1 de abr. de 2011

Importantes colaboradores abandonam Kadhafi

LÍBIA
Importantes colaboradores abandonam Kadhafi
O chanceler da Líbia, Moussa Koussa, homem de alta confiança do ditador é a mais proeminente figura a fugir do país. Outros importantes funcionários e diplomatas, como seu embaixador na ONU, Ali Abdussalm Treki, negam-se a continuar colaborando com o governo de Kadhafi. A rede de TV Aljazeera diz que já não aconteceu uma fuga em massa, pois há um forte esquema de segurança tentando impedir que outros importantes integrantes do governo líbio deixem o país

O ex-ministro Moussa Koussa, 60, era um dos funcionários mais antigos do governo Khadafi.
Postado por Toinho de Passira
Fontes: BBC Brasil, BBC Brasil, Reuters , Aljazeera

Muitas figuras do governo da Líbia renunciaram desde a revolta contra Kadhafi começou em 15 de fevereiro. O anuncio, nesta quinta-feira, da fuga para Londres do ministro das Relações Exteriores líbio, Moussa Koussa, soma-se a do ministro do interior, Abdel Fattah Younis e ministro da Justiça, Mustafa Mohamed al-Jalil, além de numerosos embaixadores em todo o mundo.

Nesta quinta também a Reuters informou que o ex-chanceler líbio atual embaixador na ONU, Ali Abdussalm Treki, deixou o cargo, e condenou o "derramamento de sangue" em seu país.

A rede de TV Al Jazeera informou que "um número elevado de pessoas" próximas a Kadhafi deixou a Líbia com destino à Tunísia, no rastro da decisão do ministro de Relações Exteriores, Moussa Koussa.

Entre os dissidentes foragidos estaria o presidente da empresa nacional de petróleo da Líbia, Shokri Ghanem, o porta-voz do Congresso Geral do Povo da líbia, Mohamed Abdul Qasim al-Zwai, o chefe de inteligência estrangeira, Abuzeid Dorda, e Abdelati al-Obaidi, um alto diplomata a cargo de assuntos europeus.

A Aljazera acrescentou ter ouvido de um alto diplomata líbio, que agora apoiar a oposição, que a maioria dos altos funcionários líbios estão tendo dificuldades de abandonar o país, impedidos por um forte esquema de segurança.

Nenhum comentário: