8 de jan. de 2010

ANIVERSÁRIO DO REI: Elvis completa 75 anos, fazendo sucesso

ANIVERSÁRIO DO REI
Elvis completa 75 anos, fazendo sucesso
Fãs de Elvis celebram o aniversário do "Rei”, que aniversaria hoje, mais vivo que nunca escondido em algum lugar privilegiado do coração dos seus seguidores de todas as idades, em todo mundo

Foto: Arquivo

Fontes: O Globo, AFP, Jornal de Notícias, Cirque du Soleil, Elvis Cruise, The New York Times


Elvis Presley com Susan Trustman em "Stay Away, Joe", 1968, seu primeiro filme, no Brasil ganhou o tìtulo de “Joe é muito vivo” (Foto: Coleção Everett)
Elvis renasce todos os anos, pela lembrança dos fãs. Depois de ter envelhecido, engordado e definhado diante do público, refez-se, sem remédios, sem excessos, sem momentos privados. Elvis está no palco para sempre jovem, bonito e genial.

As fãs em êxtase continuam observando cada gesto, desmaiando a cada movimento dos quadris, ensandecidas e entregues, simplesmente hipnotizadas, pela sua presença.

Elvis nem precisa cantar bem, mas canta.

Elvis é de outro planeta, uma alienígena que invadiu os anos 60 e 70 rebolando, usando roupas coloridas, babados e lencinhos. Tinha uma beleza feminina, num tempo em que homem nenhum usava camisa que não fosse branca e todos tinham bigodes.

Elvis adorava as mulheres e elas, sem se incomodar com essas transgressões a aparência masculina, correspondiam, até mais da conta.

Não se tinha ciúmes dele, por que não dava para competir. Mesmo que a namorada ficasse histérica ao vê-lo no cinema e repetidas vezes voltasse a assistir o mesmo filme, era melhor não implicar.

Conheço uma que assistiu centenas de vezes o filme “Feitiço Havaiano” e disse-me, mais tarde, que conheceu o orgasmo, pela primeira vez, ao vê-lo navegando e cantando por um rio cenográfico, cercado de ”havaianas” paraguaias, coberto de colares de flores.

Minha turma recomendava ir aos cinemas onde estava passando os filmes de Elvis, afinal quando estava passando um filme dele, onde a gente ia encontrar garotas?

Foi por essa época que as mulheres inventaram essa história de nos beijar de olhos fechados.

Confesso que não deu para resistir e usei por algum tempo, costeletas grandes, colarinhos altos, calças boca sino, fivelas enormes e até um topete no limite do ridículo.

Aprendi a letra de “Love me tender”, mas fui estimulado a não cantar em público, diziam que podia prejudicar Elvis.

Essa performance, porém, rendeu frutos, algumas vezes, debaixo dos lencóis, faziam-me cantar, e meu sucesso era tal, que não raro pediam bis e rebis.

... “Love me tender, Love me sweet, Never let me go. You have made my life complete, And I love you so. Love me tender, Love me true…

Foto: Arquivo

Gladys Love Smith, a mãe, Elvis, com 2 anos e o pai, Vernon Elvis Presley

Elvis Aaron Presley, nasceu em 8 de janeiro de 1935 em Tupelo (Mississippi, sul), numa família modesta, Elvis fez história como o pobre que triunfou, o branco que cantou como um negro, o símbolo sexual que era apegado à mãe, o patriota rebelde.

"Elvis continua sendo popular em todo o mundo, com seguidores que veem celebrar seu aniversário todos os anos".

Em Memphis, o 8 de janeiro foi declarado "Dia Elvis Presley" e está prevista uma série de shows e eventos.

Graceland receberá uma exposição sobre o início de sua carreira e os confeiteiros do antológico hotel Peabody prepararam uma torta de chocolate com manteiga de amendoim e rodelas de banana para recordar o sanduíche preferido de Elvis.

Foto: Arquivo

A ex-esposa de Elvis, Priscilla, e sua filha única, Lisa Marie Presley, (foto – junto com Elvis) cortarão um bolo de aniversário no jardim da residência do Rei, chamada Graceland, considerado um monumento histórico desde 2006 e visitados todos os anos por cerca de 600.000 fãs.

Em Washington, várias mostras também celebrarão a influência do "Rei", como na National Portrait Gallery e no Newseum, o museu da imprensa. Os fãs também preparam comemorações em outras partes do mundo.

"Elvis é uma das poucas pessoas que conseguiu eliminar as fronteiras culturas", afirma Howard Kramer, curador de uma exposição em homenagem ao cantor no Hall da Fama do Rock, de Cleveland, Ohio.

Três décadas depois de sua morte - causada por um ataque cardíaco aos 42 anos - , Elvis Presley "continua sendo uma figura cultural importante", afirma Erika Doss, professora de estudos americanos da Universidade de Norte-Dame, Indiana.

A aura do "Rei" não pode ser atribuída, segundo Melnik, a sua morte prematura.

Foto: Arquivos

Apesar de não ter sido o primeiro a conjugar o blues com a música negra e o 'country', própria dos brancos, Elvis deu um impulso ao rock com sua canção "Heartbreak Hotel" em 1956.

Com uma beleza física e um carisma irresistível, famoso por seu singular movimento de quadris que lhe valeu o apelido de "Elvis, the pelvis", o cantor seduziu uma geração do pós-guerra que buscava quebrar a rigidez das convenções.

Elvis é o artista que mais vendeu discos (cerca de um bilhão), e atuou em cerca de 30 filmes.

"Ele está no centro de nosso vocabulário musical, está no DNA de nossa música", resume Jeff Melnick, professor de estudos americanos da Universidade de Babson, (Massachusetts, nordeste).

Foto: Associated Press

Essa seria a tumba de Elvis, em Memphis, mas por certo ele não está aqui, nunca esteve

"Ele não morreu jovem, com um corpo belo. Longe disso, ele era a imagem do que acontece por causa do excesso", explicou, referindo-se ao fato de que Elvis, perto do fim de sua vida, lutar contra a obesidade, a dependência de remédios e a depressão.

Para o curador Kramer, a chave do longo reinado de Elvis é muito simples.

"A grandeza é o que perdura, e a razão pela qual ainda estamos falando de Elvis Presley tanto tempo depois de sua morte é porque sua música era fantástica".

ELVIS WORLD

Foto: Divulgação

No Elvis Cruise, um transatlântico de luxo circula pelo caribe com fãs do Rei, com tripulação caracterizada dos anos 70 e apresentação todas as noites de cenográficos e espetaculares shows que tentam reproduzir algumas das apresentações de Elvis, com performáticos e impressionantes “covers” de Presley

Foto: Associated Press

Graeme Mackaway, um dos mais famosos cover australiano de Elvis, cercado de fãs do artista, a bordo do trem do Rock indo para o “Elvis festival in Parkes”, na Austrália, que ocorre todos os anos, no aniversário do artista, para milhares de admiradores do cantor, que curtem suas musicas por cinco dias seguidos

Foto: Reuters

O Elvis Dog desfila pela ruas de Memphis fazendo sucesso com as cadelas e humanas em geral

Foto:

Você pode comprar no museu, desde um rolo de papel higiênico Elvis Presley ou copias dos bilhetes dos últimos shows de Elvis

Fotos:Reuters

Em exposição no museu, a sua carteira de motorista e um vidro dos comprimidos calmantes que o matou

Foto: Circo de Solleil divulgação

O circo de Soleil apresenta, a partir deste ano um espetáculo em Las Vegas, inspirado em Elvis Presley.

A Radio Globo - Elvis tem uma programação só com músicas de Elvis, basta clicar


Nenhum comentário: