6 de abr. de 2010

Putin diz que pode vender US$5 bi em armas à Chávez

Venezuela - Rússia
Putin diz que pode vender US$5 bi em armas à Chávez
Os russos ainda amarrados na crise econômica incentivam o coronel Chávez a comprar armamento soviético e até oferecem uma linha de crédito de 2,2 bilhões de dólares. Publicamente, nenhum acordo de compra foi firmado, mas nem sempre as negociações sobre armamento são feitas as claras, só se vai saber o que aconteceu de verdade, quando os tanques de Moscou começarem a desembarcar na Venezuela

Foto: Associated Press

Hugo Chávez paparicou o presidente russo como pode, na foto, no Palácio de Miraflores, após o ter condecorado com a ordem Simon Bolivar, maior comenda da Venezuela, Putin recebeu uma réplica de ouro da espada de Bolivar. Ao fundo uma pintura do libertador Bolívar, herói venezuelano a quem Chávez se imagina ser o “alter ego”.

Toinho de Passira
Fontes: Reuters

As vendas de armamentos russos para a Venezuela poderão chegar a um total de 5 bilhões de dólares, disse o primeiro-ministro Vladimir Putin nesta segunda-feira, depois de retornar de uma visita à nação sul-americana.

O Companheiro Chávez ao invés de cuidar de investir em energia e no setor produtor de alimentos, destroçado pela sua revolução bolivarina, causando desabastecimento e apagões no país, investe massiçamente em armamentos, endividando desnecessariamente a Venezuela.

Putin encontrou-se na sexta-feira com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em Caracas, para discutir uma cooperação nos setores de petróleo, defesa e energia nuclear, mas nenhum novo acordo para venda de armas foi firmado.

Os Estados Unidos frequentemente demonstram preocupação com a venda de armas russas para a Venezuela, um dos maiores críticos de Washington na América Latina. O Brasil também deveria se preocupar, pois Hugo Chávez é um instável cidadão, capaz de entrar numa aventura guerreira, para ganhar votos, por exemplo.

Chávez diz que o aumento de seu arsenal tem como objetivo conter um planejado crescimento militar norte-americano na Colômbia, principal aliado dos EUA na região e vizinha da Venezuela.

"Nossa delegação acaba de voltar da Venezuela e o volume total de pedidos pode superar os 5 bilhões de dólares", disse Putin, segundo agências de notícias russas, numa reunião com empresários do setor bélico.

Putin afirmou que o valor inclui uma linha de crédito de 2,2 bilhões de dólares para a compra de armas russas concedida pelo governo de Moscou a Chávez durante visita do presidente venezuelano em setembro.

Foto: Divulgação

Uma das inúmeras versões Tanque soviético T-72, com mira a laser e visão noturna, não há nada que o supere na America Latina, por enquanto

Com esse montante serão adquiridos tanques T-72 e um avançado sistema anti-aéreo S-300, segundo a agência de notícias RIA. As reportagens não continham mais detalhes.

Nos últimos anos a Venezuela comprou mais de 4 bilhões de dólares em armas da Rússia, desde caças de combate Sukhoi até fuzis Kalashnikov.

Durante sua visita a Moscou em setembro, Chávez reconheceu a independência de duas regiões rebeldes pró-russas na Geórgia, um sucesso diplomático para Moscou. O presidente russo, Dmitry Medvedev, disse à época que a Rússia forneceria à Venezuela todas as armas que eles quisessem.

Chávez deseja reforçar as Forças Armadas da Venezuela com mísseis, tanques e submarinos russos. Ele afirma que precisa se defender do que chama o imperialismo dos EUA na América Latina.

Infelizmente temos, nesse aspecto, de dizer que o coronel venezuelano tem razão em ter medo dos americanos, pelos interesses estratégicos do grande volume de petróleo das reservas venezuelanas, embora parte dos seus temores, fundados, são gerado pela sua agressiva política anti-americanista.

Pintura a óleo de Ricardo Acevedo Bernal

Simón José Antonio de la Santísima Trinidad Bolívar Palacios y Blanco, foi um militar venezuelano e líder revolucionário responsável pela independência de vários territórios da América Espanhola, no século XIX. Na pintura, posou com a sua espada para o pintor Ricardo Acevedo Bernal, um pintor colombiano. Foi importantíssimo personagem na história da América Latina. O ídolo de Hugo Chávez, que imagina-se sua reencarnação, e até homenageou-lhe dando o seu nova ao seu estilo de govenar, que chama “Revolução Bolivariana"

Nenhum comentário: