15 de jan. de 2010

BRASIL: Multidão emocionada comparece ao velório de Zilda

BRASIL
Multidão emocionada comparece ao velório de Zilda
O corpo da missionária brasileira está no Palácio das Araucárias, a sede do governo do Paraná onde milhares prestarão homenagens a grande brasileira

Foto: Albari Rosa/Agência de Noticias Gazeta do Povo

O velório de Zilda Arns Neumann, a médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, ocorre no Palácio das Araucárias, sede do governo do Paraná.

A visitação ficou suspensa por duas horas, retornando ao público após as 15 horas, para a realização de uma missa reservada à família e amigos próximos, celebrada por Dom Geraldo Majela Agnello, que trabalhou em parceria com a missionária na fundação da Pastoral da Criança, na década de 1980.

Dom Geraldo Magela classificou a morte de Zilda Arns como um sinal divino, por ela ter morrido em uma missão de paz em um país tão pobre como o Haiti.

Uma multidão, que não para de crescer, formam fila na porta do Palácio das Araucárias espera a vez de passar junto ao caixão de Zilda. As pessoas emocionadas, inclusive crianças, rezam o Pai Nosso, enquanto aguardavam para entrar.

As liberação da fila foi feita pela sobrinha-neta de Zilda, Caroline Arns, que conduziu os primeiros visitantes ao caixão. O primeiro grupo de pessoas que entrou era composto por voluntários da Pastoral da Criança, que choravam muito e entoavam músicas religiosas ao passar pelo corpo da médica.

Um espaço está reservado no estacionamento do Palácio Iguaçu para receber caravanas com centenas de ônibus, vindos de diversos estados. Eles trarão seguidores, fiéis e colaboradores da Pastoral da Criança pelo país.

Em nota, a família de Zilda Arns agradeceu todas as manifestações e palavras de conforto e solidariedade. Segundo os familiares, seria o desejo dela que no lugar de coroas de flores, fossem feitas doações para o trabalho da Pastoral da Criança.

Quem quiser fazer contribuições deve acessar o site www.pastoraldacrianca.org.br.

Ainda no Palácio das Araucárias, está programada para as 14 horas a missa de corpo presente da médica. O culto será exibido em telões na Praça Nossa Senhora de Salete - situada nas proximidades do Palácio das Araucárias - para que a população também possa acompanhá-lo, e pela internet, em um link que será disponibilizado no site da Pastoral da Criança. Após a celebração haverá o sepultamento no Cemitério da Água Verde, em cerimônia restrita aos familiares.

Zilda morreu na terça-feira (12), aos 75 anos, vítima do forte terremoto que abalou o Haiti. A médica havia chegado em Porto Príncipe no último domingo (10) para um encontro com bispos e realizaria, às 10h desta quarta-feira, uma palestra sobre a Pastoral da Criança na Conferência Nacional dos Religiosos do Caribe. Na quinta-feira, teria um encontro com representantes de ONGs. A viagem de volta ao Brasil estava prevista para esta sexta-feira (15).

Nenhum comentário: