14 de jun. de 2010

COLOMBIA: Foram quatro os reféns libertados pelo exército

COLOMBIA
Foram quatro os reféns libertados pelo exército
As primeiras notícias diziam que eram apenas dois, depois se confirmou três e por fim, a notícia ainda melhor que foram quatro os reféns que o exercito colombiano conseguiu libertar, das mãos dos guerrilheiros da FARC, a turma protegida por Lula e por Dilma do Dossiê. Também se confirmou que não houve baixa entre as tropas federais, nem dos guerrilheiros, na bem sucedida operação “Camaleão”, outro grande feito do governo de Alvaro Uribe

Fotos: Getty Images

O general de Polícia Luis Mendieta Ovalle, os coronéis Enrique Murillo e William Donato Gómez e o sargento do exército Arbey Delgado

Toinho de Passira
Fontes: "thepassiranews", Semana , G1, Le Figaro, Gazeta do Povo

Os quatro policiais e militares que estavam em poder da guerrilha das Farc resgatados domingo pelas forças de segurança da Colômbia foram recebidos por suas famílias nesta segunda-feira (14) no aeroporto militar de Bogotá.

As autoridades e familiares esperaram ansiosos a chegada do grupo que havia sido levado da selva, até San José de Guaviare, de helicóptero, para depois ser conduzido em aviões militares até o aeroporto militar de Bogotá.

Após os emocionados encontros e momentos particulares com a família, cada um deles, disse algumas palavras à imprensa, sempre agradecendo o presidente Alvaro Uribe, pela correta política de combate aos guerrilheiros, e as forças Armadas pelo esforço e competência, em fazer uma operação que os libertou, sem por em risco as suas vidas.

Foto: Gety Images

Repete-se as cenas comoventes de reféns encontrando a família, nessa imagem o general Luis Mendieta, sequestrado há 12 anos, reencontra mulher e filha no aeroporto militar de Bogotá

O general Luis Mendieta, o coronel Enrique Murillo e o sargento do exército Arbey Delgado, seqüestrados havia quase 12 anos, foram resgatados na selva durante a operação militar.

O coronel William Donato que aproveitara a confusão dos guerrilheiros que quando sentiram a presença da tropa fugiram atabalhoados, deixando inclusive armamento e munição, tinha fugido e se embrenhando na selva, tendo sido achado apenas na manhã desta segunda-feira.

Os terrorista da FARC, que tomaram 12 anos da vidas dessas pessoas, seqüestrados e familiares, tem apoio do governo de Lula, que se negaram, por mais de uma vez, a consideram os guerrilheiros de terroristas.

Numa entrevista ao jornal francês Le Figaro, em 2008, Marco Aurélio Top Top Garcia, o assessor do presidente para assuntos de sacanagem internacional, disse numa entrevista ao jornal francês Le Figaro:

“Eu lhes lembro que o Brasil tem uma posição neutra sobre as Farc: nós não as qualificamos nem de grupo terrorista nem de força beligerante. Acusá-las de terrorismo não serve pra nada quando a gente quer negociar.”

O governo Lula não só defende a FARC mas apóia e protege, por exemplo, a Secretaria Especial de Agricultura e Pesca, órgão do governo federal, com status de ministério, emprega desde 2006, em um cargo de confiança, a paranaense Ângela Maria Slongo, mulher do ex-guerrilheiro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) Francisco Antônio Cadenas Collazzos, conhecido como Oliverio Medina, que é asilado político no Brasil.

Foi a então Ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, quem solicitou ao governo do Paraná, a cessão da mulher do guerrilheiro, professora concursada da Secretaria de Educação do Paraná, para lhe abrigar no órgão do governo federal.

Guerrilheiro com guerrilheiro se entende. Entende?


Nenhum comentário: