22 de nov. de 2013

Crescendo no Parlamento Europeu

FRANÇA - Foto-reportagem
Crescendo no Parlamento Europeu
O fotografo da Reuters, Vincent Kessler escreve e ilustra no Photographers' Blog, a historia da menina Vittoria que acompanha a mãe deputada, Licia Ronzulli, desde que era bebê, de poucas semanas, nas votações do parlamento europeu

Foto: Vincent Kessler/ Reuters

Vittoria estreando no Parlamento Europeu, a tira-colo da mãe

Postado por Toinho de Passira
Texto e Fotos de Vincent Kessler
Fonte: Photographers' Blog - Reuters

Para ser totalmente honesto, eu não vi Vittoria à primeira vista quando tirei fotos dela e sua mãe , a italiana Licia Ronzulli, Membro do Parlamento Europeu, pela primeira vez em 22 de setembro de 2010.

Foto: Vincent Kessler/ Reuters

A sala plenária do Parlamento Europeu é um hemiciclo gigante para o 766 eurodeputados eleitos entre os vinte e oito Estados-Membros da União Europeia. Não é fácil ver em detalhes o que está acontecendo com cada parlamentar, especialmente quando sentados nas fileiras de trás, numa posição a 10 metros de altura do piso inferior.

Foto: Vincent Kessler/ Reuters

Mas, graças a um telefonema do meu amigo e jornalista da Reuters Gilbert Reilhac, e graças a uma lente de 400 milímetros e conversores, vi-a pela primeira vez. Eu não sabia disso na época, mas ela tinha, então, apenas algumas semanas de idade. As fotos foram amplamente utilizadas por jornais e sites online.

Foto: Vincent Kessler/ Reuters

Soube, dois anos depois, após um telefonema do assistente de Licia Ronzulli , perguntando se eu poderia enviar suas fotos para seu uso privado, que a criança chamava-se Vittoria e foi , em seguida, dois anos de idade. Era a sexta vez que ela acompanhava sua mãe durante as votações no parlamento, celebrizada era conhecida como "o bebê do parlamento " pela mídia.

Foto: Vincent Kessler/ Reuters

Nos últimos três anos, avistamos Vittoria nove vezes no parlamento. Cada uma das suas aparições era uma surpresa para nós e não era de forma alguma pré-arranjado com Licia Ronzulli ou mesmo anunciado com antecedência, como se poderia imaginar. De repente seu ursinho de pelúcia começou também a participar do processo de votação: uma mulher, três votos ?

Foto: Vincent Kessler/ Reuters

Quando a vi última terça-feira enquanto tirava fotos "de rotina" , como costumamos fazer para registrar o funcionamento cotidiano do parlamento . Foi uma agradável surpresa, já que não a tinha visto nos últimos doze meses, e pudemos constatar agora o quanto ela tinha crescido ao comparar as fotos tiradas ao longo dos anos.

Algumas pessoas dizem que Ronzulli faz marketing pessoal ao levar sua filha para o trabalho. Ela diz que traz Vittoria ao trabalho era, como uma maneira de chamar a atenção para a dpula jornada das mães que trabalham. Com isso em mente, acho que ela tem , pelo menos, conseguiu provocar reações e gerar debates.

Não sou ingênuo e sei que tenho desempenhado um papel nessa polêmica. Trabalhando com os políticos sempre andamos numa tênue entre informação e comunicação. Às vezes, eles ganham, às vezes perdem. Não sei se Ronzulli será eleita no próximo ano para um novo mandato no Parlamento Europeu , nem mesmo sei ela será candidata. O que eu sei é que eu gostaria de ver Vittoria de vez em quando para ver como ela esta crescendo

Nenhum comentário: