8 de dez. de 2012

Nova condenação põe Cachoeira na cadeia novamente

BRASIL – Caso Carlinho Cachoeira
Nova condenação põe Cachoeira na cadeia, novamente
Pelo processo resultante da Operação Monte Carlo, realizada em fevereiro pela Polícia Federal, que tramita em Goiânia, o juiz condenou Carlinhos Cachoeira a 39 anos e determinou sua prisão imediata.

Foto: Evaristo Sa/AP

Carlinhos Cachoeira, diante da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista do Congresso, em Brasília

Postado por Toinho de Passira
Fontes: G1 - Goiás, Estadão , Exame, Folha de S.Paulo

O contraventor Carlinhos Cachoeira foi condenado nesta sexta-feira (7) a 39 anos de prisão pelos crimes de peculato, corrupção, violação de sigilo e formação de quadrilha. As acusações são relativas à Operação Monte Carlo, da Polícia Federal. Cachoeira voltou a ser preso logo após a publicação da sentença, do juiz Alderico Rocha, da 11ª Vara Federal, nesta tarde, em Goiânia. A defesa pode recorrer da decisão.

O mandado de prisão foi expedido pelo magistrado e cumprido pela Polícia Federal.Até então, Cachoeira permanecia em liberdade desde determinação da Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) no começo deste mês.

Cachoeira estava em casa quando foi preso, por volta das 13h. Ele foi levado para a Polícia Federal, em Goiânia. O advogado dele, Nabor Bulhões, informou que está em Brasília e que vai apurar o motivo da prisão antes de se pronunciar.

PRISÃO ANTERIOR

No último dia 21, Cachoeira deixou o presídio da Papuda, em Brasília, beneficiado por um alvará de soltura expedido pela 5ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Ele havia ficado preso por nove meses.

Na ocasião, o bicheiro seguiu para Goiânia, onde tem residência, para reencontrar os filhos.

Dos 16 dias que ficou em liberdade, Cachoeira passou cinco dias internado no Instituto de Neurologia de Goiânia, onde ficou do domingo, 25, até 30.

O médico hematologista Cesar Leite, que liderou a equipe que cuidou do contraventor, disse ele chegou ao hospital bastante debilitado por causa dos 18 kg que perdeu no período em que esteve preso. Cachoeira estava com diarreia, náuseas, insônia e estresse.

“Ele envelheceu 5 ou 6 anos em nove meses de prisão” - disse o médico, que recomendou que ele tivesse pelo menos um mês de repouso - "Eu até falei para ele sair daqui e ir para um lugar mais tranquilo.

Não se sabe se a prisão será esse lugar tranquilo recomendado pelo médico.

Ao receber alta do Hospital, Cachoeira chegou a falar com imprensa, dizendo-se bem e feliz, e com planos de se casar com a empresária Andressa Mendonça ainda neste mês de dezembro.

Parece que ele vai ter que adiar os planos matrimoniais.

OPERAÇÕES

O nome de Cachoeira aparece envolvido em duas operações da PF: a Monte Carlo e a Saint Michel. A Saint Michel é um desdobramento da Operação Monte Carlo, que apurou o envolvimento de agentes públicos e empresários em uma quadrilha que explorava o jogo ilegal e tráfico de influência em Goiás.

Cachoeira foi preso em fevereiro devido às investigação da Monte Carlo. Já preso, foi expedido um novo mandado contra ele pela Operação Saint Michel. Em outubro, ele obteve um habeas corpus relacionado às investigações da Monte Carlo, mas continuou preso em razão do mandado expedido pela Saint Michel.

Cachoeira é alvo, ainda de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).O contraventor foi conduzido à carceragem da PF em Goiânia, mas deve ser transferido em breve, para o Presídio da Papuda (DF), onde já havia ficado hospedado, por 265 dias em prisão temporária.

Os advogados de Cachoeira, Nabor Bulhões e Cleber Leite, argumentam que o habeas corpus do TRF-1, determinou que ele responderia o processo em liberdade, valeria tanto para prisões decorrentes da operações Monte Carlo, cujo processo corre em Goiás, e Saint Michel, que tramita no Distrito Federal. Bulhões e Leite enviaram o documento, por fax, para o juiz Alderico Rocha Santos na tarde desta sexta-feira.

Nenhum comentário: