13 de dez. de 2012

Ravi Shankar, a morte do ícone da música indiana

ÍNDIA - ESTADOS UNIDOS
Ravi Shankar, a morte do ícone da música indiana
Referencia mundial da musica, mestre da sitar, um instrumento musical indiano, participou de Woodstock, e se tornou referência no movimento hippie./DIV>

Foto: Manish Swarup/Associated Press

Shankar em Nova Deli, India, janeiro de 2012

Postado por Toinho de Passira
Fontes: Jornal Nacional, The New York Times, Indian Weekender, Paris Match

Morreu nesta quarta-feira (12), aos 92 anos, de problemas cardíacos, o músico que ajudou a divulgar no mundo inteiro a música da Índia.

Ravi Shankar gostava de misturar ritmos de diferentes culturas. Ensinou o Beatle George Harrison e outros astros do rock a tocar o sitar, instrumento indiano tradicional. Com quase 50 anos de idade, participou do festival de Woodstock, e se tornou referência no movimento hippie.

Foto: Donal F. Holway/The New York Times

Ravi Shankar, centro, tocada durante o Concerto para Bangladesh no Madison Square Garden, em Nova York, em 1971

Em 1971, ele organizou no Madison Square Garden o primeiro concerto mundial de caridade. Conseguiu arrecadar US$ 1 milhão para ajudar Bangladesh, país devastado por uma guerra civil.

A música de Shankar também se destacou no cinema. Compôs a trilha sonora do filme “Ghandi”. Shankar, pai da cantora americana Norah Jones, fez seu último show no mês passado, na Califórnia, onde morava.

e Anoushka Shankar tocam "Raag Khamaj”
de Ravi Shankar


Como parte da comemorações do Jubileu de Ouro da independência da Índia e do Paquistão, Pandit Ravi Shankar, acompanhado por sua filha Anoushka Shankar, tocam ao vivo para a BBC no The Symphony Hall, em Birmingham,1997.”passiravideo”



Nenhum comentário: