20 de abr. de 2012

Tudo indica que Sarkozy vai perder as eleições

FRANÇA – ELEIÇÕES
Tudo indica que Sarkozy vai perder as eleições
O primeiro turno das eleições francesas, para presidente da republica, neste domingo, levará para o segundo turno, dois candidatos, entre os dez disputantes. O conservador Nicolas Sarkozy, tentando a reeleição e o socialista François Hollande, da chamada "esquerda-caviar" parisiense, devem ser os credenciados nas urnas. As pesquisas apontam um empate técnico no primeiro turno, com Hollande ligeiramente à frente. Mas para o segundo turno, no começo de maio, as pesquisas indicam que uma derrota fragorosa aguarda Nicolas Sarkozy.

Fotos: Getty Images

Sarkozy e Hollande, os prováveis mais votados no primeiro turno

Postado por Toinho de Passira
Fonte: Reuters

Segundo a agência de notícias Reuters, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, está encurralado no cenário eleitoral. Usou o seu penúltimo comício para minimizar as pesquisas ruins para sua candidatura a um novo mandato, a três dias do primeiro turno. Fez um discurso desafiador, ameaçando dar uma "lição" na oposição de esquerda.

Todas as pesquisas indicam um amplo favoritismo do socialista François Hollande no segundo turno da eleição, em 6 de maio.

O penúltimo comício do presidente conservador antes do primeiro turno aconteceu em subúrbio sofisticado de Paris. Num discurso que alternou gritos e sussurros, Sarkozy prometeu reduzir a imigração pela metade, reformar os benefícios para desempregados e pressionar a União Europeia a impor condições mais duras no comércio com nações emergentes.

Mas o principal alvo do discurso foi a "esquerda-caviar" parisiense, que teria, junto à imprensa, decidido de antemão o resultado da eleição, sem esperar a voz das urnas.

Foto: Getty Images

Sarkozy em desvantagem desafia a esquerda francesa e a imprensa

"(A eleição) vai ensinar a toda essa gente uma lição que nunca ninguém ensinou antes", disse ele a cerca de 500 simpatizantes, sem especificar se a "lição" seria a sua vitória eleitoral, ou apenas um resultado melhor do que preveem as pesquisas.

"São nove contra um", disse ele sobre o primeiro turno, com dez candidatos. "Mas o povo da França recusa que lhe diga o que fazer."

Sarkozy chega à eleição com aprovação popular de 33 por cento, menor índice já registrado por um presidente tentando a reeleição na França.

Uma pesquisa do instituto BVA nesta semana apontou Hollande com 29,5 por cento das intenções de voto no primeiro turno, 2 pontos percentuais à frente de Sarkozy. Para o segundo turno, porém, o socialista lidera com folga: 56 x 44 por cento.

Entre os partidários de Sarkozy, o clima na reta final da campanha é um misto de esperança cautelosa, combatividade e tom desafiador contra a imprensa.

"Vocês, jornalistas, deveriam estar sentados atrás; vocês não merecem estar na frente", gritou uma idosa a jornalistas no comício em Saint-Maurice, pitoresco subúrbio com 15 mil habitantes e um prefeito de centro-direita.

Fotos: Getty Images

Os dez candidatos de 2012 eleições presidenciais francesas: Nathalie Arthaud (Lutte Ouvrière) François Bayrou (MoDem), Jacques Cheminade (liberais Solidarité et), Nicolas Dupont-Aignan (Debout la Republique), François Hollande (Partido Socialista), Eva Joly (Europe-Ecologie Les Verts), Marine Le Pen (Frente Nacional), Jean-Luc Mélenchon (Front de Gauche), Philippe Poutou (Nouveau Parti anticapitalista), e atual presidente Nicolas Sarkozy (UMP).


Nenhum comentário: