19 de ago. de 2010

Brigadas de combate dos EUA deixam o Iraque

ESTADOS UNIDOS – IRAQUE
Brigadas de combate dos EUA deixam o Iraque
As últimas tropas de combate dos Estados Unidos no Iraque estão deixando o país ocupado, antes do previsto para sua retirada. A última brigada já atravessou a fronteira que separa o Iraque do Kuwait, cerca de sete anos após a invasão liderada pelos norte-americanos, para derrubar o ditador iraquiano, Saddam Hussein. Com a saída desse grupo, os Estados Unidos que ocupou o país desde 2003, quando teve início a “Operação Liberdade Iraquiana”, considera a missão de combate no Iraque, terminada, embora 50 mil militares ainda vão permanecer no país.

Foto: Maya Alleruzzo/Associated Press

A 4ª Brigada da 2ª Divisão de Infantaria dos Estados Unidos, nas primeiras horas desta quinta-feira, começou a travessia da fronteira Iraque-Kuwait

Toinho de Passira
Fontes: AFP, DCI, The New York Times, Opera Mundi, Iraq Body Count, BBC Brasil

A última brigada de combate dos Estados Unidos deixou o Iraque nesta quinta-feira, mas 50.000 soldados americanos permanecerão no país para treinar as Forças Armadas iraquianas.

"Os últimos soldados cruzaram a fronteira por volta das 6H00 (0H00 de Brasília)", declarou à AFP o tenente-coronel Eric Bloom, porta-voz militar americano, quase sete anos e meio depois da invasão liderada por Washington e após a morte de centenas de milhares de pessoas.

"É a última brigada de combate, o que não quer dizer que não existam mais tropas de combate no Iraque", acrescentou o porta-voz.

"Ainda restam alguns dias para limpar e preparar os equipamentos, alistá-los para o envio e depois partir para os Estados Unidos", completou Bloom.

Foto: Maya Alleruzzo/Associated Press

Os 360 veículos e 1.200 soldados precisaram de dois dias para viajar até a fronteira a partir de Camp Liberty, nas proximidades de Bagdá, e Camp Taji, na zona norte da capital. Os outros 4.000 oficiais já haviam deixado o país de avião.

O capitão Russell Varnado, de Camp Arifjan, uma base 70 km ao sul do Kuwait, indicou à AFP que as tropas se preparam para retornar em breve para casa, mas sem revelar a data precisa.

O Kuwait abriga, no deserto perto da fronteira com o Iraque, vários acampamentos militares americanos e uma base naval, que foram utilizados durante a invasão do Iraque em 2003.

Quase 56.000 soldados americanos continuam no Iraque, mas o número vai cair a 50.000 até 1º de setembro.

Foto: David Leeson

O presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou que está cumprindo sua promessa eleitoral de terminar a guerra no Iraque e completar a retirada de milhares de soldados do país. "Ao final desse mês, teremos tirado 100 mil soldados do Iraque e nossa missão de combate terminará".

. Nesta data, Washington dará por encerrada a missão de combate e passará a uma de treinamento e assessoria das tropas iraquianas. A missão americana mudará seu nome de "Operação Liberdade Iraquiana" para "Operação Novo Amanhecer".

Os 6.000 soldados restantes estão espalhados por todo o país, segundo a capitã Sarah Baumgardner, porta-voz do exército.

"Continuaremos com nossa retirada responsável até alcançá-la em 1º de setembro", afirmou o general Stephen Lanza ao canal MSNBC.

Lanza destacou que o objetivo passará "de operações de combate para operações de estabilização".

Foto: Reuters

A operação "Liberdade Iraquiana" começou em 20 de março de 2003 durante a Presidência de George W. Bush com a justificativa de que o regime do falecido ditador Saddam Hussein tinha armas de destruição em massa. Na época, a ONU (Organização das Nações Unidas) não apoiou a invasão norte-americana e grande parte da comunidade internacional condenou a guerra.

Os 50.000 militares americanos que permanecerão no Iraque deverão deixar o país no fim de 2011 em virtude de um acordo assinado pelos dois países em novembro de 2008.

O porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley, destacou a MSNBC o que chamou de "momento histórico", mas ressaltou que o compromisso de Washington no Iraque é sólido e de longo prazo.

ONG Iraq Body Count, calcula que entre 97 mil e 106 mil iraquianos morreram desde a invasão.
"Não o fim de algo, e sim uma transição para algo diferente", declarou Crowley, no momento em que a emissora exibia imagens de veículos blindados cruzando a fronteira.

O conflito no Iraque, que matou a 4.400 americanos e resultou em gastos de um trilhão de dólares, tem um "custo elevado", segundo Crowley.

Em um documento com data de 18 de agosto, disponibilizado no site da Casa Branca, o presidente Obama celebra o fim da missão de combate, sem fazer referência à data de saída das últimas unidades de combate.

A O comandante do Estado-Maior iraquiano, general Babaker Zebari, advertiu que a retirada total do exército americano no fim de 2011 será prematura, porque na opinião dele as forças nacionais não terão condições de garantir plenamente a segurança do país antes de 2020.

A retirada acontece no momento em que o Iraque passa por uma profunda crise política: cinco meses depois das eleições legislativas, os dois principais partidos políticos não chegam a um acordo para formar um novo governo.

Foto: Associated Press

De acordo com o exército norte-americano, 4.419 membros foram mortos em combate no Iraque


Nenhum comentário: