8 de dez. de 2012

História se repete: Chávez retorna à Venezuela, após tratamento em Cuba

VENEZUELA
História se repete: Chávez retorna à Venezuela,
após tratamento em Cuba
As especulações continuam, o Presidente some, reaparece, diz que está curado, volta para se tratar, e ontem, 7, após nove dias ausente, regressa sorridente, no meio da madrugada. Tudo é feito de surpresa, com a cobertura jornalista feita, apenas pela imprensa estatal. Não há informação concreta do verdadeiro estado de saúde de Chávez, apenas um pequeno círculo de assessores e parentes, sabe exatamente o que está acontecendo.

Foto: Palacio Miraflores/Reuters

Presidente venezuelano, Hugo Chávez, conversa com membros do gabinete em sua chegada de Cuba, no aeroporto Simón Bolívar, em Caracas

Postado por Toinho de Passira
Fontes: El Universal, El Mundo, Granma, Gobierno Venezuela, Reuters , G1

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, fez um retorno teatral ao país nesta sexta-feira, após ter passado por tratamento médico relacionado a um câncer em Cuba, e brincou com autoridades no aeroporto, em sua primeira aparição pública em três semanas, exibidos em um vídeo retransmitido pela TV estatal.

”Estou feliz em estar de volta novamente, feliz e empolgado", disse Chávez ao cumprimentar ministros de forma efusiva e alegre, perguntando "Onde é a festa?"

O líder socialista, de 58 anos, foi submetido a três cirurgias contra o câncer desde 2011 e voltou a Havana dez dias atrás para receber "oxigenação hiperbárica" -- um tratamento normalmente usado para aliviar a deterioração dos ossos causada pela radioterapia.

Contudo, cresceram as especulações de que ele poderia ter sofrido uma recaída, ou que a história de que estaria curado do câncer nunca tivesse sido verdadeira.

Chávez declarou-se "completamente curado" da doença este ano e conquistou a reeleição de forma confortável em outubro.

Em meio aos rumores, autoridades afirmaram que a viagem mais recente a Cuba era apenas uma consulta de acompanhamento já marcada para avaliar o tratamento de radioterapia ao qual foi submetido no primeiro semestre.

Os partidários comemoram a volta do presidente que lidera o país desde 1998. Chávez vestia uma roupa esportiva colorida e estava acompanhado de familiares e assessores, incluindo o vice-presidente, Nicolás Maduro.

"SIIIIMMMM!!!!", escreveu no Twitter Eva Golinger, uma advogada ligada ao governo Chávez.

"Chávez está de volta e desbancou todos os caluniadores, necrófilos, fofoqueiros e agourentos. Bem-vindo comandante."

O jornal do Partido Comunista cubano mostrou nesta sexta-feira o presidente de Cuba, Raúl Castro, despedindo-se de Chávez no aeroporto de Havana.

Com o retorno, Chávez tem uma semana para fazer campanha antes das eleições estaduais de 16 de dezembro, nas quais o Partido Socialista, de situação, espera tirar proveito da reeleição do presidente para recuperar das mãos da oposição alguns governos.

A oposição, no entanto, espera que o descontentamento com questões como criminalidade, cortes de energia e corrupção garantam a manutenção dos sete Estados que eles governam entre os 23 da Venezuela.

Chávez era aguardado para reunião de cúpula do Mercosul em Brasília nesta sexta-feira, mas a sua viagem foi cancelada.


Nenhum comentário: