5 de jun. de 2011

Vulcão chileno despertado pelos terremotos

CHILE
Vulcão chileno despertado pelos terremotos
O vulcão chileno Puyehue, postado próximo a fronteira com a Argentina, entrou em erupção no sábado, após dezenas de tremores de terra. A gigantesca coluna de fumaça, gás e detritos lançada na atmosfera a altura de dez quilometros, alcançou, neste domingo, localidades distantes em até 100 km. Turistas foram estimulados a deixar a região e cerca de 3,5 mil pessoas já foram retiradas das cercanias do vulcão. O movimento causado pelos terremotos ocorrido no Chile poderia ter despertado o vulcão que estava inativo desde 1960.

Foto: Reuters

As cinzas do vulcão chileno foram arremessadas na atmosfera como se fora um gigantesco cogumelo das explosões nucleares

Postado por Toinho de Passira
Fontes:BBC Brasil, La Terceira

As nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue-Caulle avançou neste domingo para a Patagônia argentina, como as cidades da província de Chubut, Trelew e Puerto Madryn, na costa atlântica.

As cidades argentinas estão a quase 900 quilômetros do complexo vulcânico e registram baixa visibilidade, segundo informa o site Infoglaciar, de Chubut.

O vulcão Puyehue, que forma parte da cadeia Puyehue-Cordón Caulle, perto da fronteira com a Argentina, entrou em erupção no sábado e grandes colunas de fumaça podiam ser vistas de longe.

Foto: Reuters

As cinzas do vulcão cobriram o balneário argentino de San Carlos de Bariloche, a 160 km da erupção, cancelando o fim de semana turístico

As cinzas chegaram até a cidade de San Carlos de Bariloche, a 160 quilômetros de distância, e Villa Angostura, a 45 quilômetros do epicentro do fenômeno.

A nuvem escureceu estas cidades a partir das cinco horas da tarde de sábado, como contou à rádio Mitre o prefeito de Villa Angostura, Ricardo Alonso.

“Hoje, domingo, podemos dizer que é uma situação de emergência, mas que estamos tomando todas as precauções necessárias. As aulas e os voos, por exemplo, foram suspensos até que tudo volte à normalidade”, afirmou.

Foto: Reuters

Enquanto o morador da cidade de Osorno sai da área de risco, o Puyehue-Caulle exibe sua força

Segundo a imprensa local, os moradores da cidade foram orientados a não sair de casa e o transporte público entre as duas cidades também foi interrompido.

Neste domingo foram cancelados doze voos do aeroporto Jorge Newberry, de Buenos Aires para a região patagônica. Entre eles, dois para Bariloche e um para Ushuaia, na província de Terra do Fogo – dois destinos muito visitados pelos brasileiros.

Segundo os jornais argentinos, os poucos moradores que saíram às ruas no sábado usavam máscaras para evitar respirar as cinzas vulcânicas.

No entanto, as autoridades chilenas decretaram alerta vermelho na região do vulcão, na localidade de Osorno, no sul do Chile e em frente a Bariloche.

Neste domingo, o subsecretário do Ministério do Interior, Rodrigo Ubilla, e o diretor nacional do Escritório Nacional de Emergência (Onemi, na sigla em espanhol), Vicente Nunez, iniciaram discussões para retirar os moradores que permaneciam na região. Eles fizeram apelos para que os turistas deixassem o local.

Foto: Jornal La Terceira

Na véspera, cerca de 3,5 mil pessoas foram retiradas da região onde fica o vulcão.

A erupção, de acordo com as autoridades chilenas, foi acompanhada por “dezenas de tremores de terra” por hora. O movimento causado pelos terremotos poderia ter tornado o vulcão mais ativo, de acordo com a imprensa chilena.

Segundo o ministro de Mineração do Chile, Laurence Golborne, "a fumaça de gases vulcânicos tem uma altura de dez quilômetros e uma largura de cinco quilômetros".

A última erupção do vulcão Pueyhue ocorreu em 1960. Em 2008, outro vulcão chileno, Chaitén, também no sul do país, entrou em erupção, derramando igualmente cinzas na própria localidade e nas vizinhas províncias argentinas da Patagônia.

Foto: AFP

A assustadora beleza da natureza em fúria


Nenhum comentário: