12 de jul. de 2010

CUBA: Fidel na TV cubana alerta sobre ataque contra o Irã

CUBA
Fidel na TV cubana alerta sobre ataque contra o Irã
O ditador Fidel Castro não aparecia, para os cubanos, há quase um ano. Hoje, em entrevista na TV denuncia como iminente um ataque dos Estados Unidos e Israel contra o Irã, avisando que Ahmadinejad revidará

Foto: Reuters

O líder cubano afastado Fidel Castro apareceu nesta segunda-feira (12), com boa aparência, em uma entrevista a um programa local de TV.

Toinho de Passira
Fontes: EFE, Folha Online, Portal Terra, Estadão, CNN, Telegraph

Fidel Castro, 83, apareceu nesta segunda-feira com boa aparência em uma entrevista a um programa diário da TV local, em seu primeiro vídeo divulgado em quase um ano. A entrevista foi concedida a um jornalista do programa "Mesa Redonda", da TV estatal cubana, e também retransmitida pela rede americana CNN.

Fidel falou sobre assuntos internacionais, mostrando estar acompanhando os assuntos mesmo fora do governo.

Foto: Reuters

Nos primeiros minutos da entrevista, Fidel leu trechos escritos pelo linguista americano Noam Chomsky e outros, explicando porque acredita que a tensão na península coreana poderia provocar uma guerra mundial.

Ele disse que o afundamento do navio sul-coreano Cheonan foi resultado de uma conspiração dos EUA para desestabilizar a península coreana. Os EUA teriam plantado uma mina no navio para provocar uma guerra entre as Coreias do Norte e do Sul, segundo Castro.

Fidel também alertou para uma possível guerra entre EUA e Irã por conta do programa nuclear do país persa. Ele falou sobre um iminente ataque dos EUA e Israel ao Irã, e advertiu que o líder iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, "responderá".

Vestindo uma jaqueta azul e camisa xadrez, Fidel falou devagar, mas aparentando estar calmo e lúcido.

Em seu último vídeo, em agosto de 2009, Fidel apareceu em sua casa com um grupo de estudantes venezuelanos.

Foto: Reuters

Suas participações anteriores no programa "Mesa Redonda", em junho e setembro de 2007, foram gravadas em sua residência. No vídeo de hoje, ele aparece em um escritório, em local não especificado, em frente a uma mesa cheia de papeis.

Não ficou imediatamente claro se o vídeo era ao vivo ou gravado, mas Fidel fez referência a uma matéria de 5 de julho como tendo sido publicada há seis dias, o que significaria que a entrevista foi gravada no domingo (11).

O vídeo levanta dúvidas sobre por que Fidel estaria aparecendo em público neste momento, após tanto tempo afastado das câmeras, e sobre o quanto ainda influencia nas decisões políticas da ilha.

Fidel Castro fez sua primeira aparição pública desde que ficou doente há quatro anos em uma visita na última quarta-feira (7) a um centro de pesquisas em Havana. Fotos tiradas com uma câmera de celular e publicadas no blog pró-governo mostram Castro, 83, sorrindo e conversando com as pessoas que teriam se reunido ao seu redor quando deixava o Centro Nacional para Investigações Científicas.

Fidel Castro numa imagem de 1959
A blogueira, Rosa C. Baez, escreveu que Castro foi visto fazendo uma "visita surpresa" ao centro na quarta-feira e parou para cumprimentar e "mandar beijos" para o grupo que esperava por um chance para vê-lo.

A aparição de Fidel na TV chega em meio ao processo de libertação de 52 presos políticos cubanos.

Após liderar a revolução de 1959 que tirou do poder um ditador apoiado pelos EUA, Fidel governou Cuba por 49 anos e dominou a vida da ilha com seus vários e longos discursos televisionados e aparições públicas.

Ele deixou o poder em fevereiro de 2008 e Raúl Castro, 79, oficialmente assumiu a Presidência em votação pela Assembleia Nacional.

Apesar de estar longe dos olhares curiosos, Fidel manteve sua presença pública por meio de colunas de opinião escritas para a imprensa estatal cubana, e ainda tem um papel importante nos bastidores.

Por mais de um ano, suas colunas dedicaram-se quase exclusivamente a temas internacionais. Ele disse ter sido avisado de que suas colunas sobre assuntos internos estavam interferindo no trabalho do governo.

Nas últimas semanas, Fidel previu em suas colunas que o mundo está à beira de uma guerra nuclear, que deve se espalhar a partir do conflito entre os EUA e o Irã por causa das sanções internacionais contra o programa nuclear iraniano.

Foto:Getty Images

Para os dissidentes cubanos, ver Fidel assim lépido e fagueiro na televisão é um pesadelo maior que as ameaças de conflito nuclear que ele está fazendo


Nenhum comentário: