13 de jun. de 2010

COLOMBIA: Exército resgata General e Coronel reféns da FARC

COLOMBIA
Exército colombiano resgata três militares reféns da FARC
O presidente Alvaro Uribe comunicou aos colombianos que o exercito nacional havia conseguido colocar em liberdade os dois militares de maiores patentes seqüestrados pela guerrilha, há quase 12 anos: um general e um coronel, mais um sargento. Analistas políticos acreditam que o evento vai facilitar ainda mais a vitória de Manuel Santos, aliado de Uribe no segundo turno das eleições do próximo domingo

Foto: Getty Images

"O comando de operações conjuntas das nossas forças armadas comunicou que já estão conosco e em segurança o Senhor General Mendieta e o coronel Murillo", disse Uribe, que daqui a menos de 50 dias deixará a presidência da Colômbia

Toinho de Passira
Fontes: Semana, Estadão,El Heraldo, El Espectador, El Colombiano, Reuters

O exército colombiano resgatou neste domingo "são e salvo" o general Luis Mendieta Ovalle, oficial de mais alta patente sequestrado pelos rebeldes das Farc no país, que estava em cativeiro há quase 12 anos, e que hoje completa 53 anos. Os outros reféns soltos são o coronel Luis Enrique Murillo e o sargento Arbey Argote.

Os militares fazem parte de um grupo de 22 membros das Forças Armadas da Colômbia que a guerrilha mantinha seqüestrados, agora são 19, e que buscava trocar com o governo por guerrilheiros presos.

O governo de Uribe mantém uma política de confronto com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) há vários anos.

A operação de resgate ocorreu em uma área de floresta próxima ao município de Calamar, no departamento de Guaviare.

Foto: Arquivo El Colombiano

O general Luiz Mendieta, o Coronel Murillo e o sargento Arbey libertados ontem

Os três militares haviam caído nas mãos dos guerrilheiros em um ataque contra a cidade de Mitu, capital do departamento de Vaupés em 1 de novembro de 1998, quando eles detinham as patentes de coronel e o capitão e soldado. Foram promovidos no cativeiro, por decreto presidencial.

Esse resgate vai influenciar no segundo turno das eleições colombianas, que acontecem no próximo domingo e que teve a campanha encerrada também hoje. O candidato aliado de Uribe, Juan Manuel Santos já detém ampla dianteira nas pesquisas, 66,5 dos votos enquanto o candidato do partido Verde Antanas Mockus, possui apenas 27,4%.

Como o componente segurança e combate a guerrilha são fortes influenciadores junto ao eleitorado colombiano, Manuel Santos surge como mais confiável, e esse acontecimento, realça sua política vitoriosa de combate aos guerrilheiros da FARC.

Foto: The Telegraph/AFP

Íngrid Betancourt ao lado de Santos no dia da libertação

Quando Ministro da Defesa, Santos comandou o mais espetacular resgate de seqüestrados pela guerrilha, quando sem disparar um tiro, ludibriaram os guerrilheiros, conseguiram colocar em liberdade a franco colombiana Íngrid Betancourt, mais 14 reféns, além do bem sucedido ataque ao acampamento da FARC, onde morreu o guerrilheiro “Raúl Reyes", considerado o "número dois" da guerrilha e mais 16 outros rebeldes.


Nenhum comentário: