1 de jan. de 2010

BOLÍVIA: Coca Colla, o energético boliviano da folha de coca

Bolívia
Coca Colla, o energético boliviano da folha de coca
O governo Evo Morales se diz disposto a bancar iniciativa de empresários de Cochabamba, que querem fabricar uma bebida gaseificada e prá lá de energética, a base das folhas de cocas, para competir com a Coca Cola tradicional, produzida pelos gringos

Ilustração Toinho de Passira

Coca-Colla da Bolívia vai ser vendido como um produto energético multiuso

Fontes: La Prensa, Clarin, Critica Digital, BBC Brasil

O vice-ministro da Coca, Jerónimo Meneses, e o vice-ministro de Desenvolvimento Rural, Víctor Hugo, em entrevista coletiva de imprensa, anunciaram que a Bolívia, esta prestes a produzirá um refrigerante energético feito com a folha de coca, que se chamará “Coca Colla", por sugestão dos produtores.

Meneses chegou a mostrar um modelo da garrafa e afirmou que o governo apóia este projeto apresentado pelos produtores da folha de coca da região do Chaparé, do Estado de Cochabamba, no centro do país, uma região grande produtora de folha de coca.

A intenção do governo do presidente Evo Morales seria formar uma empresa mista com alguma empresa privada, informou Vázquez, que aproveitou a ocasião para lembrar que já existem na Bolívia chás, doces, creme dental, xarope e licores confeccionados a partir de folha de coca. Esqueceu de citar o pó exatamente o seu maior produto de exportação e a que grande maioria desses produtos tem vetada a sua comercialização fora da Bolívia.

Os atletas devem passar longe dessa bebidinha, não custa nada lembrar que em 1993, o goleiro Zetti, do São Paulo e da Seleção Brasileira, no jogo de volta contra a Bolívia, em La Paz, pelas eliminatórias da Copa do Mundo dos Estados Unidos, teve seu teste antidoping como positivo para o uso de cocaína e chegou a ficar suspenso por ter ingerido, um inocente chá de coca, no hotel onde estava hospedada a seleção brasileira.

A folha de coca é definida como "sagrada" pelos indígenas que tradicionalmente a utilizam em rituais ou para consumo.

No entanto, segundo dados das Nações Unidas, a área de cultivo do vegetal, que também pode ser usado para a fabricação de cocaína, aumentou no país nos últimos tempos.

Atualmente a produção da folha de coca no território boliviano desperta preocupação tanto de autoridades brasileiras como americanas.

A Polícia Federal brasileira estima que 80% da pasta de cocaína consumida no Brasil seja de origem boliviana, sem que o governo brasileiro tome qualquer medida exigindo providências do governo boliviano para evitar esse comércio.

Será que vão permitir a venda desse “energético” por aqui?


Nenhum comentário: