8 de abr. de 2010

Dias de lama e agonia na cidade Maravilhosa

RIO DE JANEIRO
Dias de lama e agonia na cidade Maravilhosa
Equipes de resgate retiraram nesta quarta-feira mais corpos de vítimas da forte chuva e dos deslizamentos que deixaram ao menos 138 mortos no Estado do Rio de Janeiro, como há o registro de pelos menos 50 desaparecidos, a tragédia pode chegar a duas centenas de mortos.

Foto: Reuters

IMAGEM DRAMÁTICA No Morro do Prazeres, no bairro de Santo Teresa, um menino de 8 anos, que lutava para sobreviver sob os escombros há mais de 24 horas, não resistiu e morreu pouco antes de ser resgatado. Bombeiros cobertos de lama lamentavam não ter conseguido salvar o menino, que estava debaixo da terra desde a madrugada de terça-feira e ainda conversava com as equipes de resgate nesta manhã.

Fontes: Reuters

Ao menos 18 pessoas morreram soterradas dentro de suas casas no Morro dos Prazeres, onde o deslizamento de terra provocado pelas águas das chuvas pegou os moradores de surpresa durante a noite de segunda, quando começou a tempestade.

Foto:

Corpos das vitimas do deslizamento enfileiradas na calçada do Morro dos Prazeres

A capital do Estado começou a retornar à normalidade nesta quarta-feira e não foram registrados novos deslizamentos. A maior parte do dia foi sem chuva, que apareceu somente no início da noite, mas sem a mesma força do começo da semana.

Foto: Reuters

Deslizamento em São Conrado

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) deve continuar a chover no Rio de Janeiro ao menos até sábado.

Foto: Reuters

A área nobre do Jardim Botânico inundada na tarde do dia 6

De acordo com os números dos Bombeiros, Niterói, na região metropolitana, foi a cidade mais afetada, com 67 mortes e, na capital, foram 44 óbitos. A chuva também deixou mortos em São Gonçalo, Nilópolis, Duque de Caxias, Magé, Paulo de Frontin e Petrópolis. Ainda há 53 pessoas desaparecidas e 135 feridos no Estado.

Foto: Getty Images

Cariocas usam a grande do Jardim Botânico para caminha durante a enxurrada

A Defesa Civil informou que o temporal também deixou 11.439 pessoas desalojadas e 3.262 desabrigadas, principalmente no Rio de Janeiro, São Gonçalo e Niterói, que decretou luto oficial de sete dias em memória das vítimas das chuvas, registradas no Estado desde o final da tarde de segunda-feira até esta quarta-feira.

De acordo com o governo estadual, 2.000 pessoas serão desapropriadas de áreas de risco em todo o Estado. Apenas na capital, há 10 mil residências em áreas de risco após o registro de pelo menos 180 deslizamentos.

Foto: Getty Images

Cidadão utilizou o pedalinho da Lagoa Rodrigo de Freitas, como meio de transporte, para ir para casa.

Os transportes, como trens, metrô e aeroportos, funcionaram normalmente nesta quarta-feira, porém 11 bairros da capital continuavam sem energia elétrica.

A exemplo do que aconteceu na terça-feira, as redes municipal e estadual de ensino tiveram as aulas canceladas nesta quarta-feira. As particulares seguiram a orientação. Na quinta-feira as aulas voltarão ao normal.

Foto: Reuters

Funcionário limpam os corredores do Maracanã, invadidos pelas águas da enxurrada

O temporal afetou também o futebol, com o adiamento da partida entre Flamengo e Universidad do Chile, pela Copa Libertadores, que estava marcada para esta quarta-feira no Maracanã. O estádio ficou inundado e o gramado completamente alagado após o rio Maracanã ter transbordado


*Alteramos, titulamos, cortamos e acrescentamos comentários e fotos ao texto original de Rodrigo Viga Gaier - Com reportagem adicional de Douglas Engle, da Reuters

Nenhum comentário: