18 de jun. de 2010

Casal Sarkozy comemora 70 anos do discurso de De Gaulle

PARIS – LONDRES
Casal Sarkozy comemora 70 anos do discurso de De Gaulle
O presidente francês, acompanhado da esposa foi a Londres, para as comemorações do 70º aniversário do discurso feito pelo general Charles de Gaulle na BBC para que fosse montada uma resistência ao nazismo na França ocupada. O primeiro ministro inglês, porém, diante de Carla Bruni, esqueceu o protocolo

Foto: Carl Court/France-Presse/Getty Imagens

OLHAR BRITÂNICO - Na hora da foto tradicional dos lideres e esposas, diante do n° 10, a residência do primeiro ministro inglês, o proprio, David Cameron, deu uma checada na “derriere” de Carla Bruni, que estava toda serelepe. O maridão Frances, Nicolas Sarkozy, junto a Samantha Cameron, que está grávida, fez cara de poucos amigos.

Toinho de Passira
Fontes: Portal Terra

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, chegou nesta sexta-feira a Londres, acompanhado da mulher, Carla Bruni, para participar das comemorações do 70º aniversário do famoso discurso feito pelo general Charles de Gaulle na rádio britânica BBC para encorajar seus compatriotas a resistir contra a ocupação nazista na França.

Sarkozy inaugurou uma placa comemorativa na sede da BBC e se encontrou com o príncipe Charles, visitou o antigo quartel-general de De Gaulle, em Carlton Gardens, e participou de uma cerimônia militar franco-britânica com entrega de medalhas a veteranos da Segunda Guerra e um almoço com o primeiro-ministro David Cameron.<

Fotos: Getty Images/Associated Press

A resistência inglesa cedeu aos encantos de Bruni em dia esplendoroso

Esta é a primeira vez que um presidente francês vai à Inglaterra para comemorar a data. Além do governante, aproximadamente 850 veteranos de guerra e integrantes de associações francesas ligadas à memória do general De Gaulle foram até Londres, em um trem da Eurostar, especialmente fretado para a data.

O líder francês ficou apenas algumas horas no país antes de voltar à França para a cerimônia no Mont Valerien, memorial para os franceses da resistência perto de Paris.

Foto: Getty Images

Talvez a partida antecipada de Sarkozy deveu-se também ao fato, de retirar Carla Bruni de cena, o mais rapidamente possível. O esplendor da esposa franco italiana estava pedindo uma rápida saída estratégica, para o bem das relações franco-britânicas.


Nenhum comentário: