4 de dez. de 2012

Em viagem a Portugal, Rose, a amante de Lula, carregava 25 milhões de euros, diz Blog do Garotinho

BRASIL - Corrupção - Denúncia
Em viagem a Portugal, Rose, a amante de Lula, carregava 25 milhões de euros, diz Blog do Garotinho
O rumor de que a ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo Rosemary Noronha entrou com 25 milhões de euros em Portugal já vinha circulado pela internet há alguns dias. Mas o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) foi o primeiro a publicar a informação em seu blog neste domingo 2. Sem citar nomes, o parlamentar relatou que foi um policial federal que detalhou o episódio a ele.



Rose, a mala diplomática abarrotada de euros

Postado por Toinho de Passira
Fontes: Blog do Garotinho, Noticia R7, Brasil 247, Besta Fubana, Estado de Minas, Estadão,
Blog da Folha

Neste domingo 02, o deputado federal, Anthony Garotinho (PR-RJ) , no seu Blog, afirma que existe uma conta na agência central do Banco Espírito Santo, na cidade do Porto (Portugal), na onde foram depositados no 25 milhões de euros, que teria sido levada a Europa na mala de Rosemary Noronha, a amante de Lula, flagrada, por aqui, em falcatruas, na operação “Porto Seguro” da Polícia Federal.

Segundo o deputado, Rosemary que possuía um passaporte diplomático e a prerrogativa de não ter sua bagagem examinada nas alfândegas do nosso e de outros países do mundo, numa viagem de Lula a Portugal, teria levado na “mala diplomática a quantia, que equivale a R$ 68 milhões.

Segundo o deputado ao desembarcar em Portugal, acompanhando a comitiva de Lula, a secretaria-amante do presidente foi obrigada a declarar se se a “mala diplomática” sob sua responsabilidade “continha valores em espécie, o que é obrigatório pela legislação da Zona do Euro, mesmo que o volume não possa ser aberto”.

Rose, pega de surpresa, acabou declarando que conduzia 25 milhões de euros. Então as autoridades alfandegárias portuguesas teriam sugerido que ela “contratasse um carro-forte para o transporte”.

Segundo Garotinho, a “requisição do carro-forte está na declaração de desembarque da passageira Rosemary Noronha, e a quantia em dinheiro transportada em solo português registrada na alfândega da cidade do Porto, que exige uma declaração de bagagem de acordo com as leis internacionais”. “Está tudo nos arquivos da alfândega do Porto”.

Foto: Google Map

Agência do Banco Espirito Santo, na avenida Aliados 6668, cidade do Porto, Portugal. O Espírito Santo não é exatamente um lugar seguro para se guardar milhões, no momento. Em outubro do ano passado, a agência de classificação de risco Moody’s rebaixou a nota de crédito daquela instituição bancária, junto com outros bancos portugueses

Garotinho diz que a agência central do Banco Espírito Santo, na cidade do Porto, onde o dinheiro teria sido depositado, negou-se a dá informação, alegando a lei de sigilo bancário. Mais tarde o Banco teria informado que Rosemary Noronha não tinha conta no Banco, nem teria em seu nome depositado qualquer quantia.

Segundo Garotinho, porém, a empresa de transportes de valores, para realizar a tarefa, exigiu que fosse feito um seguro. Na apólice desse seguro, constaria como: "Responsável pelo transporte: Rosemary Noronha". e beneficiário, o proprietário do dinheiro, Garotinho insinua que seria o Presidente Lula:

“E o beneficiário, o felizardo dono dos 25 milhões de euros, alguém imagina quem é? Será que ele não sabia? A coisa foi tão primária que até eu fico em dúvida se é possível tanta burrice”. –comenta Garotinho.

Segundo ele, “esses documentos estão arquivados na alfândega do aeroporto internacional Francisco Sá Carneiro, na cidade do Porto. O dinheiro está protegido pelo sigilo bancário, mas os demais documentos não são bancários, logo não estão sujeitos a sigilo. A apólice para transportar o dinheiro para o Banco Espírito Santo é pública, e basta que as autoridades do Ministério Público ou da Polícia Federal solicitem às autoridades portuguesas”.

Garotinho, abastecido por "uma fonte da Polícia Federal"
Ontem, segunda-feira, 3, Garotinho acrescentou no seu Blog, o que seria uma explicação porque o Banco Espirito Santo, havia sido o escolhido para o depósito milionário e suspeito. Lembra que “há um elo, entre a diretoria do banco português e José Dirceu, que foi chefe de Rosemary por 12 anos, antes de virar assessora, e íntima de Lula”.

Reaviva que no julgamento do Mensalão, o relator Joaquim Barbosa destacou a reunião entre diretores do Banco Espírito Santo com José Dirceu no seu gabinete na Casa Civil. No seu relatório Barbosa afirmou que o empresário do ramo de publicidade Marcos Valério "falava em nome de José Dirceu". Barbosa afirmou ainda que Marcos Valério foi enviado por Dirceu a Portugal para reuniões com dirigentes do Banco Espírito Santo e da Portugal Telecom, que seriam para obter doações para a campanha à reeleição de Lula”.

Garotinho conclui que “Lula, José Dirceu, o Mensalão e o escândalo de Rosemary estão todos intimamente ligados, e como se diz na linguagem popular: ‘juntos e misturados’”.

Falando ao site Brasil 247, Garotinho põe mais lenha na fogueira, afirmando ter conhecimento que a “quebra do sigilo de e-mails dos envolvidos na Porto Seguro foi entregue primeiro ao Ministério Público Federal e à Justiça para que os mandados de busca e apreensão fossem autorizados. Mas sugeriu que as interceptações telefônicas envolvendo ligações de Rosemay Noronha e o ex-presidente Lula ainda estão em poder da Polícia Federal”.
Garotinho deixa entrever, na entrevista ao site, Brasil 247, que seu informante é alguém da Polícia Federal.

Oficializando a denuncia, o deputado Anthony Garotinho disse ainda no seu Blog que vai protocolar Requerimento de Informações nesta terça-feira (4) no Ministério de Relações Exteriores para saber detalhes da viagem a Portugal e confirmar a denúncia.

"Vou pedir explicações junto ao Itamaraty, com base na Lei da Transparência, para saber datas, pessoas que viajaram na comitiva e detalhes sobre a entrada dessa mala diplomática na cidade do Porto".

Segundo o jornal Estado de Minas, “a partir das informações solicitadas ao ministério, Garotinho pretende pedir à alfândega do Porto dados sobre a suposta entrada de dinheiro na cidade”. O Advogado de Rosemary Noronha, o criminalista Celso Vilardi, falando ao Estado de Minas, disse com veemência:< BR>
“Eu asseguro que ela (Rose) jamais esteve em missão diplomática no Porto, jamais esteve numa viagem oficial no Porto”.

Conferindo na lista oficial de viagens internacional de Rose na comitiva de Lula, vê-se que ela esteve quatro vezes em território português, nem uma das vezes na cidade do Porto.

Em junho de 2007, em julho de 2008 e em junho de 2010, esteve em Lisboa e em dezembro de 2009, esteve em Estoril.

Isso não quer dizer que ela não possa ter dado uma escapadela, para cumprir a missão da mala diplomática abarrotada de euros.

PLANETA ROSEMARY NORONHA


O repórter Alexandre Aragão, da Folha de S. Paulo, criou o mapa, com dados colhidos na planilha das viagens presidenciais. Clique para abri-lo inteiro e saber por onde andou Rose acompanhando Lula, por esse mundão de meu Deus.


2 comentários:

Aparício Fernando disse...

Em Saquarema-RJ aconteceu um fato muito estranho. Antes das eleições era só andar pelas ruas e perguntar em quem o eleitor iria votar que a resposta era unânime: Pedro Ricardo, candidato da oposição. Pois bem, o rapaz perdeu em todas, eu disse todas as 173 urnas da cidade. Perdeu e perdeu de muito. O mais estranho é que hoje, um mês após as eleições, você vai às ruas e os eleitores continuam unânimes em dizer que votaram em Pedro Ricardo. Seria muito mais cômodo pro eleitor dizer que votou na candidata vitoriosa. Mas não, o eleitor bate o pé afirmando que votou no outro. Curiosamente, é difícil encontrar alguém que confirme que votou na candidata vencedora, que coincidentemente é a esposa do deputado estadual Paulo Melo, presidente da ALERJ. Existem vários relatos da internet e inclusive vídeos no YOUTUBE atestando a vulnerabilidade das urnas eleitorais. Está lá pra quem quiser assistir. O fato é que esse triunvirato: Cabral, Zveiter e Paulo Melo atenta contra a democracia. Todos os poderes encontram-se de um lado só da balança, prejudicando a alternância do poder, principal filosofia da democracia. O fato é que não adianta espernear, pois o TSE, por mais que existam evidências que comprovem, jamais irá admitir fraudes em suas 'caixas pretas'. O ideal seria que a urna eletrônica emitisse, também, um cupom onde mostrasse em quem o eleitor votou. E que esse cupom fosse colocado numa urna tradicional ao lado dos mesários, para fins de comprovação posterior. Uma coisa é certa: nenhum outro país no mundo, depois de examinar, quis comprar nosso ‘avançadíssimo, rápido e moderno' método de escrutínio, nem o Paraguai.

José Antonio disse...

Esse Garotinho é um baita dum picareta. Na verdade o que ele está fazendo é chantagem com o outro pilantra. É o caso do ladrão que rouba ladrão ...
Quanto ao relatado, espero que seja verdade e que, nesse caso, a Polícia Federal encaminhe o que tiver para o Ministério Público e esse peça cópia dos documentos mencionados, antes que a corja coloque fogo na empresa que fez o dito seguro.