5 de jul. de 2010

FRANÇA: Charutos cubanos e jatinhos derrubam ministros

FRANÇA
Charutos cubanos e jatinhos derrubam ministros
É algo parecido com o nosso escândalo do Cartão Corporativo: dois ministros franceses perderam os cargos por terem feito despesas inadequadas pagas pelo tesouro francês. Um deles fretou um jatinho quando podia ter ido num avião do governo e o outro fumava charutos cubanos comprados com verbas de gabinete. Foram os primeiros, outros ministros estão na mira.

FotoS: Reuters

MINISTROS DEMITIDOS: Secretários de Estado para Cooperação, Alain Joyandet e o do Desenvolvimento da Grande Paris, Christian Blanc

Toinho de Passira
Fontes: O Globo, Diário de Notícias, Joyandet, Le Monde, Hoje Mídia,Charutos

O presidente francês Nicolai Sarkozy vem prometendo fazer uma mudança ministerial no seu governo, a partir de outubro, mas escândalos que perseguiam dois deles, os secretários de Estado para Cooperação, Alain Joyandet e o do Desenvolvimento da Grande Paris, Christian Blanc, anteciparam-lhes a degola.

Sarkozy mandou que eles pedissem demissão, neste fim de semana. Segundo o Le Monde, não fazia sentido mantê-los, debaixo de acusações de gastanças escandalosas, numa hora em que o governo da França, toma medidas severas de corte de gastos para fazer face à crise financeira e econômica.

Foto: Captura de vídeo

Joyandet chegando de jatinho no Haiti enquanto Hillary foi de avião de carga

Alain Joyandet gostava de viajar em confortáveis jatinhos fretados, dispensando os monásticos aviões da frota da força aérea francesa, sempre que precisava fazer viagens internacionais, e pendurava a despesa na conta dos contribuintes.

A imprensa descobriu que ele gastou 116.500 euros pelo aluguel de um Falcon, um jatinho executivo, semelhante ao comprado pelo Presidente Evo Morales para servir como avião presidencial, para ir a uma reunião fugaz na ilha da Martinica, no Caribe.

Meses atrás usara o mesmo jatinho para ir ao Haiti, quando do terremoto, a coisa pegou mal, pois no mesmo dia Hillary Clinton chegava de carona a Porto Príncipe, a bordo de um avião de carga da Força Aérea Americana, que levava ajuda aos haitianos.

Ultimamente Alain Joyandet estava sendo acusado também de se aproveitar do cargo para obter uma permissão irregular de ampliação de uma casa de sua propriedade no charmoso balneário de Saint-Tropez, no sul da França. O somatório custou-lhe o cargo.

Foto: Arquivo

Christian curtindo charutos cubanos por conta do contribuinte francês

Já Christian Blanc gastou 12 mil euros (R$27 mil) dos cofres públicos em compra de charutos, segundo o tablóide "Le Canard Enchainé", que publicou inclusive um fac-símile das contas.

Sem saída Blanc reconheceu:

- É verdade que eu fumei charutos sem ter pago por eles!

Blanc anunciou que devolveu 4.500 euros de seus gastos ao Tesouro. Mas erigiu uma estranha defesa, dizendo que fumou "em média dois charutos Partagas D4 por dia (12 euros o preço de cada)", não os três ou quatro como diz a mídia.

Sem ter mais o que fazer atirou para o lado, acusando o seu ex-chefe de gabinete, Guillaume Jublot, de ter consumido a maior parte dos charutos. A briga pública dos dois vai ser resolvida agora na Justiça. O chefe de gabinete entrou com um processo de difamação contra o seu ex-chefe, alegando que este fumava 3, e não 2 charutos por dia. Bobagem, bastava ter fumado um, a custa do erário, e já poderia ser considerado corrupto.


Fumar os cubanos partagas D4 é um prazeroso hábito burguês, não reservado a iniciantes. Os tradicionais charutos são fabricados desde 1845 e leva o nome do seu fabricante original Don Jaime Partagás. De sabor e aroma fortes não são apreciado por principiantes. Custa R$36,00 a unidade.

Outros membros do governo têm sido denunciados por contas exorbitantes de hoteis e também por acumularem ou passarem apartamentos funcionais ilegalmente para as famílias. Paris atravessa uma verdadeira crise imobiliária: poucos apartamentos disponíveis e preços exorbitantes de alugueis.

Foto: Getty Images

Por exemplo, o ministro da Indústria, Christian Estrosi (foto), tem dois apartamentos por conta do governo, um deles com vista para o Rio Sena - a vista mais cara da cidade. Denunciado pela imprensa, ele alegou que este apartamento com vista para o rio era uma quitinete que usava para dormir só quando saía muito tarde do trabalho. Na realidade, a quitinete é um duplex de 50 metros, uma enormidade em termos parisiense.

Na sexta-feira, o primeiro-ministro François Fillon pediu que oito ministros renunciem a suas aposentadorias do Parlamento. Ele prometeu anunciar em breve medidas para enquadrar os gastos de seus ministros.

Uma sondagem do jornal "Libération" revela que dois a cada três franceses consideram os dirigentes políticos "corruptos".

Foto: Charles Platiau/Reuters

Liliane Bettencourt Eric Woerth o ministro do trabalho e a sua esposa Florence Woerth

Mas o caso que promete causar um estrago maior na imagem do governo é o do atual ministro do Trabalho e ex-ministro do Orçamento, Eric Woerth (foto). Ele é citado várias vezes como "um amigo" nas gravações secretas feitas pelo ex-mordomo da mulher mais rica da França - Liliane Bettencourt, herdeira da L'Oréal, quando ela discutia com assessores como fraudar o fisco e fazer amigos no governo.

Liliane empregou a mulher do ministro, Florence Woerth, a pedido dele, na empresa que administra sua fortuna. Depois que o escândalo estourou, Florence pediu demissão do cargo.

Mas o caso não para de crescer. Como ministro do Orçamento, ele era responsável pelo fisco. E as gravações revelam ainda que Liliane mantém cerca de 78 milhões de euros em contas ilegais na Suíça. A dúvida é se o ministro fechou os olhos para isso. Neste domingo, a ministra da Justiça, Michèle Alliot-Marie, disse que o governo não criará obstáculos para uma investigação nas contas de Liliane Bettencourt.

Fosse por aqui, punha-se a culpa na imprensa e tudo ficava na mesma.


Nenhum comentário: