4 de jun. de 2012

Jubileu de Elizabeth II, 60 anos de reinado

REINO UNIDO
Jubileu de Elizabeth II, 60 anos de reinado
As festividades comemorativas ao longo reinado da soberana britanica, faz a Inglaterra mergulhar num conto de fadas delirante, e por quatro dias, o Reino Unido, parece ter esquecido as crises para saudar sua majestade real. A celebração do jubileu chegou a seu clímax neste domingo com uma procissão de mil barcos no rio Tâmisa, que, apesar da chuva, levou cerca de 1 milhão de pessoas às ruas.

Foto: Daily Mail

Membros da família real no desfile fluvial no Rio Tamisa, neste domingo, da esquerda para a direita vê-se o Príncipe de Gales, o duque de Edimburgo, a rainha, a duquesa da Cornualha, Duquesa de Cambridge, duque de Cambridge e o príncipe Harry, a bordo de uma luxuosa embarcação real, Spirit of Chartwell, decorada com 10 mil flores.

Postado por Toinho de Passira
Fontes: BBC Brasil, G1, The Daily Mail, Folha de São Paulo, The Guardian

O Reino Unido comemora por quatro dias seguidos o Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth II, que ocupa por incríveis 60 anos, o trono do Reino Unido. O primeiro evento comemorativo, aconteceu no sábado, com uma pomposa e elegante corrida de cavalos em Epsom, ao sul de Londres.

Mas, o mais espetacular evento aconteceu neste domingo quando uma salva de canhões postados na Torre de Londres, deu início a uma gigantesco desfile fluvial, pelo Rio Tâmisa, liderado pela barcaça real. A bordo do pomposo barco real a rainha Elizabeth II, acompanhada do príncipe Philip, o duque de Edimburgo, seu marido e mais integrantes da família real, representados por três gerações de nobres, enfileirados na linha direta de sucessão da monarca.

Milhares de turistas e súditos espalharam-se as margens do rio Tâmisa, para assistir a passagem da rainha acompanhada de um cortejo com mais de 1.000 embarcações.

O tom do desfile náutico reversava-se entre o solene e o britanicamente irreverente, mas todos ali estavam para homenagear a Rainha.

O cortejo saiu da Ponte Albert, no oeste do rio, até a Tower Bridge, no leste.

O Tâmisa é parte crucial da história britânica desde a época dos romanos, e procissões por suas águas foram usadas diversas vezes em demonstrações de poder de monarcas.

Ao mesmo tempo, o local deverá receber alguns manifestantes republicanos, que criticam as despesas feitas na comemoração do jubileu.

Só o desfile fluvial desse domingo tem um custo avaliado de R$ 30 milhões, financiados por doações privadas, mas os republicanos, entre outras coisas, queixam-se das despesas com a segurança, pagas com impostos recolhidos dos súditos.

Nesta segunda-feira, um show de música com artistas como Shirley Bassey, Elton John e Jessie J será transmitido do palácio de Buckingham; e, na terça-feira, uma carruagem de 1902 buscará Elizabeth II em uma missa de ação de graças na Catedral de São Paulo e a levará para um desfile por Londres, será o último ato das comemorações.

O centro de Londres está todo decorada com bandeiras britânicas e, como sempre, as lojas estão repletas de produtos associados à realeza. Algumas pesquisas de opinião indicam um aumento na aprovação popular da monarquia britânica por conta das comemorações.

Foto: AFP

2 de junho de 1953, coroação de Elizabeth II, na Abadia de Westminster, Londres

Elizabeth II é rainha desde 1952, após a morte de seu pai, o rei George VI. Ela é chefe de Estado do Reino Unido e dos países da Commonwealth (entre eles, Austrália, Canadá, Jamaica e Nova Zelândia).

A rainha não tem poderes executivos ou legislativos, mas cabe a ela declarar de maneira protocolar quando o país está em estado de guerra ou paz, liderar as Forças Armadas, proclamar a dissolução do Parlamento e ratificar tratados internacionais, entre outras atribuições, como receber convidados estrangeiros e representar o país no exterior.

Sua importância é apontada também pelo fato de ser 'um símbolo de unidade e orgulho nacional'.

Até agora, em seu reinado, Elizabeth viajou a 116 países, em 261 visitas oficiais.

Seus 60 anos no trono foram marcados por diversos acontecimentos históricos, como a Guerra Fria e a queda do Muro de Berlim e do bloco comunista europeu; seu país esteve envolvido nas guerras das Malvinas (1982), do Iraque e do Afeganistão e foi alvo de atentados do IRA (Exército Republicano Irlandês) e de extremistas islâmicos, que detonaram bombas no sistema de transporte londrino em 2005.

Em 1997, a monarquia foi profundamente afetada pela morte da princesa Diana, mas viu sua popularidade crescer no ano passado, com o casamento do príncipe William e Kate Middleton.

No campo cultural, o reinado foi marcado pela explosão de movimentos musicais como a 'beatlemania' e o movimento punk, que mudaram para sempre os rumos da música.

No futebol, a Inglaterra conquistou sua única Copa do Mundo, em 1966, com um gol que não aconteceu.

Veja as imagens do desfile desse domingo:

Foto: Daily Mail

Da esquerda para a direita, Catherine, Duquesa de Cambridge, o príncipe Philip, o duque de Edimburgo, Camilla, duquesa da Cornualha, o Príncipe Charles, Príncipe de Gales, Queen Elizabeth II, o príncipe William, duque de Cambridge e Príncipe Harry navegavam na barca Real barca liderando a flotilha de 1.000 barcos

Foto: Daily Mail


Foto: John Stillwell/AFP/Getty Images

A rainha num deslumbrante vestido branco e prata da estilista Angela Kelly, acena para a multidão, que lhe saúda, postada as margens do Tâmisa

Foto: Daily Mail

As Básculas da Tower Bridge abertas para a passagem da barcaça real, que liderara a flotilha de sete quilômetros de extensão ao longo do rio Tamisa

Foto: Daily Mail

As mais de mil embarcações dos mais diversos portes: rebocadores, navios a vapor, barcos de recreio, barcos de dragão e caiaques seguiam a rainha pelo Tamisa.

Foto: Daily Mail

Embarcações históricas impulsinadas por remadores conduzem convidados

Foto: Daily Mail

The Royal Jubilee Bells, a embarcação com os sinos do jubileu passando em frente ao Palácio de Westminster

Foto: Daily Mail

Como a chuva que caiu, tinha tudo a ver, este este chapéu alegorico da rainha, em um dos barcos da flotilha

Foto: Daily Mail



Milhares de pessoas em edificios ornamentados saudavam a passagem da flotilha

Foto: Daily Mail

A gravura do artista veneziano Canaletto, datada de 1747,impressionantemente reproduzida ao vivo no mesmo rio Tamisa, três séculos depois

Foto: Daily Mail

Fogos de artifício explodem na Tower Bridge, ao final do desfile


Nenhum comentário: