4 de jan. de 2010

CINEMA: Fabuloso "Avatar" bate recorde de arrecadação mundial

CINEMA
Fabuloso "Avatar" bate recorde de arrecadação mundial
Mais que o dobro do que foi gasto, na sua produção de meio bilhão de dólares, foi recolhido nas bilheterias de todo o mundo. Com criticas favoráveis e possibilidade de nove indicações para o Oscar, o filme pode ir ainda mais longe

Foto:Divulgação

Fontes: Site Oficial “Avatar”, Folha Online, Reuters

"Avatar" o épico de ficção científica em 3D de James Cameron já arrecadou 1,02 bilhão de dólares nas bilheterias mundiais após três finais de semana em cartaz, tornando-se o quarto maior sucesso comercial do cinema em todos os tempos.

Os únicos filmes que o superam no momento são "Titanic", também de James Cameron (1,8 bilhão de dólares), "O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei" (1,12 bilhão) e "Piratas do Caribe 2 - O Baú da Morte" (1,07 bilhão).

O público norte-americano contribuiu com 68,3 milhões de dólares no fim de semana, marcando um recorde para um filme em seu terceiro fim de semana em cartaz. O recorde anterior, de 45 milhões de dólares, tinha sido de "Homem Aranha", em 2002.

O filme está sendo exibido praticamente em todo os países. "Avatar" estreou na China no sábado e chegará à Itália, seu mercado final, em 15 de janeiro.

A Fox, pertencente à News Corporation, previu que "Avatar" acabe arrecadando algo na casa dos 500 milhões de dólares só no mercado norte-americano.

É possível que "Avatar" ameace a primazia do próprio "Titanic". Quando se contabiliza a inflação dos preços de ingressos, segundo a empresa de rastreamento de bilheterias Box Office Mojo, "Titanic" vendeu 241 milhões de dólares em 17 dias.

O filme trata da história de um ex-fuzileiro naval inválido que é mandado desde a Terra para infiltrar uma raça de aliens azuis de três metros de altura, para persuadi-los a deixar que a empresa para a qual trabalha garimpe os recursos naturais de seu planeta.

Consta que é o filme mais caro já produzido, com orçamento de pelo menos 500 milhões de dólares entre a produção e divulgação.

Foto: Divulgação

No épico de ação e aventura AVATAR, James Cameron, diretor de Titanic, nos leva a um mundo espetacular, além da nossa imaginação. Na distante lua Pandora, um herói relutante embarca em uma jornada de redenção e descoberta, liderando uma batalha heróica para salvar a civilização.

O filme foi idealizado por Cameron há 14 anos, quando ainda não existiam meios para concretizar suas idéias, sendo esse seu primeiro filme após o Titanic.

Agora, após quatro anos do trabalho de produção real, AVATAR nos proporciona uma inovadora experiência de imersão total no cinema, em que a tecnologia revolucionária que foi inventada para realizar o filme se dilui na emoção dos personagens e na história arrebatadora.

Foto: Divulgação

Avatar é estrelando Sam Worthington, (foto) Zoë Saldaña, Sigourney Weaver e Stephen Lang.

O título do filme refere-se aos corpos humano-Na'vo geneticamente modificados e remotamente controlados usados pelos personagens humanos do filme para interagir com os nativos.

James Cameron afirmou que se Avatar for bem sucedido, duas sequências do filme serão realizadas.

O filme foi lançado em formatos 2D tradicional e 3D. A crítica diz que Avatar é uma inovação em termos de tecnologia cinematográfica devido ao seu desenvolvimento com visualização 3D e gravação com câmeras que foram feitas especialmente para a produção do filme.

Está sendo aventado que o filme receba nove indicações: melhor filme, diretor, efeitos visuais, edição, direção de arte, som, edição de som, trilha sonora e canção (fotografia, figurinos e maquiagem são menos prováveis, já que muito desse trabalho foi feito digitalmente).

Foto: Divulgação

É pouco provável que seja indicado nas categorias de melhor atuação, tendo em vista que o Sindicato de Atores ignorou "Avatar" quando anunciou suas indicações, na semana passada (mas a maioria dos 2.300 membros do comitê de indicações do sindicato provavelmente não tinha visto o filme quando enviou seus votos, em 14 de dezembro).

Embora não se espere que "Avatar" receba as 14 indicações dadas a "Titanic", se for incluído nas indicações a melhor filme isso já será uma conquista e tanto, já que a Academia tem resistido a incluir filmes de fantasia e ficção científica em sua categoria mais importante.

Desde "Guerra nas Estrelas", de 1977, os únicos filmes desse gênero a terem sido indicados a melhor filme foram "ET", de 1982, e os três filmes "Senhor dos Anéis", do início desta década.

Tudo indica que "Avatar" pode somar-se a esse clube seleto -- e atrair muitos "avatards" à transmissão da entrega dos Oscar, em 7 de março.


Um comentário:

Unknown disse...

MELHOR FILME DE TODOS OS TEMPOS !! CASO VC CONSIGA SE ENVOLVER COM A HISTÓRIA, PERSONAGENS E IMAGENS !! VALE CADA SEGUNDO E DINHEIRO, PRINCIPALMENTE NA VERSÃO 3D !! NÃO PERCA A OPORTUNIDADE DE ASSISTIR NO CINEMA, NA TV NÃO SERÁ A MESMA COISA .. MESMO ASSIM QDO SAIR NO BLU-RAY TEREI MINHA CÓPIA GARANTIDA !