26 de jul. de 2010

ALAGOAS: Procura-se um “Ficha Limpa”

ALAGOAS
Procura-se um “Ficha Limpa”
O estado com maior incidência de candidatos fichas sujas é Alagoas: todos os candidatos ao governo e 87% dos que concorrem ao Legislativo estão enrolados com a Justiça

Ilustração Revista IstoÉ

Toinho de Passira
Fontes: Isto É

Em Alagoas todos os seis candidatos a governador e 87% dos candidatos ao Legislativo estão com pedidos de impugnações protocoladas pelo Ministério Público Eleitoral. Com isso, 383 dos 438 candidatos estão ameaçados de não poder disputar as eleições este ano.

A maioria dos pedidos de impugnação de candidaturas está relacionada à falta de simples certidões de nada consta criminal nas esferas judiciais. O documento é imprescindível para quem quer seguir carreira pública, mas muitos políticos, às voltas com processos judiciais, não conseguem obtê-los.

São os casos do candidato ao governo estadual Fernando Collor de Mello (PTB) e do atual governador, Teotônio Vilela Filho (PSDB), que tenta a reeleição. Mas há situações ainda mais escabrosas. O ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), também candidato ao governo, já foi condenado em segunda instância por abuso de poder político e econômico.

Lessa, inclusive, está com os bens bloqueados pela Justiça, e o Ministério Público quer que ele devolva R$ 240 milhões desviados em convênios ilegais.

O TSE afirmou que, com a nova lei, candidatos com condenações anteriores se tornaram inelegíveis pelo prazo de oito anos, diz o procurador regional eleitoral de Alagoas, Rodrigo Tenório.

O coordenador do Movimento Contra a Corrupção Eleitoral em Alagoas, o advogado Adriano Argolo, disse que, no Estado, há condenados por improbidade administrativa, escravatura e até assassinatos. Na maioria dos casos, os processos nem chegam a ser julgados por um órgão colegiado, exigência para que o candidato seja enquadrado na lei contra os fichas-sujas.

Nós somos referência em matéria de impunidade eleitoral, diz ele. Com tanto ficha-suja, a briga por vagas na disputa por cadeiras no Legislativo promete ser acirrada.

A expectativa é de que os políticos recorram a todas as instâncias do Judiciário, inclusive ao Supremo Tribunal Federal.

E, para sorte dos que pretendem apelar à corte suprema, o plenário do STF está dividido. Vão acabar todos liberados.

Mais o mais incrível nisso tudo é que Renan Calheiros concorre à reeleição de senador sem ser molestado, o maior ficha limpa. Pode?


Nenhum comentário: