16 de jun. de 2010

ESTADOS UNIDOS: Mexicano estudante de Harvard pode ser deportado

ESTADOS UNIDOS
Mexicano estudante de Harvard pode ser deportado
Jovem mexicano de 19 anos, que chegou aos Estados Unidos com quatro, corre risco de ser deportado, apesar de ser brilhante aluno de uma das mais importantes universidades americanas. Seu drama virou símbolo da campanha que deseja ver aprovada pelo congresso a lei DREAM que legaliza os jovens que chegaram ao país ainda menores de idade.

Foto: Josh Reynolds/AP

Balderas afirma que sonha em ser biólogo e contribuir na pesquisa sobre o câncer.

Toinho de Passira
Fontes: BBC Brasi, The Huffington Post, Blog Imigration, Blog Congress, The Boston

O estudante mexicano Eric Balderas, que cursa o segundo ano na Universidade de Harvard (nordeste dos Estados Unidos), foi detido pela polícia de imigração do Texas e se transformou em um símbolo da situação de centenas de milhares de estudantes sem documentos no país.

Estudante de biologia, Balderas, de 19 anos, vive sem documentos nos Estados Unidos há 15 anos e agora poderá ser deportado.

O jovem imigrante foi detido pelas autoridades do Texas quando tentava viajar de San Antonio, onde fora visitar sua mãe, para Boston com uma identificação consular e seu documento de identidade da universidade.

Agora, Balderas deverá comparecer perante um juiz de imigração no próximo 6 de julho.

O caso do mexicano reforça a campanha a favor a aprovação, pelo Congresso americano, do projeto de lei chamado Desenvolvimento, Assistência e Educação de Menores Estrangeiros (“Dream”, na sigla em inglês), para regularizar a situação de imigrantes que entraram no país sem documentos quando eram menores de idade.

A lei Dream, palavra que em inglês significa "sonho", daria a jovens sem documentos o status de residentes temporários, com a condição de que eles completem logo os estudos superiores ou então sirvam pelo menos dois anos nas Forças Armadas.

A detenção e possível deportação de Balderas levaram a Universidade de Harvard a divulgar uma mensagem de apoio ao estudante. A famosa universidade, por meio de Christine Heenan, vice-presidente de comunicações da instituição, afirmou que estudantes como Balderas "são vitais" para o futuro dos Estados Unidos.

"Eric Balderas já demonstrou a disciplina e a ética de trabalho necessárias para o rigoroso trabalho universitário e, como muitos de nossos estudantes de graduação, já expressou seu interesse em contribuir com o mundo", acrescentou Christine Heenan. Christine Heenan. Christine Heenan.

Quando perguntado o que vai acontecer se as autoridades imigratórias dos Estados Unidos decidirem que ele deve ser deportado para o México, de onde saiu desde quando tinha apenas quatro anos, o estudante prefere não contar com esta possibilidade.

"Não quero nem pensar nisto", disse. "Só quero dizer que aqui é meu futuro e eu o perderia totalmente se fosse embora."

O jovem foi orador e o primeiro em sua classe de graduação na escola secundária Highland High School em San Antonio, Texas.

Agora a luta para que os que entraram nos Estados Unidos ilegalmente antes da idade adulta recebam a cidadania se intensificou.

"Temos a esperança de que a lei Dream seja aprovada, para os jovens que estão aqui na mesma situação", disse Balderas.

Mas nem tudo é favorável a Balderas, o deputado texano Lamar Smith E.U., da comissão de justiça do Congresso americano disse recentemente numa publicação que a aprovação da “lei Dream” seria "um pesadelo para o povo americano."


Nenhum comentário: