9 de dez. de 2012

O suicídio da enfermeira que involuntariamente ajudou a divulgar ficha médica de kate Middleton

REINO UNIDO
O suicídio da enfermeira que involuntariamente
ajudou a divulgar ficha médica de kate Middleton
Nas primeira páginas de todos jornais britânicos desse sábado, a história da enfermeira de origem indiana, que se matou, provavelmente, envergonhada por ter caído num trote de dois jornalistas australianos, que se fizeram passar pela rainha Elizabeth II e o príncipe Charles e obtiveram informações privadas sobre o estado de saúde, Kate Middleton, a duquesa de Cambridge, esposa do príncipe William, que estava internada no Hospital, porque sofria com fortes enjoos causados pela gravidez

Foto: Wilson D. Souza/Asia Press

Foto de Jacintha Saldanha, a enfermeira, ainda jovem, do álbum de família, divulgada pela imprensa indiana

Postado por Toinho de Passira
Fontes: BBC Brasil, The Sun, Telegraph, Mirror

Todos os jornais britânicos estamparam em suas primeiras páginas deste sábado a tragédia do suicídio da enfermeira indiana, do hospital onde Kate Middleton, a duquesa de Cambridge, esteve hospitalizada nos últimos dias.

Jacintha Saldanha, de 46 anos, foi encontrada morta na sexta-feira. Segundo a polícia londrina “seu corpo sem vida foi encontrado pendurado, por colegas de trabalho, no quarto das enfermeiras, em um aparente suicídio”.

Ela havia sido vítima de um trote de uma rádio de Sydney, na Austrália, que queria informações sobre a gravidez da mulher do príncipe William. Mesmo exercendo o oficio de enfermeira, ela atendeu o telefonema porque no horário da ligação, às 5h30 locais (3h30 de Brasília), não havia telefonistas no hospital.

Acreditando tratar-se da rainha Elizabeth II e o do príncipe Charles, a enfermeira transferiu a ligação para outra enfermeira que cuidava pessoalmente de Kate, que forneceu informações sigilosas sobre o estado de saúde, da duquesa, durante.

Foto: Bauer Griffin/GF

ABALADA COM A TRAGÉDIA - Kate Middleton, a duquesa de Cambridge, ao lado do marido o príncipe William, no momento em que saía do hospital, feliz com a notícia da gravidez, agora consternada com a morte da enfermeira.

Os tablóides destacaram o impacto do suicídio na duquesa kate. O Daily Mirror fala da agonia da duquesa após o anúncio do suicídio da enfermeira e seu temor de que o bebê real seja associado por toda a sua vida a este acontecimento.

Pelo que sabe até agora, Jacinta, mãe de dois adolescentes (Junal, 16, e Lisha, 14) era originária da região de Mangalore, na Índia e vivia em Bristol com sua família desde 2003

Ela foi vítima de um trote de dois jornalistas de uma rádio australiana, Mel Greig e Michael Christian, que a convenceram se tratar da rainha Elizabeth II e do príncipe Charles.

"A duquesa está muito abalada com a morte da enfermeira", afirma o The Daily Telegraph, que lembra que a rádio australiana seguia divulgando seu trote horas após a morte da enfermeira.

A rádio 2Day FM, de Sydney, de onde saiu o trote é uma das mais populares da Austrália, especialmente entre os ouvintes na faixa de 25 e 39 anos. Ela é a rede musical mais popular de Sydney, com uma audiência de 10%.

Essa não á a primeira vez que ela se envolve em polêmica por jornalismo sujo: há três anos recebeu uma advertência dos órgãos controladores, “por ter pressionado uma adolescente a confessar no ar, enquanto sua mãe ouvia, que havia sido estuprada aos 12 anos", afirma o Daily Telegraph.

Foto: Reuters



Os jornalistas Mel Greig e Michael Christian autores do trote foram defendidos nesta domingo por editoriais dos jornais australianos, dizem que apesar da “brincadeira estúpida” eles não tinham a intenção de machucar ninguém.

A emissora decidiu suspender até segunda-feira todos os comerciais, após algumas das principais empresas australianas, incluindo a gigante das telecomunicações Telstra e a cadeia de supermercados Coles terem cancelado suas propagandas na estação, em reação à polêmica.

As redes sociais vêm sendo inundadas com comentários sobre o caso, em sua maioria criticando a atitude dos jornalistas.

Os dois apagaram suas contas no Twitter após receberem milhares de comentários negativos pela rede, incluindo supostas ameaças de morte.

"Não mais tão engraçado, não é? Uma enfermeira britânica morreu em troca de um par de risos baratos. Que vergonha!", escreveu um ouvinte na página da rádio no Facebook. DJs Mel Greig e Michael Christian foram retirados do ar após suicídio da enfermeira.

Em declarações em uma entrevista coletiva, Rhys Holleran, presidente-executivo da Southern Cross Austereo, dona da rádio de Sydney, afirmou que nenhuma lei foi quebrada, apesar de a estação poder ser processada pela transmissão de uma conversa pública gravada sob segredo.

Os especialistas acreditam, porém, que um processo é pouco provável. A agência reguladora das comunicações deve avaliar agora se seus códigos de conduta foram violados.

O presidente do hospital King Edward VII, que recebeu a ligação dos DJs, enviou um protesto formal à estação de rádio, afirmando que as consequências das "ações mal-pensadas" foram "francamente, trágicas além do que pode ser dito".

Um porta-voz da família real disse que 'em nenhum momento o palácio reclamou para o hospital a respeito do incidente'.

Segundo o jornalista da BBC Nicholas Witchell, há relatos de que ela teria se sentido muito solitária e confusa depois do trote, mas não sofreu qualquer punição ou estava sendo submetida a qualquer processo disciplinar no hospital por ter sido enganada pelos autores do trote.

Foto: Asia Press

A familia indiana de Jacintha Saldanha. Eles disseram que a cada dois anos ela regressava ao país para visitar os familiares e era esperada neste fim de ano. Desejam que o corpo da enfermeira seja levado à Índia para as cerimônias fúnebres.


Nenhum comentário: