2 de mai. de 2010

Carro bomba é desativado em Nova Iorque

TERRORISMO
Carro bomba é desativado em Nova Iorque
Ninguém saiu ferido porque um vendedor ambulante suspeitou do veículo e avisou um policial. As ruas foram evacuadas e os explosivos que se encontravam no interior de um utilitário Nissan Pathfinder, neutralizados, parecia um filme de ação. Times Square que fervilhava de turistas e nova-iorquinos numa noite típica de sábado, passou instantes de pânicos. Um grupo de talibãs do Paquistão assumiu o atentado. A polícia americana busca os responsáveis. Hoje de manhã, Nova Iorque tentava voltar à rotina (?)

Foto: Reuters

Times Square vazia de pessoas e cheia de medo, na noite do último sábado.

Toinho de Passira
Fontes: Reuters, Blog New York Times, G1, Portal Terra

O terror volta a New York, na forma de um carro-bomba desativado na Times Square. As autoridades estão tratando o caso como um potencial ataque terrorista e investigam pesado na tentativa de identificar e localizar responsáveis.

Alertados por um vendedor de camisetas, o veterano do Vietnam,Lance Orton, policiais encontraram a bomba, rudimentar mais potente, em um veículo utilitário esportivo no momento em que a área de lazer e compras de Midtown Manhattan estava lotada de turistas e pessoas que iam ao teatro, numa noite amena e típica de sábado na região.

Foto: Reuters

O perito do esquadrão anti-bomba no delicado momento de examinar os explosivos desconhecidos dentro do utilitário Nissan Pathfinder abandonado pelos terroristas

As dúvidas que estão na cabeça das autoridades é se os “terroristas” são norte-americanos ou estrangeiro e motivação do ato, religiosa, política?

As autoridades disseram que a bomba -- feita de propano, gasolina e fogos de artifício -- poderia ter matado muitas pessoas. A Times Square foi esvaziada na noite de sábado e só reaberta a veículos e pedestres no início da manhã deste domingo, embora haja um exagero de policiamento no local.

"Isto não foi faz-de-conta. Não foi um alarme falso. Foi à coisa real, com a intenção de machucar pessoas", disse o comissário dos bombeiros Sal Cassano, acrescentando que a força da bomba poderia ter demolido a fachada de um edifício.

Em um site islâmico, um grupo de talibãs do Paquistão assumiu neste domingo, a autoria da tentativa do atentado terrorista

"O Talibã do Paquistão anuncia sua responsabilidade pelo ataque em Nova York como vingança (pela morte) dos líderes al-Baghdadi e al-Mahajer, ambos mártires muçulmanos", disse o texto no site.

Mas ainda não legitimado pelas autoridades americanas.

Foto: Associated Press

O HERÓI DE NOVA YORK - Duane Jackson foi o vendedor, veterano do Vietnã, que há vinte anos trabalha na rua, quem alertou a polícia para o carro bomba. No fim da noite de ontem, quando foi autorizado a recolher seus pertences abandonado quando da evacuação. Abordado pela imprensa enquanto buscava um táxi era aplaudido pelos funcionários de um restaurante que o reconheceram. Mesmo arredio, quando lhe perguntaram se ele estava orgulhoso de suas ações, ele disse: "Claro, homem. Eu sou um veterano. O que você acha?"

Nova York está em alerta de alto nível desde os ataques de 11 de setembro de 2001, quando aviões comerciais seqüestrados por militantes da Al Qaeda derrubaram as torres gêmeas do World Trade Center, matando mais de 2.600 pessoas.

O pior ataque doméstico dos Estados Unidos matou 168 pessoas em 1995, quando um caminhão-bomba plantado por Timothy McVeigh e outros extremistas de direita explodiu em um edifício federal em Oklahoma City.

O analista de segurança Ben Venzke descreveu a bomba em Times Square como um "evento terrorista significativo" e disse que militantes islâmicos vêm promovendo o valor da utilização de recipientes de propano em ataques, mas avisou que ainda é cedo para determinar os responsáveis.

"Pode ter sido obra de um grupo jihadista como a Al Qaeda ou, igualmente, de um grupo doméstico ou de um indivíduo sem qualquer ligação com qualquer agenda jihadista", disse Venzke, diretor do IntelCenter, com sede na Virgínia.

Janet Napolitano disse à ABC News que não há evidências de que o incidente na Times Square tenha sido "qualquer coisa senão um fato isolado" e que a bomba "não parece ter sido muito sofisticada."

Falando no programa "This Week", da ABC, ela disse que a polícia estadual e local foi orientada a ficar "em alerta."

A polícia de Nova York disse que revistou pontos de trânsito intenso, pontos de referência da cidade e outros lugares depois de ser encontrada a bomba na Times Square, mas que não encontrou nada suspeito.

Foto: Associated Press

"Não temos idéia de quem fez isso ou porque", disse o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, em coletiva de imprensa no início da manhã.

"Não temos idéia de quem fez isso ou porque", disse o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, em coletiva de imprensa no início da manhã.

Bloomberg disse que um vendedor de camisetas observou "um veículo suspeito não ocupado" e alertou um policial a cavalo, que viu que o veículo Nissan Pathfinder verde escuro tinha fumaça saindo de orifícios perto do banco de trás e cheirava a pólvora.

A bomba foi encontrada no fim da tarde de sábado dentro do veículo estacionado na esquina de 45th Street e Broadway com o motor ligado e o pisca - alerta acesso, disseram autoridades. Tinha placas do Connecticut pertencentes a outro veículo.

O esquadrão anti-bombas retirou e desmontou três tanques de propano, fogos de artifício do tipo vendido ao consumidor, dois recipientes cheios de 19 litros de gasolina, dois relógios, baterias dentro de cada relógio, fios elétricos e outros componentes.

Uma caixa metálica trancada com aparência de caixa de arma de fogo também foi tirada do veículo e levada a um lugar seguro para ser detonada.

Foto: Hiroko Masuike/The New York Time

O veículo foi tirado da Times Square nesta manhã e está sendo examinado por especialistas forenses

O que não se consegue tirar é o medo estampado novamente no rosto e guardado no coração dos nova-iorquinos.

Foto: Reuters

Hoje, fim da tarde, domingo, o Time Square voltou a sua habitual movimentação, quase como se nada houvesse acontecido


Nenhum comentário: