17 de jan. de 2010

CHILE - ELEIÇÃO: Oposição vence no Chile com Sebastián Piñera

CHILE - ELEIÇÃO
Oposição vence no Chile com Sebastián Piñera
O candidato da super popular presidente Michelle Bachelet, perde as eleições, apesar do seu empenho em alavancar a candidatura do apadrinhado, o ex-presidente, Eduardo Frei

Foto: Reuters

O novo presidente eleito do chile, o bilionário Sebastián Piñera, acompanhado de sua esposa Cecilia e seu filho Sebastian, comemora a vitória.

Fontes: Estadão, BBC Brasil, Emol, La Nacion

O empresário Sebastián Piñera, venceu as eleições no Chile, para Eduardo Frei, o candidato governista e ex-presidente do Chile, solucionando a dúvida das pesquisas dos últimos dias que apresentava os candidatos como tecnicamente empatados.

O resultado final favoreceu Piñera 51,6% e Frei 48,38%, uma diferença de apenas 3 pontos percentuais. No primeiro turno Sebastián Piñera saiu com 14 pontos a frente de todos os candidatos.

A candidatura de Freire ganhou oxigênio depois que a presidente Michelle Bachelet que conta com 80% de apoio popular, dedicou-se intensamente a campanha e o candidato independente, terceiro colocado no primeiro turno, Marco Enríquez-Ominami, apresentou o seu apoio, mas não foi suficiente.

Foto: Reuters

Festa em Santiago do Chile, para os partidários de Piñera

Esta é a primeira derrota da Concertación, a esquerda chilena, em vinte anos e também após quatro governos consecutivos, incluído os quatro últimos da presidente Michelle Bachelet.

A vitória de Piñera, da Coalición por el Cambio (Frente para a Mudança), marcara o retorno da direita para ocupar a cadeira no Palácio presidencial La Moneda.

Foto: La Nacion

O jornal La Nacion usou do pretexto de explicar que alguns eleitores depois de votar teriam ido à praia, para exibir essa moça de biquíni no litoral de Santiago. Algo completamente fora de contexto numa cobertura político eleitoral.

Nenhum comentário: