente interesses de empresas dispostas a se instalar, no seu entorno.
Só no governo seguinte, de Joaquim Francisco, o porto passou novamente a ser prioridade de Pernambuco e foi acrescido em cais e mais infra-estrutura portuária.
Quando Miguel Arraes voltou ao poder no governo de Pernambuco, pela segunda vez, depois de retornar do exílio, já tinha uma opinião diferente e passou a acreditar no Porto de SUAPE, mas mesmo assim, nunca investiu dinheiro pernambucano no empreendimento, embora tivesse aceitado administrar o dinheiro federal, para mais melhorias de infra-estrutura e aumento da área de atracação.
É bem verdade, que nesse tempo o presidente da República era Fernando Henrique Cardoso e o vice-presidente era Marco Maciel.
Maciel que sempre teve excelente relacionamento pessoal com Miguel Arraes e é um entusiasta do empreendimento do Porto de SUAPE, usou de todo o seu prestígio de vice-presidente para mobilizar verba para o projeto, que cresceu e pode aspirar possuir uma refinaria.
Registre-se que Miguel Arraes mobilizou, na mesma época, as forças políticas do estado, tentando trazer para SUAPE a refinaria de petróleo, mas até o fim do governo FHC, a Petrobras ainda não se definira pelo local, o que só veio acontecer durante o governo Lula.
Por sinal esse fenômeno do navio inacabado servindo na propaganda como pronto e singrando os mares, é apenas uma repetição dos tempos da propaganda da reeleição de Lula, quando aparecia uma refinaria funcionando na televisão sempre que se falava na refinaria de SUAPE, que até hoje, quatro anos depois não passa de uma terraplanagem. Foto: Divulgação
Estaleiro Atlântico Sul, na primeiro fase de constução do petroleiro João Cândido Prosseguindo, no governo de Jarbas Vasconcelos, SUAPE foi administrada como prioridade e as chances de melhor futuro para Pernambuco, com contatos internacionais, incentivos fiscais e mais investimentos, tanto com dinheiro pernambucano, quanto com dinheiro federal.
Agora no Governo Eduardo Campos, o porto vem sendo gerenciado para atrair investimentos, e tem atraído, num trabalho decisivos para o crescimento industrial do estado.
Vejam bem, procuramos ser o mais histórico e verdadeiro possível, e dentro desse cenário, até que Lula e Eduardo Campos não saíram assim tão feios na fotografia.
O ruim dessa história de excesso de propaganda estatal, é que se impõe uma necessidade de mentir para impressionar, a ponto de prejudicar o projeto, atrasá-lo e até desfigurá-lo.
Nenhum pernambucano vai ser contra o progresso do estado, e não pode deixar de reconhecer a importância de um estaleiro entre nós, produzindo petroleiros, e navios de grande porte. Mas gostaríamos que tudo realizado sem mentiras populistas.
Sem desmerecer o empreendimento, não se pode deixar jornalisticamente de registra, que esse navio, que tem como sócios brasileiros os Grupos Camargo Corrêa e Queiroz Galvão e a PJMR(?) tem mais um decisivo sócio, a sul-coreana Samsung, que é uma das líderes mundiais na construção de petroleiros no mundo e que é dona da tecnologia que construiu o “brasileiríssimo” petroleiro “João Cândido”.
Por lá, nos estalerios da Sunsung, eles costumam entregar um petroleiro como esse, que está sendo pronto em Pernambuco, em 37 dias, esse nosso em sete meses ainda falta muito para a conclusão.
Embora essa demora não seja algo perturbador, pois ainda estão assimilando a tecnologia, não estivesse obrigados a tantas paradas para inaugurações fantasmas, poderia ser bem mais eficientes.
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