23 de dez. de 2012

Governo cubano proíbe o ritmo reggaeton

CUBA - Bizarro
Governo cubano proíbe o ritmo reggaeton
Agora é com a música. O principal inimigo da revolução cubana, hoje, é chamado de reggaeton , um gênero musical que mistura reggae, hip hop e ritmos latinos, tornou-se um dos mais populares na ilha. O governo de Havana tem como alvo porque considera uma ameaça para a cultura musical cubana em si. E um estímulo perigoso à sexualidade fácil, agressivos, degradando as mulheres cubanas a meros objetos de desejo.

Foto: Claudia Daut/Reuters

Jovens cubanas dançam reggaeton na praia, em uma competição durante um evento organizado pela União praia de Cuba e Jovens Comunistas e do Instituto Nacional de Esportes, em Havana, em 2006, quando a música ainda não era considerada ofensiva

Postado por Toinho de Passira
Fontes: The Guardian, Granma , El Mundo, Big Browser, Huffington Post, ABC, Wander Lust, O Globo

O governo cubano lançou uma campanha contra o reggaeton. Orlando Vistel, presidente do Instituto Cubano de Música, denunciou no início do mês o estilo em entrevista ao diário Granma, periódico oficial do Partido Comunista, classificando-o como “expressão vulgar, banal e medíocre”. A medida repressora foi divulgada em todo o mundo.

Na mesma entrevista, Vistel anunciava uma norma jurídica que vetaria “determinadas músicas” em meios de comunicação, estabelecimentos comerciais, centros oficiais, ônibus e espaço públicos. O último ponto visa atingir os “bonches”, festas de reggaeton que acontecem nas ruas e pátios de Havana.

A medida está sendo levada a sério. Danilo Sirio, presidente do Instituto Cubano de Rádio e Televisão, já avisou: “Nos canais nacionais está decidido, não passa mais nenhum número grosseiro, banal, com letra ofensiva ou vídeo que denigra a imagem da mulher”.

Foto: Arquivo

As autoridades dizem que o reggaton degrada as mulheres

A briga é antiga. Em 2005, o jornal Juventud Rebelde, portavoz da União de Jovens Comunistas, relacionava o reggaeton a “vulgaridade, luxo, luxúria, vício e consumo de tóxicos”. No ano passado, o ministro da Cultura, Abel Prieto, interveio para que fosse retirado um prêmio do vídeo “Chupi chupi”, um hino de Osmani Garcia ao sexo oral.

O reggaeton de fato representa um desafio para a moral revolucionária. É evidente a fascinação pelo modo de vida americano, com o consumismo e exibição de marcas. Letras e festas incitam o erotismo e o ritmo sempre foi bem recebido pela frustrada população jovem da ilha.

Durante um tempo, foi um campo de batalha ideológico. Tentaram criar abordagens diferentes, como “Creo”, de Baby Lores, uma homenagem a Fidel Castro. No outro extremo havia o popular Elvis Manuel, músico que desapareceu no mar quando tentava emigrar clandestinamente para os EUA.

Não se trata de um fenômeno novo. Há 20 anos, no leste da ilha, onde chegam rádios jamaicanas, o ritmo já era popular, assim como coreografias que sugeriam o ato sexual. Mas o também chamado “cubaton” só deslanchou com a implantação do rap cubano.

Foto: STR / AFP / Getty

O cantor porto-riquenho René Pérez, um ídolo em Cuba, num espetáculo em Havana. na conhecido como Residente, do hip-hop e reggaeton duo Calle 13, realiza em Havana, Cuba.

Após algumas dúvidas iniciais, o hip-hop foi regulamentado pelas instituições culturais do regime, facilitando a criação de circuitos que se mostraram incontroláveis: os estúdios caseiros agora gravam mais reggaeton que rap. Mais que a Jamaica, têm como mdelos os discos de Porto Rico e Panamá, com uma importante diferença: não se fala de violência.

Como tudo em Cuba, o reggaeton tem uma realidade oficial e um mercado negro. Junto aos artistas com discos e clipes luxuosos, existem os que gravam e vendem sua produçãode formas alternativas. Também há dinheiro estrangeiro, investidores da Europa ou Miami que esperam encontrar ali artistas exportáveis.

Além de Osmani García, destacam-se Gente de Zona, Eddy-K, El Micha, Los Intocables, Candyman, El Médico, Los Faraones... A lista é interminável, o que explica o nervosismo das autoridades.

No “pânico moral” anterior causado pela timba, a repressão não exigiu medidas excepcionais. Foram controlados os locais para turistas, que geravam dólares para as bandas e eram vulneráveis por acolher prostituição.

Mas a timba era um produto complexo: aparentada da salsa, exigia grupos grandes, com instrumentistas de muita técnica. O reggaeton, por outro lado, só precisa de música pré-gravada e vozes entusiastas. E suas mensagens não trazem duplo sentido, são diretas e elementares.


Veja Osmani García – no polêmico reggaeton Chupi Chupi


Nenhum comentário: