13 de jan. de 2013

PSB desmente veto de Eduardo a Ciro Gomes mas...

BRASIL – Eleição 2016
PSB desmente veto de Eduardo a Ciro Gomes mas...
Dilma teria sondado o Governador do Ceará, Cid Gomes (PSB) sobre a possibilidade do seu irmão, Ciro Gomes, que já foi Ministro da Integração Nacional no Governo Lula, em voltar à explanada dos Ministérios numa importante pasta. Quando soube Eduardo Campos fechou o tempo, como presidente do PSB, por não aprovar o estilo Ciro e por não ter sido consultado antecipadamente, isso é o que dizem alguns importantes órgãos de imprensa, desmentidos por Eduardo e pelo partido, embora ...

Foto: Antônio Cruz/ABr

Dilma usando Ciro para baixar a bola de Eduardo

Postado por Toinho de Passira
Fontes: Jornal da Mídia, Revista Época, Blog Política – Diário de Pernambuco, Blog do Jamildo

O trânsito entre o PSB de Pernambuco e o PSB do Ceará não é lá dos mais fluidos, comenta o colunista Josué Nogueira, do Diário de Pernambuco, que lembra que “o governador cearense Cid Gomes e seu irmão Ciro Gomes vêm dando demonstrações de que já não nutrem tanto apreço assim pelo governador pernambucano, Eduardo Campos, presidente nacional da sigla”.

“Não o convidaram, por exemplo, para reforçar o palanque do então candidato a prefeito socialista em Fortaleza, Roberto Claudio (que acabou eleito para o Executivo da capital cearense)”.

”E olha que Eduardo percorreu o país inteiro respaldando concorrentes do partido”.

”Os dois também já se manifestaram contra a eventual candidatura de Eduardo à Presidência da República em 2014. Defendem que o PSB se mantenha no palanque de Dilma Rousseff”.

”Ainda assim, qualquer notícia que exponha rusgas entre os Gomes e o governador de Pernambuco é rechaçada. A filosofia socialista é apagar qualquer faísca que possa produzir incêndio”.

”E assim está sendo em relação à informação de que Eduardo teria vetado o nome de Ciro para um cargo federal, veiculada nessa quinta-feira em coluna da revista Época. Nesta sexta, o partido reagiu com nota assinada por Roberto Amaral”:

O vice-presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Roberto Amaral, refuta, com veemência, informações publicadas em portal da revista semanal de que haja restrições dentro do partido ao governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), e a seu irmão, Ciro Gomes.

“Isso é invencionice”, afirma. “Não há, nem nunca houve, veto do Eduardo Campos (presidente Nacional do PSB e governador de Pernambuco) à participação desses companheiros no governo”, frisa.

Roberto Amaral desmente, igualmente, que tenha se reunido com o governador Cid Gomes, que está nos Estados Unidos, ou com o ex-ministro Ciro Gomes.

Foto: Hans von Manteuffel/O Globo

TUNEL DO TEMPO - Antes das eleições de 2010, a última vez que foram vistos juntos e sorrido, quando Ciro foi preterido por Eduardo para sair candidato a Presidente pelo PSB. Ficou p....

As informações parte a parte, nem são de todo mentirosas nem, verdadeiras, o colunista Felipe Patury, da revista Época, escreveu no seu Blog, essa notícia que, verdadeira ou não, causou arrepios nas entranhas do PSB:

“Eduardo Campos e o seu PSB permanecem na base aliada, ocupando dois ministérios, enquanto avalia as chances de uma candidatura própria em 2014. Neste cenário, Campos faz um jogo de morde e assopra em relação à presidente Dilma Rousseff”.

“Dilma, por sua vez, corteja o aliado e seu partido, na tentativa de convencê-los a desistir da ideia de enfrentá-la nas próximas eleições”.

“Nesse cortejo, Dilma nem sempre acerta. No mês passado, sondou o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), sobre a volta de seu irmão, Ciro Gomes, para a Esplanada dos Ministérios. Ciro ocupou a pasta da Integração Nacional no governo Lula e gostaria de ir para o Ministério dos Transportes, atualmente com o PR. A eventual entrada de Ciro na equipe de Dilma é considerada uma afronta por Campos. A relação do presidente do PSB com os irmãos Gomes é péssima desde que Campos implodiu a pré-candidatura presidencial de Ciro, em 2010”. (exatamente para não atrapalhar a candidatura de Dilma e para não deixar Ciro posar de candidato presidencial pelo partido, papel que Eduardo já reserva para si mesmo.)

“— Seria uma declaração de guerra para o Eduardo — diz um integrante do PSB, pertencente ao grupo de Campos”. – continua Patury.

“A perspectiva de poder experimentada pelo governador de Pernambuco Eduardo Campos, nome citado para disputar a Presidência da República em 2014 ou em 2018, já começou a criar arestas internas no PSB”.

“Uma banda do governo defende a inclusão do socialista Ciro Gomes na Esplanada. O grupo alega que a operação reforçaria os laços do Planalto com o PSB e criaria um obstáculo para as pretensões presidenciais de Eduardo Campos, governador de Pernambuco e presidente do partido”.

“Consultado, o PMDB, alvo de ataques de Ciro, aprovou a manobra. A barreira, agora, são assessores da presidente Dilma Rousseff. Eles argumentam que Campos será candidato de qualquer jeito e não há o que se possa fazer para impedi-lo”.

Na verdade Dilma não errou ao convidar Ciro Gomes, sem consultar Eduardo, fez de propósito, para criar a cizânia, dentro das hostes socialistas. Ela queria que Campos visse que ela tem poder de fogo, pode içar Ciro Gomes e atrapalhar as pretensões de Eduardo e dividir o seu PSB, fingindo que deseja prestigiá-lo.

Ciro Gomes, estranho retorno a carreira de comentarista esportivo
Eduardo Campos sentiu o golpe, convidado a almoçar com Dilma, no seu refúgio de férias, deve ter acertado os ponteiros para baixar seu tom de crítica e desacelerar, pelo menos por enquanto, o seu ímpeto.

Por outro lado, vendo que está senso usado como massa de manobra, o ex-ministro e ex-governador do Ceará, o socialista Ciro Gomes anunciou que vai dar um tempo da política para virar comentarista de futebol, pelo menos por dois anos.

”Pode ser uma parada estratégica, comenta Jamildo, no seu Blog no Jornal do Commercio, haja vista as movimentações de Eduardo Campos, presidente nacional do seu partido, visando uma candidatura ao Planalto. O governador de Pernambuco sempre causou ciúmes em Ciro”.

A realidade é que na próxima quarta-feira, o ex-marido de Patrícia Pilar, estreia como comentarista esportivo da Rádio Verdes Mares AM, de Fortaleza, no fim da manhã. Seu programa diário terá 10 minutos, onde ele comentará a preparação do país para a Copa do Mundo de 2014.

Na década de 70, no interior do Ceará, o socialista já havia sido comentarista esportivo, além de comentar política, mais recentemente, em programas da RedeTV! e da TV Cidade de Fortaleza.

Nenhum comentário: