8 de jun. de 2010

OPINIÃO - Lula "não" tem 95% de aprovação em Pernambuco - Toinho de Passira

OPINIÃO
Lula "não" tem 95% de aprovação em Pernambuco
Não costumamos comentar pesquisas, por não acreditarmos na honestidade dos seus resultados, não estamos sozinhos, muita gente especula que o governo, há muito, vem de alguma forma manipulando os dados, mancomunado com alguns institutos de pesquisa. Mas no caso, estamos defendendo a reputação dos pernambucanos, que pelos resultados apresentados, de libertários e heróicos cidadãos do passado, parece ter se reduzido a um bando de imbecis

Ilustração Toinho de Passira:

Toinho de Passira
Fontes: Blog do Josias de Souza, Coturno Noturno, Diário de Pernambuco

Pela pesquisa do Instituto Exatta dos 8.810.256 de pernambucanos, só 352.410,24 desaprovam o presidente Lula. Em percentuais só 4% dos nascidos aqui na terrinha não gostariam do desempenho do conterrâneo. Fica a impressão que se Lula fizesse mais uma forcinha chegaria aos 100%.

Estamos em Pernambuco, andamos por várias cidades, ouvimos o povo, conversamos com motoristas de táxi, lemos os jornais pernambucanos, os blogs, escutamos políticos e estudantes, falamos de política em bares e botequins e podemos dizer que, ou estamos atolados exatamente na bolha dos contra Lula, ou esta pesquisa está errada.

Na nossa numerosa família, que não tem nenhum político militante, só uma pessoa votou em Lula e continua a lhe apoiar. Achava que um operário devia ser presidente do Brasil. Por sinal ela é eleitora fiel de Marco Maciel, desde que ele foi governador de Pernambuco e não pretende votar em Dilma. Por essas últimas escolhas, ainda não foi expulsa da família.

A verdade é que Lula deve ter um índice muito alto de aprovação nas pesquisas em Pernambuco. Lula tem vindo amiúde ao estado, por ligações sentimentais e de identificação etílica com o governador Eduardo Campos (já teve até um coma alcoólico por aqui e acabou hospitalizado).

A máquina publicitária do governo tem posto na cabeça do povo, que Lula fez muito por Pernambuco. Quando esbarramos com alguns desses crentes, costumamos por uma folha em branco e uma caneta em suas mãos e pedir que eles elenquem o que o presidente fez pelo estado.

Depois de certa vacilação acabam citando a Refinaria de Petróleo. Quando contestamos que a refinaria não existe, é um projeto muito antigo e que no momento é apenas uma terraplenagem superfaturada. Falam do estaleiro e do navio da Petrobras inaugurado por Lula.

Quando citamos que o Atlântico Sul veio para Pernambuco no governo Jarbas e que o navio ainda não está pronto e sua inauguração foi um engodo, os 95% dos pernambucanos aprovadores de Lula insistem em mudar de assunto.

A verdade é que Lula tem lançado pedras fundamentais de projetos que nunca saem dos alicerces e costuma inaugurar assinaturas e promessas da vinda de milhões e bilhões em projetos que nunca acabam acontecendo.

As pesquisas estão sendo feitas de forma a favorecer o presidente e sua presidenciável. Sempre acontecem após a vinda performática do Presidente a Pernambuco, com toda a maquia de propaganda em ação.

Nunca fomos pesquisados, não conhecemos ninguém que tenha sido abordado por qualquer instituto de pesquisa nem ouvido falar em alguém que tenha sido.

O blog Coturno Noturno já identificou, por exemplo, que em três pesquisas sucessivas do Vox Populi, registradas no TSE, foram coletadas opiniões de uma única cidade pernambucana, Serra Talhada. Por sinal o governador Eduardo Campos, disse a Lula, na sua última vinda a Pernambuco, que ele ia ter 95% de aprovação, antes mesmo da pesquisa ser realizada.

O Brasil está vivendo como nunca uma época de bandidagem políticas, dossiês, uso da máquina publica em benefício de candidatos e desafios a legislação eleitoral.

Para essa gente, diante dos crimes que já foram capaz, burlar uma pesquisa é apenas uma inocente esperteza. Os resultados eleitorais dirão que as pesquisas, como nunca, estão “bichadas” no Brasil, como um todo, e em particular em Pernambuco.

Podem acreditar, há vida inteligente em Pernambuco.

Nós do “thepassiranews” vamos votar e recomendamos desde já, José Serra, para Presidente do Brasil, Marco Maciel, para senador, Wolney Queiroz para Deputado Federal e Priscila Krause para deputada Estadual.


Nenhum comentário: