21 de jun. de 2010

ELEIÇÃO COLOMBIA: Juan Manuel Santos é o novo presidenca da Colômbia

ELEIÇÕES 2010
Juan Manuel Santos é o novo presidente da Colômbia
O ex-ministro da defesa do governo Alvaro Uribe conseguiu eleger-se em segundo turno, com quase 70% dos votos, 42% a frente do seu adversário o candidato do Partido Verde, Antanas Mockus, que manteve praticamente a mesma quantidade de votos que obteve no primeiro turno

Foto: Getty Images

Gracias Colombia! disse Manuel Santos aos simpatizantes na festa do resultado da eleição, agradeceu ao adversário a lealdade e respeito pela democracia e ao presidente Alvaro Uribe a que diz dever a eleição e se compromete a manter suas políticas inclusive o combate a guerrilha

Toinho de Passira
Fontes: AFP, O Globo, Reuters , El Espectador, Semana

Juan Manuel Santos, 51 anos, é o novo presidente da Colômbia, depois de conseguir 69,05% dos votos no segundo turno das eleições presidenciais deste domingo. O candidato do Partido Social da Unidade Nacional (U, direita) substituirá a partir do próximo dia 7 de agosto seu mentor político, o presidente Álvaro Uribe, no poder desde 2002, indo ocupar, no seu lugar “Casa de Nariño”, o palácio presidencial colombiano.

O novo presidente colombiano tem sólida formação intelectual e experiência política. É graduado em Economia e Administração de Empresa e já exerceu em diferentes governos os cargos de Ministro do Comercio Exterior, Ministro da Fazenda e finalmente Ministro da Defesa, no governo de Alvaro Uribe.

O pleito de hoje, domingo, caracterizou-se por uma enorme abstenção. Como nas eleições na Colômbia o voto não é obrigatório, essas ausências de eleitores costumam ser consideradas normais. Apenas Basta dizer que dos 29,9 milhões de eleitores habilitados apenas 13 milhões compareceram, o equivalemente a 40%, índices abaixo inclusive da média histórica de outros pleitos.

Pela abstenção culpa-se a liderança isolada de Santos, que tirou a paixão do pleito, as partidas da Copa do Mundo de Futebol e principalmente as ameaças da guerrilha.

Como as FARC sofreu um grande golpe há oito dias quando um general dois coronéis e um sargento que eram reféns dos guerrilheiros foram resgatados pelas forças armadas temia-se que eles aproveitassem o pleito para retaliar.

Com efeito apesar das Forças de Segurança do país ter posto em ação mais de 350 mil agentes, houve confrontos em algumas regiões e destruição de seções eleitorais.

No fato mais grave do dia, sete policiais morreram em uma explosão de minas terrestres no estado de Norte de Santander, fronteira com a Venezuela e mais quatro Soldados da Província de Meta foram assassinados pela FARC.

Em um ataque separado em Meta, ao leste da capital Bogotá, tropas afirmaram que foram mortos seis guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, que agora tem um dos seus piores adversários como presidente do país.

Foto:Reuters

SEGURANÇA MILITAR NAS ELEIÇÕES: O novo governo ainda tem muito que fazer para tirar a Colômbia deste estado permanente de guerra


Nenhum comentário: