15 de jan. de 2010

HAITI: Freira descreve últimos momentos de Zilda

HAITI
Freira descreve últimos momentos de Zilda
Segundo Rosângela, a fundadora da Pastoral da Criança ia descer uma escada quando foi derrubada pelo tremor de terra

Foto: Julio Covello/AE

Rosângela Altoé sofreu apenas ferimentos leves

Fonte: Bem Paraná

Rosângela Altoé, da Congregação Imaculada Conceição, contou nesta sexta-feira (15) que estava a 3 metros da doutora Zilda Arns quando ocorreu o terremoto no Haiti. Zilda e cerca de 20 pessoas estavam se preparando para sair do edifício quando ocorreu o terremoto.

Segundo Rosângela, a fundadora da Pastoral da Criança ia descer uma escada quando foi derrubada pelo tremor de terra. Elas estavam no terceiro andar do prédio. “Aconteceu um estrondo, como se fosse uma bomba, e ela caiu. Na parte em que eu estava a laje cedeu e eu fui deslizando”, contou.

A freira descreve que conseguiu pular sobre as paredes desmoronadas. De acordo com ela, do barulho forte até a igreja ruir passaram-se menos de 30 segundos e todo o processo de desabamento deve ter durado de 5 a 7 minutos.

Zilda Arns estava junto a um padre missionário, que sobreviveu. “Ela deu um passo em direção à escada, ele para o outro lado”, afirmou Rosângela. A freira disse que, após Zilda ter caído, ela não a viu mais e acredita que ela tenha sido atingida pelos destroços do teto que desabou.

A médica tinha terminado uma palestra para missionários, religiosos e padres e estava muito alegre, segundo conta a freira. “Ela ficou bastante tempo respondendo a todas as perguntas, porque vimos que eles estavam com muita sede de aprender. A alegria dela era muito grande”, disse.

O corpo de Zilda Arns foi resgatado pelo Corpo de Paz do exército brasileiro, após o padre que estava junto com ela ter informado o local exato do acidente. A esposa do embaixador brasileiro, que estava em Porto Príncipe, foi quem acionou as forças.


Nenhum comentário: