7 de jan. de 2010

ESTADOS UNIDOS - Obama nomeia transexual para cargo federal

ESTADOS UNIDOS
Obama nomeia transexual para cargo federal
Amanda Simpson, que até 2002 atendia pelo nome Mitch, foi indicada pelo presidente dos Estados Unidos para um cargo no Departamento de Comércio

Foto: Divulgação

PIONEIRA - Amanda Simpson, transexual de 46 anos, foi indicada por Obama para cargo no Departamento de Comércio dos Estados Unidos

Fontes: Glaad Blog, USA Today, New York Post , Revista Época Online

Barack Obama se tornou o primeiro presidente da história do país a indicar um transexual para um cargo de confiança.

Amanda Simpson, de 46 anos, que até os 39 vivia como Mitchell Simpson, tornou-se Amanda em 2002, após gastar US$ 70 mil em seis cirurgias para se tornar mulher.

Amanda, que começou a trabalhar no escritório de Indústria e Segurança do Departamento de Comércio dos EUA nesta terça-feira (6), é, há três anos, membro da diretoria do Centro Nacional de Igualdade de Trânsgeneros (NCTE, na sigla em inglês). Ao site da organização, Amanda disse estar “realmente honrada” com a contratação. “Espero que logo [o governo federal] tenha centenas de transgêneros, e que a minha indicação crie oportunidades para muitas pessoas”, afirmou ela.

À rede de televisão ABC News, Amanda disse estar apreensiva pois muitas pessoas podem achar que ela foi indicada apenas por sua opção sexual, e não por seus méritos. “Ser a primeira ou uma das primeiras é muito ruim. Eu prefeiria não estar nessa posição, mas alguém tem que estar”, afirmou ela.

Foto: Arizona Daily – Captção de vídeo

Foto de “Mitch” Simpson, quando piloto de teste e Amanda Simpson na atualidade

As dúvidas sobre a capacidade de Amanda somem com uma breve análise de seu currículo. Ex-piloto com 20 anos de experiência, Amanda trabalhou por 30 anos na indústria de defesa e aeroespacial. Ela é formada em Física, Engenharia e Administração e, antes de ser contratada pelo Departamento de Comércio, atuava no setor de tecnologia avançada da Raytheon, uma fabricantes de mísseis em Tucson, no Estado americano do Arizona.

De acordo com a Fox News, Simpson ficou famosa em 2004, quando se tornou a primeira transexual a vencer uma eleição primária nos Estados Unidos. Ela disputava, pelo partido Democrata, um cargo na Câmara de Representantes do Arizona (equivalente aos deputados estaduais no Brasil), mas acabou sendo derrotada na eleição geral.

A Casa Branca, mesmo procurada pela mídia não quis comentar a nomeação, para não alimentar o sensacionalismo, fazendo transparecer que tratava-se de uma nomeação rotineira, sem haver necessidade de destaque.

Amanda Simpson é a primeira transexual indicada por um presidente, mas não é a primeira em um cargo federal. O primeiro foi o advogado Diego Sánchez, (foto) nascido como mulher, contratado em 2008 como conselheiro de Barney Frank, um membro da Câmara dos Representantes abertamente gay.

Nenhum comentário: