29 de abr. de 2010

Chávez morre de amores pela guerrilheira Dilma

BRASIL – VENEZUELA
Chávez morre de amores pela guerrilheira Dilma
O ditador venezuelano Hugo Chávez passou menos de oito horas no Brasil, para se reunir com o seu comparsa Luiz Inácio Lula da Silva, em conversa com jornalista diz torcer pela candidata petista, para quem mandou um beijo. Sobre eleições disse que não sabe quando vai deixar de ser presidente

Foto: Reuters

Chávez só se alterou quando alguém perguntou pelo seu sucessor. “Não tenho sucessor neste momento à vista!” – respondeu

Toinho de Passira
Fonte: O Globo

Em pouco menos de oito horas no Brasil, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, voltou a dizer que torce pela pré-candidata petista, Dilma Rousseff e evitou comentar uma eventual vitória do tucano José Serra nas eleições. Chávez disse que Dilma é a candidata do seu coração e mandou beijos para a petista.

- Meu coração está com Dilma - disse Chávez, na porta do hotel, lançando em seguida um beijo no ar:

- Um beijo, Dilma.

Esta não foi a primeira vez que Chávez declarou apoio à pré-candidata petista. O presidente venezuelano tem repetido que a ex-ministra é sua amiga e que eles têm empatia.

Mais tarde, após ouvir Lula defender a democracia na América Latina, Chávez disse não saber quando deixará o poder.

- Quando eu vou entregar (a Presidência), eu não sei - afirmou ao responder a pergunta de jornalistas brasileiros.

As eleições presidenciais na Venezuela estão previstas para dezembro de 2012, mas Chávez disse que ainda não está definido se será ou não candidato. Ele disse que nos últimos dez anos passou por 11 eleições e se prepara para a próxima, do parlamento venezuelano, este ano. Afirmou que, mesmo assim, Lula foi criticado por apoiar "o ditador Chávez, o tirano Chávez".

Chávez disse que Lula deixará a Presidência, em dezembro deste ano, porque assim determina a Constituição. Segundo ele, é preciso respeitar as particularidades de cada país e a soberania popular:

- Quando vou entregar a meu sucessor? Não está previsto. Não tenho sucessor neste momento à vista. Não está prevista sucessão no curto prazo na Venezuela. Não está prevista na Constituição, que é a vontade do povo.

Em visita oficial ao Brasil, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, voltou a sinalizar apoio à pré-candidatura à Presidência da República Dilma Rousseff (PT). Em contrapartida, evitou comentar uma eventual vitória de José Serra (PSDB).

Fotomontagem Toinho de Passira

Chávez ama Dilma e é correspondido, o romance político da guerrilheira e do coronel é por afinidades ditatoriais. O venezuelano sonha que o sucessor de Lula continue favorecendo o seu país em detrimento ao Brasil

- Não quero me meter em coisas internas do Brasil, como o Brasil não se mete em coisas internas da Venezuela, mas o meu coração está aqui: Dilma Rousseff - afirmou Chávez nesta quarta-feira, mandando um beijo para a pré-candidata governista.

Sobre Serra, Chávez desconversou.

- Não vou me pronunciar sobre este tema. É assunto interno do Brasil - afirmou.

As declarações foram dadas a jornalistas quando o presidente venezuelano deixava o hotel para encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Desde 2007, os dois presidentes se reúnem a cada três meses, prá quê? Prá nada!


Nenhum comentário: