6 de jan. de 2010

FORMULA 1: Tribunal francês anula banimento de Briatore

FÓRMULA 1
Tribunal francês anula banimento de Briatore
Juiz considerou ilegal a decisão da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) de expulsar o ex-chefe da equipe Renault e ainda aplicou multa em seu benefício

Foto: Mark Thompson/Getty Images Europe

Ninguém sabe se realmente Briatore quer e vai voltar a formula 1

Fontes: Jornal do Brasil, Le Figaro, Reuters

Pouco mais de três meses após ter sido banido da Fórmula 1, Flavio Briatore pode voltar à principal categoria do automobilismo mundial.

Nesta terça-feira, dia 5, o Tribunal de Grandes Instâncias de Paris anulou a punição imposta pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) ao ex-chefe da Renault, por conta do seu envolvimento no escândalo do GP de Cingapura, em 2008, quando o piloto Nelsinho Piquet, instruído por ele, provocou um acidente para ajudar o companheiro de equipe Fernando Alonso.

O tribunal considerou irregular a decisão da FIA, tomada no dia 21 de setembro do ano passado. Briatore apresentou seu recurso em outubro, afirmando que não teve direito a uma defesa livre e justa no julgamento da entidade. Na época, o dirigente italiano disse que seu banimento do esporte foi fruto de uma vingança pessoal do então presidente da FIA, Max Mosley.

Além do direito de voltar à Fórmula 1, Flavio Briatore receberá uma indenização de 15 mil euros (cerca de R$ 37 mil), embora tenha pedido pouco mais de 1 milhão de euros (cerca de R$ 2,5 milhões) por danos morais. O departamento jurídico da FIA informou que irá recorrer da decisão da Justiça francesa.

No mesmo dia em que Briatore saiu vitorioso do tribunal, a Renault anunciou seu novo chefe de equipe para a temporada 2010: o francês Eric Boullier, de 36 anos, que não tem nenhuma experiência na Fórmula 1. Ele assume a vaga que havia sido ocupada interinamente por Bob Bell no ano passado, depois do afastamento de Briatore. Bell será o responsável pelo desenvolvimento do novo carro da escuderia francesa.

Philippe Ouakrat, o advogado de Briatore, disse aos jornalistas, que não sabia se o empresário, que não compareceu a audiência voltará ao esporte, onde venceu campeonatos tanto com a Benetton como com a Renault numa carreira de mais de duas décadas.

"O sr. Briatore queria estar livre para fazer o que quisesse e ele não queria ter imposta uma sanção ultrajante tomada em sua ausência e sem a capacidade de se defender", disse Ouakrat.

O que se sabe ao certo, é que aproveitando as férias forçadas, Flavio Briatore, 59 anos, engravidou a sua bela mulher, a modelo Elisabetta Gregoraci, 29 anos (foto), trinta anos mais nova.

Nenhum comentário: