11 de out. de 2013

Comissão eleitoral do Azerbaijão divulga resultado de eleição presidencial antes do início da votação

AZERBAIJÃO - Eleição
Comissão eleitoral do Azerbaijão divulga resultado de eleição presidencial antes do início da votação
Por mais que pareça uma piada é verdadeira a notícia que o governo do Azerbaijão divulgou o resultado da eleição no dia anterior ao pleito. A Comissão Eleitoral Central divulgou os resultados que mostravam o presidente Ilham Aliyev, que assumiu o lugar de seu pai há 10 anos, havia ganhando com 73 por cento dos votos. No dia seguinte pediram desculpas pelo mal entendido, haviam sido modestos, abertas as urnas o presidente havia sido reeleito, com 85% dos votos.

Foto: AFP / Getty Images

Previamente eleito, O presidente do Azerbaijão Ilham Aliyev vota em Baku, na quarta-feira.

Postado por Toinho de Passira
Fontes: Opera Mundi, Al Jazeeara, Washington Post, CBS

O governo do Azerbaijão anunciou na manhã desta quarta-feira (09/10) o resultado da eleição presidencial do país. No entanto, para o espanto da população, as votações nem sequer haviam começado. Em outras palavras, a vitória de reeleição do atual presidente, Ilham Aliyev, com 73 por cento dos votos, foi divulgada na internet antes que qualquer cidadão houvesse depositado seu voto nas urnas.

O episódio causou constrangimento generalizado no governo azerbaijano. A justificativa oficial é que o desenvolvedor do aplicativo responsável pelas eleições fazia testes usando informações das eleições de 2008 e teria "divulgado por engano os resultados". No entanto, a lista de candidatos apresentados era deste ano, e não de 2008, como alegaram as autoridades locais.

O atual presidente Ilham Aliyev, cuja família tem estado no comando da nação, rica em petróleo e banhada pelo Mar Cáspio, há quatro décadas, acusado de calar a imprensa independente e proibir as manifestações políticas de oposição, foi reeleito em 2008 com 89% dos votos.

Abertas as urnas, nesta quinta (10) o CEC (Comissão Eleitoral Central) divulgou que o presidente Ilham Aliyev, foi oficialmente reeleito, para o terceiro mandato de cinco anos, por ter conseguido 85 por cento dos votos, enquanto o principal candidato da oposição, Jamil Hasanli foi escolhido por apenas 5,5 por cento dos eleitores.

Diante da desconfiança generalizada de observadores internacionais e denúncias da oposição, vê-se que nem a divulgação prévia ousou apresentar resultado tão elástico.

"A magnitude da fraude é tanta que é impossível estabelecer a vontade popular expressada nas urnas", disse em entrevista o candidato opositor, que acusou Aliyev de "usurpação do poder". Hasanli anunciou que "a luta não termina com as eleições" e que buscará a impugnação do resultado nos tribunais.

O atual presidente, acusado de calar a imprensa independente e proibir as manifestações políticas de oposição, segundo Hasanli, não poderia concorrer a um terceiro mandato, já que a reforma constitucional entrou em vigor quando o líder já havia sido reeleito uma vez.

Nenhum comentário: