24 de abr. de 2010

Ciro Gomes: os últimos cinco minutos de fama

ELEIÇÕES 2010
Ciro Gomes: os últimos cinco minutos de fama
O ex-quase pretenso pré-candidato virou a bola da vez agora que o seu partido, PSB marcou a data, 27 de abril, para sua defenestração final do cenário eleitoral brasileiro. Todo mundo espera que ele saia atirando forte, em todas as direções, por enquanto ele está apenas soltando pequenos rojões, sua importância agora é só da possibilidade dos estragos que ele pode causar como homem bomba verbal

Photoshop Toinho de Passira

'Vou espernear até terça-feira', diz Ciro Gomes em entrevista

Toinho de Passira
Fontes: O Globo, Blog do Jamildo, O Globo, Correio Braziliense, Blog Lucia Hippolito

O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) Ciro Gomes estava em todos os meios de comunicação ontem, sexta-feira. O site IG publicou o que seria uma entrevista sua que ele diz não ter concedido, mas a partir daí, os refletores políticos voltaram-se todos na sua direção e ele não se fez de rogado.

Em entrevista na noite desta sexta-feira ao telejornal do SBT, Ciro acusou o PT e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de cometer erros graves ao pressionar, com "ameaças" pela retirada de sua pré-candidatura à Presidência da República, porque seria apoiador natural de Dilma Rousseff (PT) em um eventual segundo turno com José Serra (PSDB).

Ele disse acreditar que Lula estaria perdendo a humildade e alertou para três fatores, ou "erros crassos" que podem dizimar a candidatura da ex-ministra: sua inexperiência e deslizes na pré-campanha, a presença de José Dirceu no comando de campanha e a aliança com o PMDB - que, segundo ele, não passa de uma negociação por "minutos de televisão" e "silêncio" para malfeitos de pilantras.

Ciro disse que continuará a "espernear e brigar" pelo lançamento de seu nome ao Planalto até o último momento, na manhã de terça, quando o PSB se reúne para bater o martelo. Mas disse que se for derrotado, irá obedecer as orientações de seu partido e colocará a "viola no saco".

Das coisas reveladas, a mais contundente foi a participação efetiva, na linha de frente do Chefe de Quadrilha José Dirceu, na coordenação política da campanha da candidata de Lula.

Disse ele:

”O Zé Dirceu, ex-presidente do PT, esteve no Ceará, lá na casa do meu irmão, que é governador do Estado, dizendo muito delicadamente que, se eu fosse candidato, o PT ia retirar apoio dele”.

Como se vê tudo bem ao estilo Dirceu ameaça e pressão, como o comentário de Ciro, sobre Dirceu: “Esse eu já mandei pastar.”

“Todo mundo sabe que eu sou adversário do Serra desde sempre. Agora o Serra é mais bem preparado do que a Dilma porque já foi governador, prefeito e ministro duas vezes. A Dilma já foi ministra duas vezes, então empata aqui. (Serra) já foi deputado, já disputou eleições, já ganhou, já perdeu. E ela nunca disputou nenhuma eleição. Agora, ela é melhor pessoa que o Serra. Ele é muito solitário, muito autoritário. – falou na entrevista.

” O Serra trata o adversário como um inimigo a ser destruído. E isso tá criando muito problema no Brasil. O PT desenvolveu esse mesmo cacoete. Então essa história de uma eleição, que, por cima da mesa, é toda elegante mas, por baixo da mesa, é dossiê para cá, dossiê para lá. Isso está destruindo a confiança do jovem brasileiro na política. Isso é um crime. “ – continuou

” O Serra quer que eu saia e não seja candidato. O PT quer que eu saia e não seja candidato. Um dos dois está errado. É claro que é o PT, é óbvio. Porque se eu for candidato e não tiver a ventura de ter a preferência do povo e ganhar a eleição, como eu pretendo, eu vou apoiar a Dilma, que é minha vizinha. Todo mundo sabe que eu não vou apoiar o Serra. Quem tá certo? Óbvio que é o Serra. “ – continuou

Eu tenho profundo carinho, respeito e amizade pelo presidente Lula, mas ele está errado. Está popularíssimo. Está no céu, merecidamente, porque faz um grande governo, beneficia o Brasil, beneficia o povo, mas não tem mais ninguém para dizer nada ao Lula. Ele está perdendo a humildade. Por que ele não pode tratar esses assuntos com franqueza? Por que não trata comigo, cara a cara, francamente?”

”Ela não tem nenhuma eleição na vida dela, nenhuma campanha. Os primeiros movimentos dela já me deixaram de cabelo arrepiado, os poucos que ainda tenho. Foi um erro atrás do outro. Acabou de ter esse trauma lá em Minas Gerais da retirada do Aécio e a Dilma desce lá e vai visitar o túmulo do Tancredo (Neves)? Aí a turma mete lá na testa dela, algo que não é culpa dela, que o PT negou-se a apoiar o Tancredo no colégio eleitoral. Aí ela sai e vai para o Ceará. Eu ainda sou candidato, caramba! (...) Três erros básicos, crassos. “

”O Zé Dirceu está ainda numa situação delicada. É meu amigo, eu sou testemunha dele, quero defendê-lo, mas tá errado, vai ser um desacato ao judiciário, à Justiça, à opinião pública. Uma pessoa que ainda não se desvencilhou dos problemas graves em que se envolveu já vir para... Estou falando do futuro do país.”

”Agora bota na vice-presidência da Dilma uma pessoa que, eventualmente não tenha voto e que seja amanhã chamada a explicar o inexplicável, pronto taí um dos fatores que pode botar para fora. O PMDB é um partido tão bom e tão ruim como qualquer outro. O problema é: como é que se faz essa aliança? Para que se faz uma aliança? (....) Não tem nenhuma agenda. Isso é tráfico de minuto de televisão, nas barbas do Tribunal Superior Eleitoral, negociando tempo de televisão e silêncio para não apurar malfeitos. Então você se junta com os pilantra para não apurar os malfeitos que o pilantra faz. Isso não tem sentindo. Eu tô fora.

COMENTÁRIO: A jornalista Lúcia Hipolito foi quem primeiro sacou o tamanho da dimensão da retirada de Ciro Gomes da campanha, mais do que isso, a retirada de Ciro Gomes da vida pública, pois Lula mandou que ele transferisse o seu título para São Paulo, acenando em sair candidato a governador, ele obedeceu, hoje o PT está lançando Aloisio Mercandante candidato, e Ciro, que não pode voltar o título para se candidatar a deputado pelo Ceará, por exemplo, pois não tem espaço para se eleger deputado em São Paulo ficou com as calças na mão.

Dilma foi para Minas, por flores no túmulo de Tancredo Neves, e ao Ceará sem avisar a Ciro, porque Lula mandou, ele não faz nada por conta própria.

Lula não deixa Ciro sair candidato, pois, não confia que no meio da campanha, o marido de Patrícia Pilar, tasque o sarrafo na companheira Dilma, tentando eliminá-la, para ir a um segundo turno com Serra, que para ele seria o melhor dos mundos.

Os institutos de pesquisas dizem que os votos de Ciro provavelmente carrearão em maior volume para o lado de Serra que para o lado da candidata de Lula. Mas os partidários da petista imaginam que está muito longe do dia da votação e que podem alterar essa história.

Para nós jornalistas, a saída de Ciro Gomes da campanha tira a emoção. Será como corrida de Formula Um, sem japonês para bater nos líderes, lembrar o lendário Ukyo Katayama, que corria mais na grama que na pista.

Mas Ciro ainda vai nos proporcionar bons momentos pelo menos nesse instante que a campanha está morna. Somos otimistas: ainda acreditamos que quando Ciro constatar sem volta, que seu partido a mando de Lula lhe sacaneou de verdade, ele vai subir alguns tons dessas declarações educadas que anda concedendo. Se ele não falar na mãe de ninguém, vai ser uma tremenda decepção.

Foto: Divulgação

A única coisa em Ciro que não precisa retoques é Patrícia Pilar.


Um comentário:

Pepê disse...

Tomara que o Ciro solte o verbo. Coragem e cacife ele tem. Foi uma grande sacanagem com ele. Seria o meu candidato natural.