23 de mar. de 2013

Histórico encontro entre o Papa Francisco e Bento 16

VATICANO
Histórico encontro entre o Papa Francisco e Bento 16
Francisco almoçou nesse sábado com seu antecessor, Bento 16, em Castel Gandolfo, no sul de Roma. Em 600 anos um encontro desse não acontecia: dois Papas, vivos se confraternizando.

Foto: L’Osservatore Romano/Reuters

Um jornal italiano diz na manchete: Bergoglio encontra Ratzinger em Castelgandolfo. Assim reunidos ficou evidente o peso de 10 anos de diferença de idade entre os dois pontífices. O Argentino tem 76 e o alemão completa no próximo mês 86.

Postado por Toinho de Passira
Fontes: , BBC Brasil, NBC News, La Repubblica, The Guardian, Le Monde, Il Messaggero

O papa Francisco almoçou nesse sábado com seu antecessor, Bento 16, em Castel Gandolfo, no sul de Roma. É a primeira vez que um encontro desse tipo acontece em 600 anos.

Francisco foi levado de helicóptero do Vaticano até Castel Gandolfo, onde o papa emérito vive desde sua renúncia ao pontificado

O cardeal argentino Jorge Maria Bergoglio foi eleito como líder da Igreja Católica no dia 13 de março.

O Vaticano não divulgou nenhum comunicado oficial sobre o encontro, mas o correspondente da BBC em Roma, David Willey, diz que o encontro teve uma mistura calculada de informalidade e formalidade, em meio a especulações sobre como o protocolo atual do Vaticano lidaria com a situação.

O papa emérito abraçou Francisco em sua chegada no heliporto de Castel Gandolfo, usando o casaco branco com o qual já havia sido visto caminhando pela propriedade.

Os dois pontífices, vestidos de branco, trocaram presentes e rezaram juntos na capela privada do local.

Francisco insistiu em ajoelhar-se ao lado de Bento 16 e não usou o genuflexório especial preparado para ele. "Não! Nós somos irmãos, rezamos juntos!", disse o novo pontífice.

Foto: ANSA

No encontro privado, os dois devem ter tratados sobre os temas polêmicos

TEMAS DELICADOS

Na agenda do encontro dos sacerdotes estavam assuntos polêmicos que serão herdados pelo cardeal argentino em seu pontificado, incluindo um documento secreto preparado por Bento 16 sobre o escândalo de vazamento de documentos no ano passado.

O novo líder da Igreja Católica é geralmente eleito após a morte de seu antecessor e não há nenhum registro público de encontros anteriores entre um papa em exercício e um ex-papa.

Em 1294, Celestino 5º renunciou após cinco meses como papa. Bonifácio 8º foi eleito dias depois e ordenou a prisão do pontífice anterior. Celestino faleceu um ano depois.

O papa Francisco falou com carinho sobre seu antecessor no cargo. Um de seus primeiros atos como papa foi um telefonema para Bento 16.

Foto: Assaocieted Press

Francisco rejeitou genuflexório papal e rezou ao lado de antecessor

O pontífice emérito deverá permanecer na residência de verão em Roma até que novas acomodações sejam preparadas para ele dentro do Vaticano - previstas para o fim de abril.

Já Francisco começa essa semana a temporada litúrgica mais importante da Igreja, com a missa do Domingo de Ramos na Praça de São Pedro, que dá início à semana da Páscoa.

Foto: La Presse

Pontífices trocaram presentes durante encontro


Nenhum comentário: