19 de dez. de 2012

Chávez sofre complicações respiratórias

VENEZUELA
Chávez sofre complicações respiratórias
Apesar do governo anunciar, que a infecção respiratória que acometeu o presidente venezuelano, na última segunda-feira, está sob controle, ninguém tem mais dúvidas que ele não conseguirá, tomar posse como presidente reeleito no dia 10 de janeiro próximo.

Foto: Reuters

Autoridades de Caracas indicaram que processo de recuperação de Chávez pode ser longo e delicado (

Postado por Toinho de Passira
Fontes: El Universal, El Nacional, Veja, Reuters

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que há uma semana passou por uma complexa cirurgia contra o câncer, deve fazer repouso absoluto em Cuba devido a uma infecção respiratória que já foi controlada, afirmou nesta terça-feira o governo, a menos de um mês de o mandatário assumir o seu novo mandato.

"A condição geral do comandante-presidente neste momento é de estabilidade, depois de ter sido diagnosticado na segunda-feira com uma infecção respiratória que a equipe médica conseguiu de imediato tratar e que foi controlada", disse o ministro da Comunicação, Ernesto Villegas.

"A equipe média informou que o presidente Chávez deve fazer repouso absoluto nos próximos dias e receber com o maior rigor o tratamento médico prescrito com o propósito de manter a estabilidade dos valores de suas funções vitais atuais", acrescentou.

O anúncio aumentou as dúvidas sobre se Chávez terá condições de assumir em 10 de janeiro o seu novo mandato de seis anos que conquistou nas eleições de outubro.

Mas o próprio Chávez, de 58 anos, já sabia que isso não seria possível, quando surpreendeu o mundo na semana passada ao anunciar o retorno do câncer na região pélvica que combate desde o ano passado enquanto indicava o vice-presidente Elias Maduro, seu sucessor preferido, em caso de necessidade de um novo pleito, que acontecerá em 30 dias, depois de declarada a sua impossibilidade de assumir o cargo.

O governo minimizou a infecção, garantindo que é comum em pacientes submetidos ao tipo de cirurgia de Chávez. O que está longe de ser de todo verdade.

"Esse tipo de doença é uma das sequelas apresentadas com maior frequência em pacientes que foram submetidos a cirurgias complicadas, como à que o presidente Chávez foi submetido", disse Villegas.

As agencias de noticias estão com o obituário de Cháves engatilhado, convencidas que a morte do presidente pode acontecer em qualquer instante.

Nenhum comentário: