21 de jun. de 2010

BRASIL X COSTA DO MARFIM: “A mão de Fabiano matou os elefantes” – diz jornal

COPA 2010 – BRASIL X COSTA DO MARFIM
“A mão de Fabiano matou os elefantes” – diz jornal
“La main de Fabiano qui tue les Eléphants” é o título original em francês do comentário do mesmo periodico marfinense "Soir info" . “Stephane Lannoy, (o juiz Frances da partida Brasil X Costa do Marfim) estava em uma missão, ou ele cometeu um simples erro de arbitragem? Em qualquer caso, a sua falha é muito grosseira e óbvia demais para se pensar em apenas um erro trivial. – diz a imprensa de Costa do Marfim, suspeitando de uma conspiração para tirá-los da copa

Foto: Reuters

A foto mostra Luis Fabiano com a bola pousada no braço e o juiz francês Stephane Lannoy, a curta distância apreciando a cena

Toinho de Passira
Fontes: Soir Info , Soir Info

Todo mundo está publicando essa primeira pagina do jornal da Costa do Marfim, o Soir Info que não é da capital, mas da cidade de Abidjan, que acusa a Luiz Fabiano de ter uma mão assassina.

Como o sujeito que faz a primeira página, quase sempre não escreve dentro dos jornais, as matérias do Soir Info sobre o jogo, são por demais equilibradas, em se tratando de uma partida conturbada, que praticamente eliminou o seu país da Copa do Mundo.

O comentarista esportivo do jornal, Coulibaly Vamara é bastante comedido em duas matérias sobre o jogo embora crie teoria de conspiração com o árbitro e diz que o segundo gol irregular acabou por desequilibrar a partida.

Vejamos o jogo Brasil X Costa do Marfim, por trechos dos comentários do Senhor Coulibaly Vamara:

”De fato, Luis Fabiano claramente manipulou a bola duas vezes antes de bater, sob o olhar do árbitro francês Stephane Lannoy. O Brasil precisava de uma ajudinha do árbitro para superar os elefantes da Costa do Marfim? Certamente que não. Kaká e seus companheiros estão em condições de vencer, sem dúvidas, a seleção da Costa do Marfim”.

Ao decidir ir em frente com os olhos vedados diante da mão na bola de Luis Fabiano, Stephane Lannoy, o árbitro francês do jogo, macula o sucesso da Seleção brasileira”.

O lance desequilibra a partida. Uma coisa é a motivação de voltar a jogar quando o placar é 1x0 outro é lutar contra um placar com uma diferença de um, dois gols”.

Adiante pergunta o cronista esportivo de Costa do Marfim: “Stephane Lannoy estava em uma missão, ou ele cometeu um simples erro de arbitragem? Em qualquer caso, a sua falha é muito grosseira e óbvia demais para se pensar em apenas um erro trivial. Especialmente vendo-se que ele foi ao jogador e disse que viu o controle da bola com a mão.

Certamente a FIFA analisará profundamente essa questão, a medida que mais e mais, o uso da mão no futebol tem criado situações de constrangimento e decepções. Depois que Thierry Henry, tirou a Irlanda da Copa do Mundo agora a mão de Fabiano matou os elefantes.

O cronista diz noutra matéria que as duas equipes tinha igual força e a diferença que levou a vitória do Brasil foi a genialidade de alguns atletas brasileiros. “No minuto 25, o gênio de Fabiano fez a diferença. Em um belo passe de Robinho, ele tabela com Kaká antes de bater Boubacar Barry, o goleiro de Costa do Marfim”.

Foto: Getty Images

Comenta adiante: “Na volta do intervalo, com o técnico da Costa do Marfim ainda no vestiário, aos 51 minutos, (seis minutos do segundo tempo) Luis Fabiano, entra na defesa da Costa do Marfim, como se essa fosse de manteiga, controla com a mão e faz 2X0.

Foto: Getty Images

Aos 62 minutos, Kaká em um contra-ataque cruza para Elano deslizar calmamente a bola nas redes dos Elefantes, 3X0.

No entanto, no minuto 80 em um centro de longo Yaya Toure, Didier Drogba de cabeça indefensável bate Júlio Cesar.

Por fim, o comentarista, Coulibaly Vamara diz que os “Elefantes ainda não estão eliminados, seu destino estaria mais ou menos atrelado ao resultado do jogo Portugal - Coréia do Norte.”

Com Portugal vencendo a Coréia do Norte de 4X0, a Costa do Marfim deu adeus a Copa de 2010, nós já podemos informar ao comentarista esportivo de Soir Inf.As outras imagens da partida:

Foto: Reuters

A indefensável cabeçada de Didier Drogba

Foto: Associated Press
A agressividade da falta de Tiote sobre Elano criou um clima hostil na partida que já vinha sendo disputada com violência pelos marfinenses

Foto: Associated Press

Por fim Kaká é expulso depois de ter cotovelado levemente no tórax o que fez uma cena cinematográfica, fingindo inclusive que havia sido atingido no nariz. O Brasil vai enfrentar Portugal sem Kaká. Pode ser bom para seleção brasileira.

Foto: Reuters

Encerrada a partida, acalmados os ânimos os jogadores exibiram explícitos sinais de amizade e respeito, coisa de craques, depois de uma disputadíssima partida. A imprensa divulgou largamente essa foto de Didier Drogba e Michael Bastos abraçadinhos desfilando pelo gramado

Foto: Getty Images

Na hora da troca de camisas Luis Fabiano pegou a do goleiro de Costa do Boubacar Barry e os dois abraçaram-se diante da aprovação de Didier Zokora


Nenhum comentário: