11 de abr. de 2010

Morre presidente polonês em desastre aéreo

POLÔNIA – RUSSIA
Morre presidente polonês em desastre aéreo
O presidente da Polônia, Lech Kaczynski, o presidente do banco central e o comandante militar do país morreram neste sábado, quando o avião em que estavam caiu em meio a uma densa neblina quando se aproximava de um aeroporto na Rússia. O acidente vitimou, ao todo, 96 pessoas. Não houve sobreviventes

Foto:Associated Press

O Tupolev-154 que conduzia o presidente polonês e comitiva ficou totalmente destroçado em conseqüência da queda numa gelada floresta russa

Toinho de Passira
Fontes: The New York Times, BBC Brasil, Reuters, O Globo

O acidente que vitimou um grupo de importantes autoridades da Polônia, inclusive o seu presidente Lech Kaczynski e a primeira dama primeira-dama Maria, está sob forte investigação, com suspeitas de atentado, para compreender o inexplicável procedimento do piloto do avião presidencial polonês, que ignorou inúmeras ordens do tráfego aéreo russo, para que não pousasse naquele aeroporto, perto da cidade russa de Smolensk, devido as péssimas condições meteorológicas.

Foto: Reuters

O presidente Lech Kaczynski e a primeira dama primeira-dama Maria

Entre as vítimas do desastre com o Tupolev Tu-154, estavam ainda o presidente do banco central, Slawomir Skrzypek, no cargo desde 2007, o comandante militar Franciszek Gagor, e o vice-ministro do Exterior, Andrzej Kremer, num total de 96 vítimas.

Controladores aéreos russos disseram que, por causa da névoa espessa que cobria o aeroporto de Smolensk no momento, instruíram os pilotos do avião a pousar em outro aeroporto, em Minsk, mas a sugestão foi ignorada.

O vice-comandante da Aeronáutica russa, general Alexander Alyoshin, disse que os controladores perceberam que a aeronave voava a uma altura muito baixa quando o avião estava a cerca de 1,5 km da base aérea.

O controle instruiu a tripulação que retornasse ao voo horizontal. Quando isso não foi feito, eles os instruíram repetidas vezes a pousar em outro aeroporto, declarou o general.

Apesar de tudo, a tripulação continuou sua descida. Infelizmente, isso terminou de maneira trágica.

Foto:Arquivo

O avião presidencial polonês, de fabricação russa , o Tupolev-154 – 102, tinha 20 anos de uso, Passara recentemente por um revisão, depois dela ter apresentado alguns problemas e já se falava em substituição da aeronave, apesar de tecnicamente apta a voar

O chefe do controle de tráfego aéreo ordenou que a tripulação colocasse a aeronave na posição horizontal diversas vezes, quando eles não obedeceram, mandou que eles seguissem até um aeroporto alternativo, disse ele.

Kaczynski, era um crítico severo de Moscou e também conhecido por sua intransigência, estava a caminho de Katyn, na Rússia para homenagear os 22.000 poloneses prisioneiros de guerra que foram mortos pela policia secreta soviética em 1940.

Foto: Getty Images

Milhares polaco observam um minuto de silêncio em memória as vítimas do acidente aéreo que vitimou inclusive o presidente Lech Kaczynski, na frente do palácio presidencial em Varsóvia.

Não foi a primeira vez que o piloto do presidente polonês não obedeceu controladores de voos russos: em 2008, quando a Geórgia e a Rússia entraram em guerra, Kaczynski estava a caminho de Tbilisi para apoiar o presidente da Geórgia, Mikheil Saakashvili, no que ele dizia ser uma luta contra o novo Imperialismo do Kremlin.

A torre de controle disse ao piloto do avião de Kaczynski para voltar, porque era muito perigoso aterrissar em Tbilisi, mas o presidente - que também é o chefe do Estado de Maior - de acordo com a lei polonesa - mandou que o piloto aterrissasse, mesmo assim.

Foto: Associated Press

Lech e Jaroslaw Kaczynski, a dupla de gêmeos que dominavam a política polonesa

A morte de Lech Kaczynski, que ao lado de seu irmão Jaroslaw Kaczynski (que não estava no vôo) era uma força dominante da política polonesa, o acidente causa incerteza na política. A eleição presidencial, marcada para outubro, agora precisa ser feita dentro de dois meses, segundo a Constituição.

Foto: Reuters

Cortejo fúnebre trazendo o corpo do presidente Yevseyenkov chega a Varsóvia

É possível que o acidente tenha sido causado por erro do piloto, disse Andrei Yevseyenkov, porta-voz do governo local de Smolensk. Oficiais locais disseram que o avião atingiu o topo de árvores durante a queda.

As consequências políticas serão duradouras, e isso possivelmente vai mudar todo o cenário futuro da política polonesa, disse Jacek Wasilewski, professor da Escola Superior de Psicologia Social, em Varsóvia.

Kaczynski, de 59 anos, foi aliado do líder do partido Solidariedade, Lech Walesa, e junto com seu irmão fundou o partido Lei e Justiça, de direita. Ele deixou o partido quando se tornou presidente em 2005, mas continuou a apoiá-lo.

Embora o cargo do presidente seja fundamentalmente simbólico, ele pode vetar leis. Lech Kaczynski enfureceu o governo do primeiro-ministro Donald Tusk muitas vezes ao bloquear projetos de leis, como o que reformava o sistema de saúde do país.

Foto: Janek Skarzynski/AgenceFrance-Press/GettyImages

As homenagens tiveram inicio em Varsóvia logo que se soube do acidente

O presidente da câmara baixa do Parlamento, Bronislaw Komorowski, foi nomeado presidente em exercício, como prevê a Constituição. Komorowski também é o candidato presidencial de Tusk pelo partido Plataforma Cívica, de centro.

No avião, que pertencia ao governo polonês e tinha cerca de 20 anos, estava uma delegação de 88 pessoas que viajava para um evento em memória dos assassinatos em massa na cidade de Katyn, sob as ordens do líder soviético Josef Stálin, em 1940.

Foto:Reuters

O Primeiro-ministro da Rússia Vladimir Putin e o ministro de Emergências, Sergei Shoigu estiveram no local do acidente. O exame preliminar nas caixas pretas confirmam que o piloto desobedeceu ordens dos controladores do espaço aéreo russo.


Nenhum comentário: