13 de out de 2014

Contrate um “burro sem rabo” pela internet

BRASIL - Tecnologia - Vida Urbana
Contrate um “burro sem rabo” pela internet
Com 150 profissionais cadastrados, serviço de carroceiros, no Rio, agora atende também pela web. Buscador on-line, no momento, será, até o fim do ano, transformado em aplicativo, inspirado em famosa ferramenta para achar táxis

Foto: Leo Martins / Agência O Globo


ANTENADO -Há 12 anos José Eliésio trabalha nas ruas do Rio: conectado

Postado por Toinho de Passira
Reportagem de Rodrigo Bertolucci
Fonte: O Globo www.burrosemrabo.com.br

Com o advento da internet ficou mais fácil encontrar serviços de utilidade pública, e tornou-se comum, por exemplo, baixar um aplicativo no celular para chamar um táxi. Mas não são apenas os amarelinhos que caíram na rede. Conhecidos pelos quatro cantos do Rio, os carroceiros, com seus burros sem rabo, agora contam com o seu próprio buscador on-line (www.burrosemrabo.com.br), que já reúne 150 cadastrados em vários bairros da cidade, além de Niterói e São Gonçalo. Até o fim do ano, o site será transformado em aplicativo, facilitando ainda mais a busca pelo serviço.

O dicionário Aurélio define burro sem rabo como carreta de transporte, com dois varais e movida por um homem. E é com o seu burro sem rabo que há 12 anos o morador da Tijuca José Eliésio da Rocha, de 54 anos, anda pelas ruas do Centro e da Zona Sul recolhendo entulho, papelão e material reciclável, além de fazer fretes. Foi com a intenção de aumentar sua clientela que ele resolveu se cadastrar.

— Hoje tudo é tecnologia. Estou feliz por também estar conectado ao mundo virtual e ampliar meu negócio. Desde que me cadastrei, no ano passado, minha clientela aumentou e meu trabalho ficou mais profissional — destaca José Eliésio, primeiro carroceiro a se cadastrar.

No site, os cadastrados são divididos por regiões. O cliente pesquisa o bairro, o serviço oferecido e tem acesso aos contatos do carroceiro.

Nivaldo do Nascimento Silva, economista morador da Tijuca, aprovou a iniciativa. — Estava pesquisando na internet um frete mais barato para tirar o entulho de uma obra. Foi mais em conta, e o serviço é de qualidade, sem falar que, desta forma, ajudamos os carroceiros, que precisam de trabalho — comenta Silva, que contratou o trabalho pelo celular e pagou R$ 50.

Foto: Leo Martins / Agência O Globo


INVENTOR: Luiz Américo Quintiere, idealizador do site

PROJETO FOI UM DOS VENCEDORES DO CAMPUS PARTY

O buscador on-line Burro Sem Rabo foi criado pelo contador Luiz Américo Quintiere, em 2013, para divulgar os contatos dos profissionais que fazem serviços de frete, pequenas mudanças, entregas em domicílio, coleta seletiva e remoção de entulho, utilizando as carroças.

— A ideia é gerar mais renda para os carroceiros, facilitando o contato entre eles e seus clientes. O buscador informa o telefone celular e o bairro em que eles atendem — explica Luiz Américo, destacando que o serviço é gratuito e elimina intermediários, pois os clientes negociam o frete desejado diretamente com o carroceiro.

De acordo com o contador, o projeto foi o vencedor em janeiro deste ano, em São Paulo, da Maratona de Negócios de Empreendedorismo Social da Campus Party, principal evento tecnológico realizado no Brasil.

— Minha inspiração veio dos aplicativos, como o Easy Táxi. Hoje tudo é internet. Com o projeto, consegui realizar meu desejo de ajudar os carroceiros, que ficam todos os dias puxando peso, sob sol forte. Como temos apenas 150 cadastrados, defino a página como um buscador on-line. Mas vamos, ainda este ano, transformar o site em um aplicativo — enfatiza Luiz Américo, que, antes de criar a home page, fez uma campanha para arrecadar aparelhos de telefone celular para alguns carroceiros.

Para se cadastrar no site, basta ter um burro sem rabo e preencher uma ficha on-line.

Nenhum comentário: