11 de fev de 2012

Lula é internado após mal-estar

BRASIL
Lula é internado após mal-estar
O ex-presidente está no hospital Sírio-libanês, onde faz tratamento radioterápico para combater um câncer de laringe. Por precaução, os médicos resolveram deixá-lo sob observação, até segunda-feira, por queixas de cansaço e perda de apetite. É comum pacientes submetidos a esse tipo de tratamento, passarem por desconfortos.

Foto:Reuters

Os médicos dizem que o ex-presidente vem reagindo bem ao tratamento

Postado por Toinho de Passira
Fontes: Agência Brasil, Folha de São Paulo, Estadão, O Dia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi internado na tarde este sábado (11) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele passou mal e deu entrada no local para a realização de exames.

Lula não está se alimentando bem e tem sinais de fraqueza. Ele trata um câncer de laringe, diagnosticado em outubro.

A avaliação médica constatou uma inflamação na laringe e no esôfago, decorrentes da radioterapia. Os médicos que acompanham o tratamento do ex-presidente optaram por interná-lo para observação e intensificação das medidas de suporte nutricional, fisioterápicas e fonoaudiológicas.

O boletim médico diz que o estado de saúde de Lula é bom e não há alteração no plano de tratamento.

Nos últimos dias, o efeito da radioterapia tem impedido o petista de ir ao seu escritório no Instituto Lula, que fica no bairro do Ipiranga (zona sul de SP).

Por recomendação médica, o ex-presidente não vai mais desfilar na escola de samba Gaviões da Fiel, durante o Carnaval, e foi impedido de participar ontem do 32º aniversário do PT, em Brasília.

Na avaliação dos médicos, embora Lula esteja reagindo bem ao tratamento e apresente regressão do tumor, a exposição neste momento é "expressamente proibida".

A última sessão do tratamento está prevista para o dia 17. No entanto, os exames para saber se o tumor regrediu totalmente serão feitos apenas no fim de março, já que o prazo é necessário porque, nestas seis semanas, a radiação continua atuando no organismo, atingindo seu efeito máximo.

Desde que começou a radioterapia, Lula perdeu cerca de 9 quilos.

O último exame detalhado feito por Lula, em dezembro, apontou uma redução do tumor de 75% em relação ao seu tamanho inicial, de 2,5 centímetros de diâmetro.

Segundo o Estadão a assessoria de imprensa do Sírio-Libanês confirmou, por telefone, que o presidente provavelmente ficará internado até segunda-feira.


Nenhum comentário: